''A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias. Pelo menos é assim na minha família.''
Bethany é uma garota muito boa, inocente, ingênua e que ama muito seus familiares e Deus. Sua mãe Helen, mais parece uma santa, ela é uma mulher que guarda muitos segredos, muitos sofrimentos da juventude, e que tenta criar as filhas para amarem Deus, com muitos cuidados ela tenta protege-las do mundo triste e trágico que as rodeia. Jimmy, o pai de Bethany, tem um trabalho que lhe exige algumas viagens de verão, por isso Helen vai ainda que contra a vontade, para West Virginia´s lugar que guarda tristes recordações do seu passado durante esse período. Lá elas ficam em uma casinha, parecida com um chalé, próximas a adorável Tia Belle, tia que criou pai das meninas. E também dos estranhos e excêntricos parentes Bobby Lee, um Bad Boy muito bonito, maluco e que vive viajando, e de sua mulher Jolene Colvin, a que poderíamos chamar de ''piriguete'', uma mulher formosa que adora exibir o corpo, e agir de forma escandalosa. A filha deles, prima de Bethany é, Reana Mae, uma garota muito estranha, que tem uma vida de descaso e muito abandono pelos pais.
Bethany tem três irmãs, as mais velhas Nancy e Melinda são mais passiveis, de convivência fácil, mas sua irmã do meio Tracy é a maldade em pessoa, ela tem um temperamento terrível que só vai agravando no decorrer do livro, totalmente cruel ela inferniza a vida das grandes amigas Bethany e Reana Mae.
''Reana Mae apenas olhou fixamente para o rosto lindo e detestável de Tracy e finalmente sussurrou:
– Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir de repente e atirou com violência o conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
– Vocês duas são iguaizinhas – disse ela por entre os dentes enquanto se levantava – vocês são as gêmeas da lata de lixo...
Nos ficamos ali sem falar nada por um momento, pingando lama, infelizes. Então, Reana me disse, sorrindo timidamente.
– Bom, eu sempre quis ter uma irmã gêmea mesmo.''
Nesse livro a história nos é contada pelos olhos de Bethany, a vida dessa complexa família. Todos tem muitos segredos guardados, muitas mentiras, e por conta delas coisas horríveis acontecem. Reana Mae e Bethany são as principais da história, o foco é na sua forte amizade que vai enfrentar muitas barreiras, elas precisam uma da outra para sobreviver nessa rede de mentiras e sofrimentos, Tracy também tem um papel muito importante, pois ela representa o grande mau da família de Helen, no decorrer do livro, vamos vendo sua maldade e no fim, nos é mostrado o porque dela ser assim. Em um momento você a odeia, e no outro se vê chorando muito pelo seu destino e sua história.
Reana Mae é uma garota que sofre muito durante toda a história, e acaba por fazer algo terrível influenciada por uma pessoa muito próxima a ela. Sua vida muda drasticamente, e somente a amizade de Bethany e sua Mãe, poderão tentar salvá-la.
''Minha vida inteira, tive três irmãs – três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.''
A história toda é muito forte, não se engane pelo fato de ser contada inicialmente por uma Bethany de 7 anos de idade, pois em momento algum ela se é infantil ou enfadonha. No começo enquanto somos apresentados aos personagens, algumas pessoas podem achar um pouco tediosa, mas é apenas o primeiro capitulo, logo você se vê preso nessa família, rezando com eles para que tudo de certo.
As ''Preces'' estão a todo momento no enredo, pois exatamente como fazemos, Bethany e sua Mãe Helen, se apegam a oração, quando nada mais podem fazer para salvar as pessoas que amam.
''Reana Mae estava rezando. Eu não a tinha visto rezar em anos, não desde que ela tinha vindo morar conosco....
Então, eu me virei de costas para ela e chorei. Chorei com mais força e por mais tempo que qualquer outra vez na vida. Chorei até ter que sair da cama e ir até o banheiro vomitar.''
Eu li o livro todo muito tensa, pois você fica na expectativa de descobrir os segredos, que pouco a pouco vamos descobrindo junto de Bethany, eu chorei em alguns momentos, pois temos passagens bem tristes. Mas o final em nada decepciona, tudo é revelado, e você acaba por perdoar alguns personagens e rezar pela felicidade de outros. É muito fácil se apegar a toda essa família.
''As vezes eu sentia como se estivesse assistindo tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo eu a amava.''
No final do livro temos ainda surpresas maravilhosas, como uma entrevista com a autora, e um guia para grupos de leituras, com os principais temas da história para serem debatidos. Eu adorei isso, o único problema vai ser eu achar alguém para debater o livro :(
Candidatos ao debate? *__*
Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Beijos
Nita
Uau, é a primeira resenha que leio desse livro e estou louca para ler.
ResponderExcluirBj.
Camila Márcia
@camila_marcia
De Livro em Livro
Devaneios Fugazes
Oi Nita, tudo bem?
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio deste livro, e fiquei curiosíssima.
Apesar de parecer um livro dramático, que toca bastante o leitor, achei o enredo bem interessante.
Estou querendo saber já os segredos desta família complexa.. :)
O que achei mais legal, é que como você falou, a história é contada por uma menina de 7 anos, e mesmo assim, ela não é infantil. Achei isso muito bom!
Adorei a resenha!
Beijos,
salaodelivros.blogspot.com.br
Nossa agora fiquei super hiper curiosa pela leitura desse livro. Espero que logo eu possa conhece_lo. Bela resenha.
ResponderExcluirBeijokas elis
http://amagiareal.blogspot.com.vr/