[Resenha] Dias de Sangue e Estrelas - Feita de Fumaça e Osso #2 - Laini Taylor

| Autora: Laini Taylor | Editora: Intrínseca | Páginas: 448 | ISBN: 9788580574067 Skoob Comprar 

Karou, uma estudante de artes plásticas e aprendiz de um monstro, por fim encontrou as respostas que sempre buscou. Agora ela sabe quem é - e o que é. Mas, com isso, também descobriu algo que, se fosse possível, ela faria de tudo para mudar: tempos atrás Karou se apaixonou pelo inimigo, que a traiu, e por sua culpa o mundo inteiro foi punido. Na deslumbrante sequência de Feita de fumaça e osso, ela terá que decidir até onde está disposta a ir para vingar seu povo. Dias de sangue e estrelas mostra Karou e Akiva em lados opostos de uma guerra ancestral. Enquanto os quimeras, com a ajuda da garota de cabelo azul, criam um exército de monstros em uma terra distante e desértica, Akiva trava outro tipo de batalha: uma batalha por redenção... por esperança. Mas restará alguma esperança no mundo destruído pelos dois? 

Depois da forma como o livro anterior terminou, devo dizer que estava mais do que ansiosa para colocar às minhas mãos em Dias de Sangue e Estrelas, e posso dizer que não me decepcionei. A Laini Taylor conseguiu manter o nível de qualidade que nos é apresentado no livro anterior, o que é muito bacana e raro em séries. Normalmente quando gosto muito do primeiro livro, é raro nas minhas leituras um autor que consegue manter o mesmo nível de genialidade nos demais volumes.

Dias de Sangue e Estrelas foi mais denso e, digamos, um pouco mais pesado do que Feita de Fumaça e Osso (resenha aqui) foi, há mais dor, tanto emocional quanto física. Enquanto o primeiro livro deu ênfase ao romance entre a Karou e o Akiva, nesse segundo volume vemos as conseqüências dos atos dos personagens e a busca de ambos por redenção, cada um a sua maneira, enfrentam caminhos tortuosos e repletos de perdas.

Também ficamos cientes do preparo de ambos os exércitos, de um lado os Anjos e do outro os Quimeras e é surpreendente encontrar compaixão em personagens e lugares inesperados, assim como foi inesperado conhecer tanto sobre ambos os lados e os sacrifícios que muitos fazem por um bem maior ou para simplesmente proteger alguém que ama. 
‘‘ Nós sonhamos juntos com um mundo refeito, ficava pensando. Tinha sido o sonho mais lindo, que só podia ter acontecido como acontecera: um sonho que nasceu da misericórdia e se alimentou de amor. E ela não conseguia pensar no futuro, na paz, sem se lembrar da mão de Akiva em seu coração e da sua na dele.’’
 Karou reencontra os seus semelhantes e tem papel de grande responsabilidade no grupo, mas ainda é alvo de rancor e ódio pelo que fez, pela traição cometida. Akiva é vítima de emboscadas e tenta salvar os Quimeras na medida do possível, e a iminente guerra que está cada vez mais próxima é algo que preocupa ambos os grupos, afinal muito está na balança, o futuro do mundo depende do que está por vir e a esperança é a única coisa capaz de unir e mantê-los vivos.

A autora trabalhou muito bem os seus personagens, todos são complexos e bem construídos e os seus sentimentos e pensamentos são realmente bem transmitidos, assim como os seus ideais que são fundamentais para determinar ao leitor de que lado o personagem está; nesse livro são apresentados mais personagens, assim como mais narradores, ou seja, os pontos de vistas que são mostrados não ficam restritos à apenas os dos protagonistas.

Se o final de Feita de Fumaça e Osso me deixou tensa por não ter o volume seguinte, infelizmente (ou felizmente rs) Dias de Sangue e Estrelas terminou me deixando da mesma forma, só que estou um pouco mais apaziguada pois o próximo livro será o desfecho da série e tenho altas expectativas e uma curiosidade gigantesca para saber como será o final desses personagens tão queridos, e de outros que não são tão queridos assim, e tenho certeza que a autora, mais uma vez irá surpreender. 
‘‘ – Você só precisa começar, Lir. Compaixão gera compaixão assim como sangue gera sangue. Não podemos esperar que o mundo seja melhor do que aquilo que o fazemos ser.’’
Eu só devo dizer que senti falta de romance. Eu adoro o Akiva e a Karou e espero conferir o desenrolar da relação dos dois, mas como o livro teve tanta coisa acontecendo, acho que a autora fez uma boa escolha em não dar enfoque ao romance nesse momento, sem falar que mesmo eu tendo sentido falta do romance entre os protagonistas, há momentos realmente fofos envolvendo outros personagens, então acho que isso de certa forma compensa um pouco -mas só um pouco- a falta que eu senti da interação entre o Akiva e a Karou.

A escrita da Laini é maravilhosa, assim como o mundo criado por ela que é único, é uma autora talentosa que eu com certeza pretendo acompanhar o trabalho de pertinho e indico sem nem pensar duas vezes, principalmente para quem é fã de fantasia. Muitos talvez não gostem desse segundo volume tanto quanto do primeiro, já que nesse o enfoque está no poder e na guerra, enquanto o seu antecessor focou no romance. A diagramação está impecável, o livro ficou muito bonito, tanto a capa quanto o trabalho interno da editora foi bem feito, e eu espero que gostem tanto quanto eu gostei.
‘‘Há intimidade na dor. Qualquer um que já confortou alguém que estivesse sofrendo sabe disso: a ternura impotente de quem consola, o abraço, os gemidos e o leve embalar, quando dois se tornam um contra o mesmo inimigo, a dor.’’
 

2 comentários

  1. Excelente essa série... sou complemente apaixonada pelo Akiva, Karou e tb pelo Lobo... lindos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um ódio mortal pela Karou nesse livro, acho que fica óbvio para o leitor com mais experiência a falta de maturidade sobre afastar o Akiva daquele jeito é começar a só ver os anjos como inimigos sem olhar a situação com outros olhos, outros ângulos. Ela não pensa no que o povo dela faz e quando pensa, acha que tudo justifica. Terrível. A história foi ótima, é totalmente inesperada e bem escrita !

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.