[Resenha] Feita De Fumaça E Osso - #1 - Laini Taylor




| Autora: Laini Taylor | Editora: Intrínseca | Páginas: 382 | ISBN: 9788580572483 | Skoob | Comprar 

''Um romance de tirar o fôlego, sobre destino, esperança e a busca de si mesmo.'' The New York Times. Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões: fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatados, em que batalhas épicas e um aor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Primeiramente WOW, Feita de Fumaça e Osso foi uma grata e ótima surpresa, superou -e muito- as minhas expectativas, eu nem sabia ao certo o que esperar desse livro e mesmo assim fiquei de queixo caído ao terminar a leitura. Vou tentar transmitir minhas emoções em palavras, rs.

Feita de Fumaça e Osso narra a estória de Karou, uma jovem que tem o cabelo azul e não, ela não usa tinta, ela conseguiu esse feito após desejar que isso acontecesse, simples assim, ela desejou e aconteceu. Karou foi criada por demônios quimeras (quimeras são figuras místicas caracterizadas por terem uma aparência híbrida de dois ou mais animais, no livro eles têm obrigatoriamente alguma característica humana) e sempre se perguntou quem ela realmente é, de onde veio, quem eram seus pais, qual o real motivo da sua existência e das suas tatuagens, e o porquê de ter sido criada por esses seres que tanto ama em um mundo paralelo à Terra, e acaba sempre tendo ‘‘crises’’ existenciais, ela tem um aperto no coração, sente saudades de algo que para ela é desconhecido, mas Karou não é reclamona, longe disso, ela é muito esperta e curiosa e luta pelos seus objetivos.

‘’Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer. Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando.’’

Karou vive em Praga e sempre revê seus adorados quimeras através de um dos vários portais espalhados pelo mundo, ela realiza serviços para o Brimstone também conhecido como Mercador de Desejos (é o quimera que de certa forma simboliza um pai para ela), ela é a garota-para-lá-e-para-cá, enviada aos mais diversos lugares do mundo para adquirir dentes. Mas o que Brimstone faz com os dentes? Nem mesmo Karou sabe e não é por falta de tentar descobrir, mas esse é um segredo que Brimstone não está disposto a revelar.

É então que nos portais começam a aparecer marcas de mãos, causadas pelos inimigos dos demônios quimera, os serafins, esse é apenas um aviso do que está por vir e em breve o mundo não será o mesmo.

‘’Nos lugares mais longínquos do mundo, Hazael e Liraz faziam o mesmo. Quando todas as portas estivessem marcadas, seria o início do fim.E começaria com fogo.’’

Alheia aos avisos e aos mundos em conflito, Karou vive normalmente tentando conciliar os dois mundos, e um dia quando tenta voltar e acessar um portal, percebe que um serafim a seguiu (até então ela nunca havia visto um ser dessa magnitude) e mesmo ele sentindo algo, uma espécie de reconhecimento por essa estranha garota de cabelos azuis que trabalha para os demônios, Akiva acaba entrando em conflito com Karou e a mesma se vê gravemente ferida, enfim, digamos que eles não começam com o pé direito.

‘’Geralmente Karou conseguia manter suas vidas em equilíbrio. De um lado, era uma estudante de arte de dezessete anos em Praga; de outro, a garota de recados de uma criatura inumana que era o que tinha de mais parecido com uma família.’’ 

E após se conhecerem melhor, eles se apaixonam, porém estão em lados opostos de uma guerra milenar entre anjos e demônios, mas ambos começam uma jornada de descobrimento interno e revivem certas lembranças, lembranças essas que há muito estavam adormecidas e começam a questionar tudo o que sempre acreditaram e muita coisa acontece! O livro é repleto de reviravoltas! E só para esclarecer, a protagonista descobre quem ela é ainda nesse primeiro livro. Adorei o fato que a Laini Taylor não fica de enrolação ;) E vou parar por aqui pois não quero soltar nenhum spoiler.

