Resenha: A Janela de Overton

Oi pessoALL,

Hoje estou aqui para falar um pouco sobre o livro A Janela de Overton, do autor Glenn Beck, que vem figurando na lista de Best Seller do The New York Times.

Primeiramente, vale uma breve explicação do termo. Janela de Overton é o termo usado, em homenagem a Joseph P. Overton, vice-presidente do Centro Mackinac para políticas públicas, que faz referência a ideia de que as opiniões públicas podem ser mudadas gradualmente por um grupo de pensadores, utilizando-se das ferramentas de comunicação existentes ou, até mesmo, criando novas ferramentas.

Na teoria - e particularmente eu acho que há muita verdade nisso - uma ideia, anteriormente considerada absurda pela sociedade, poderia vir a se tornar plausível, através da manipulação e do gerenciamento das informações que chegam a uma determinada sociedade ou grupo social. Isso pode parecer teoria da conspiração ou tema de filme de ficção, mas se formos parar para pensar, num caso extremo, foi exatamente o que fez Hitler no passado, convencendo os alemães de que era bom e correto investir numa raça pura, utilizando Judeus como fonte material para experiências.

Eu poderia citar mais exemplos, mas preferi deixar apenas este e, caso haja interesse, você pode procurar na internet que com certeza irá achar fatos ainda mais incríveis de manipulação da mídia.

E é exatamente nesta teoria que Glenn Beck escreve um livro, citando dezenas de personagens históricos e criando uma atmosfera misteriosa e intrigante até o fim. Ele nos apresenta Noah Gardner e Molly Ross como protagonistas. O primeiro, filho de um poderoso empresário. A segunda, uma patriota revolucionária. Pode parecer um romance cliché, mas logo percebemos a maturidade dos diálogos, enquanto Molly tenta provar para Noah como os poderosos conseguem influenciar uma sociedade.

Uma leitura muito boa e essencial para os que gostam do estilo misterioso.

2 comentários

  1. Oi pessoal, tudo bem? Está rolando uma MEGAAA promoção lá no blog!! Não deixe de participar!!! Boa sorte! http://estanteseletiva.blogspot.com/2011/10/promocao-abascanto-10-marcadores.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!!!
    Quase li mas acabei dando pra trás. Vou ler!!!
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...