[RESENHA] A Cabana - William Paul Young -(The Shack)

 

Mackenzie Allen Philips é um homem fechado, no seu próprio mundo, que fala pouco e normalmente só se for perguntado, que teve uma infância muito difícil com um pai que batia muito em toda família e bebia de mais e não admitia ser contrariado tudo isso na intimidade da família, pois fora ninguém imaginaria como ele realmente era.

Mack, no entanto acaba indo embora de casa em situação complicada, mas conseguiu seguir sua vida sozinho, crescendo e se casando com Nan uma boa mulher que cuida da família com muito amor e carinho, sendo muito ligada a Deus chamando o de Papai, mas para Mack Deus é uma figura mais distante, devido a seu sofrimento na vida no qual intimamente ele o culpa. Mack tem cinco filhos, Jon já casado, Tyler recém-formado, Josh Kete e Missy ainda crianças. Todos são seus maiores tesouros na vida e apesar de infância conturbada ele é particularmente feliz até que numa viagem de férias com os três filhos menores sua vida vira de ponta cabeça, e a Grande tristeza se acomete de toda sua família. Principalmente dele que passa a ter esse peso sobre os ombros constantemente.
Sua filha mais nova Missy é sequestrada e indícios de que foi brutalmente assassinada por um daqueles malucos matadores de menininhas são encontrados numa velha cabana abandonada, desse dia em diante Mack simplesmente cria uma profunda magoa com relação a Deus. Afinal pensa ele, por que Deus permitiu que crianças inocentes passassem por isso? Por que tanto sofrimento no mundo? Bem essas são apenas umas das muitas perguntas que Mack guarda no peito e afinal como ele mesmo diz que pai ou mãe não se sentiria assim ao saber da morte de sua filhinha?
E que Deus tão bondoso e justo como ressaltam nas igrejas pode ser tão bom e ainda deixar coisas assim acontecer?
Eu duvido que você que esta agora lendo essa resenha nunca em momento algum tenha duvidado do amor e da bondade de Deus vendo o sofrimento de uma pessoa qualquer ou mesmo diante do seu próprio sofrimento em algum momento da vida, eu assumo que já cheguei a duvidar e garanto que até mesmo os maiores dos religiosos também já tiveram esse momento de descrença nem que tenha sido uma única vez.
Após quatro longos anos de convívio com a Grande Tristeza Mack recebe num dia de neve uma carta, melhor dizendo um bilhete que muda toda sua vida e a dos leitores do livro também... a carta é exatamente assim:

Primeiro a reação dele foi de mal estar, quase desmaiando, depois raiva, ódio, afinal quem teria feito essa brincadeira de mau gosto? Até que percebeu que só a família e amigos íntimos sabem que Nan sua esposa chama Deus de Papai e essas pessoas jamais teriam coragem de magoá-lo assim... então só restou uma alternativa," Deus" e foi só chegar a ele para rir de si mesmo e de seus loucura temporária...até que como dizem "a curiosidade matou o gato"...ele resolveu e foi até o centro da Grande tristeza, foi aonde mais doí seu coração, a cabana e o que ele viu ao chegar lá, e as respostas que ele conseguiu, não mudaram apenas a sua vida, mas a de todos ao seu redor inclusive dos leitores que testemunham essa  oração em forma de história.


Nem preciso dizer que recomendo muito esse livro, não vou lhes contar o final, pois não ia lhes servir afinal não se pode falar apenas o ame final de uma oração deve vive-la por inteiro ou o final não faria sentido, o que posso lhe adiantar é que ele encontrou Deus nessa cabana, e por mais absurdo que isso pareça foi à coisa mais linda que eu já li. A forma com Deus apareceu vai te deixar profundamente abalado e até incrédulo porém quando ele explicar o porquê, você verá que tudo foi exatamente como deveria ser. 

Esse livro te leva a varias conversas sobre amor, perdão, livre arbítrio, fé... Fazendo tanto Mack como você entender o porquê de tanto sofrimento no mundo, e fazendo refletir sobre o incondicional amor de Deus por todos nós, sem favoritos apesar de que a nossos cegos olhos uns terem maiores direitos ao "céu" do que outros devido à vida de redenção e bondade que tiveram... O que lhes adianto é que não se pode ler preso as ideias fixas que as diversas igrejas e religiões lhes deram, pois presos a velhos conceitos jamais iram se quer refletir sobre novos, não estou dizendo para mudarem de religião (quem seria eu para isso) até por que neste livro nenhuma em especial é citada. Só digo para as esquecerem em quanto leem, e terem apenas a ideia de um Deus que te ama muito e vai falar com você através deste livro....Você literalmente ira flutuar sobre as águas com Jesus.

Umas das criticas mais lindas que vi a respeito do livro...
William P. Young retirou o véu que muitas vezes me separava de Deus e de mim mesmo.A cada página,as obrigações e proibições impostas pela religião foram sendo deixadas para trás enquanto eu compreendia pela primeira vez na vida,o real significado de Pai,Filho e Espírito Santo.
                   Patrick M.Roddy,produtor da ABC News.

Sobre o autor:

William P. Young
Nasceu em alberta,no Canadá,mas passou grande parte de sua infância em Papua - Nova Guiné,junto com seus pais missionários,em uma comunidade tribal.Pagou seus estudos religiosos trabalhando como salva-vidas e em diversos outros empregos temporários.Formou-se em Religião no Oregon,Estados Unidos.
*retirado do livro

No momento estou começando a ler o livro "Encontre Deus na Cabana" de Randal Rauser, que é um livro explicativo sobre o outro e que vai debater algumas das muitas questões que foram levantadas no livro, e te fazer entender muitos pontos que irão te deixar as voltas...ainda não posso falar muito pois estou no começo mas em breve virei fazer meu comentários a respeito...fim de resenha boa leitura aos que forem ler. Estarei esperando os  aqui para os comentários e opiniões  a respeito espero que tenham gostado e bjoss
           







10 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Já li A Cabana e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Seu blog esta lindo. Estou adorando conhecer... Esse livro A CABANA, se tornou um de meus favoritos, ele mudou e expandiu o meu modo de pensar e ver o mundo... Sua resenha ficou otima, parabéns!!!
    LRBueno.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é absolutamente lindo. Ele mexeu comigo de alguma forma, eu comecei a ver as coisas de outro jeito.

    Eu não sei se esse livro tem o mesmo efeito em todas as outras pessoas que o leram, mas seria bom se as pessoas deixassem de lado o preconceito de "livro sobre Deus" e lessem A Cabana...

    ResponderExcluir
  4. brigada por tudo mores e principalmente por terem gostado da resenha...esse livro esta marcado pra mim...e concordo quando dizem q deve ler e dar um exemplar de presente ele pode mudar vidas! a minha ja transformou...

    ResponderExcluir
  5. Chorei em cada palavra desse livro. Lindo! Nos faz entender o agir de Deus diante dos nossos sofrimentos. Absurdamente maravilhoso! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Nossa :O
    Imagine ele numa situação dessas receber um bilhete da sua filhinha até então desaparecida? Imaginei quantas emoções passaram na mente desse homem.. :/
    Mas me pareceu ser um livro de ele nunca perder a fé,lutar sempre..não desistir,pelo menos de saber o que realmente aconteceu com sua filha.
    Que enredo lindo! *-* Quero ler!

    ResponderExcluir
  7. é um livro mágicoooo obrigada pelo comentário flor!!!

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi boas críticas e muitas indicações sobre o livro, mas essa foi a primeira resenha que li sobre ele, vou me esforçar pra lê-lo, quero um pra mim ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...