‘’Essa nova coisa que surgiu entre eles era... astral. Transformou o ar, e estava nela também – uma atração, quente e suave – e por um momento, suas mãos nas dele, Karou se sentiu tão sem poder quanto a luz de uma estrela puxada em direção ao sol na imensa e estranha trama do espaço. Ela lutou contra isso, tentando fugir.’’ (...) ‘’Ele se perdera nela. O brilho dos olhos dela acendia alguma coisa dentro dele que o fazia perceber que havia passado a vida em meio a uma névoa, que vivia pela metade, na melhor das hipóteses, que sentia pela metade.’’

Quando comecei a ler Feita de Fumaça e Osso, eu esperava um livro simples e até sem graça, mas como ele já estava na minha lista de desejados há muito tempo (antes mesmo de ser lançado no Brasil) acabei dando uma chance. Conhecem o livro Fallen da Lauren Kate? Vou fazer uma analogia, ok?! Quando li Fallen, após ler várias críticas positivas, eu esperava um livro inovador e muito original e minhas expectativas foram frustradas, Feita de Fumaça e Osso me deu tudo o quê eu imaginava que conseguiria com Fallen e muito mais! Achei o livro extremamente criativo, com uma narrativa que te prende e quando eu terminei, eu só consegui ficar de queixo caído e me perguntar ‘‘porque afinal eu ainda não havia lido esse livro antes??’’.

Feita de Fumaça e Osso tem uma narrativa leve e maravilhosa. Narrado em terceira pessoa, apresentando o ponto de vista da Karou e do Akiva, o livro nos mantêm vidrados, pois queremos que os mistérios sejam resolvidos e que as nossas perguntas juntamente com as da protagonista sejam respondidas. Nos é apresentado o que está acontecendo no presente e o que houve no passado dos personagens, sempre mantendo o suspense, e assim, como num quebra-cabeça, pouco a pouco, vamos juntando as mais diferentes peças para enfim descobrirmos o resultado final, e que final hein.

Adorei a capa, no começo achei o título meio estranho, mas após ler o livro entendi o porquê da escolha desse título tão diferente. A diagramação está bela, a folha e o tamanho da letra são confortáveis, só encontrei alguns errinhos de revisão. Feita de Fumaça e Osso passa longe do que pode ser considerado clichê, recomendo para todos que gostam de livros Young Adult, de romance, ação, seres mitológicos, sobrenaturais e de histórias originalmente únicas. Enfim, acho que nem preciso dizer que estou super ansiosa para ler a continuação, né?!

Enquanto escrevia essa resenha, percebi o quanto eu realmente gostei de Feita de Fumaça e Osso e fui conferir outros livros da Laini Taylor, que infelizmente ainda não foram lançados no Brasil, e já tratei de adicionar TODOS os livros da autora à minha lista de desejados e pelo que eu pude ver todos receberam ótimas críticas e até chegaram a ganhar prêmios no exterior.

Selecionei alguns quotes do livro: 

''- Não conheço muitas regras para serem seguidas na vida – dissera ele. – Mas essa é uma delas. É simples. Não coloque nada desnecessário dentro de você. Nenhum veneno ou produtos químicos, nenhum vapor ou fumaça ou álcool, nenhum objeto afiado, nenhuma agulha que não seja essencial, sejam drogas ou tatuagens, e... nenhum pênis que não seja essencial também.''

‘’ – Você não é tola (...) Se existe alguma coisa que quer, corra atrás. A esperança tem poder. Não a desperdice com coisas tolas.’’

‘’ – Você foi leal a ela, mesmo que ela não tenha sido a você. Nunca se arrependa da sua própria bondade, criança. Permanecer leal diante do mal é um feito de força.’’   




2 comentários

  1. Esse livro realmente é maravilhoso e a capa é linda. Quero muito ler a continuação logo, espero gostar! (:

    exceptionss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também quero mt ler a continuação! Quando ler me diga o que achou ok ;)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...