[RESENHA] Minha Sombria Vanessa- Kate Elizabeth Russell

Minha sombria Vanessa📗Seria esse o livro mais incômodo do ano ...



|Autora: Kate Elizabeth Russell | Literatura e Ficção | Páginas: 432 | Editora Intrínseca | Skoob| Compre: SubmarinoSaraivaAmazon |





Essa não é uma história de amor...



Sinopse: Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos — como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.
 Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
 Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.




''- Eu simplesmente preciso muito que seja uma história de amor. Você entende? Preciso muito, muito que seja isso.
-Eu entendo.
-Por que se não for uma história de amor, então o que é?'' 
 


Começo falando que não é o tipo de livro que costumo ler, mas depois que li a sinopse, eu precisava ler, foi compulsivo.
O livro é narrado em primeira pessoa, intercalado com flashback do passado da vida de Vanessa, desde seus quinze anos até o presente, com seus trinta e dois anos.

Esta é a história de uma menina introvertida, um pouco tímida, começando uma nova escola, neste caso, um internato famoso onde ela conseguiu uma bolsa de estudos. Vanessa não tinha nenhuma experiência com garotos, nunca tinha dado um beijo, para todos uma garota comum, talvez com problemas de confiança? Querendo se sentir especial, como boa parte das adolescentes, esperando ser notada, encontrar seu príncipe, ser importante na vida de alguém.
Mas para um predador, um pedófilo? Ela era um alvo, uma garota insegura, que se agarra a pequenos elogios, e qualquer chance de se sentir especial e amada, uma garota sem os pais por perto, sem amigos, sem confidentes... Um alvo.


“Venha ser venerada, venha ser acariciada, Minha sombria Vanessa, riscada de carmim, minha abençoada, Minha Admirável borboleta!”


O livro é escrito de uma forma crua e sincera, entendo bem quando dizem ser uma nova versão  de ''Lolita'', pontos parecidos na história, sem falar como a obra de Vladimir Nabokov foi citada neste enredo, sendo utilizada até para o aliciamento de Vanessa pelo seu professor. Porém esta obra é bem mais moderna, situada nos dias atuais, tem uma escrita fluida, de palavras simples e claras.
Ver uma Lolita em nosso mundo atual, através desse livro é assustador, me fez pensar nas inúmeras Lolitas que estão por aí todos os dias. É um teste para os estômagos fracos, por diversas vezes fiquei nauseada, com raiva, querendo bater no professor Strane, querendo explicar para Vanessa que NÃO É CULPA DELA! E querendo ter uma conversinha com seus pais. Sem querer dar muitos spoilers... Eles falharam, e como! 


A autora nos coloca na mente de uma garota que é vítima de abuso, está claro como o dia, mas é uma personagem que se recusa a aceitar esse rotulo. Vanessa briga até a última página tentando se convencer de que o que viveu foi uma história de amor. Que sua vida toda, desde os quinze anos, não foi uma mentira. 
Não acreditei nem por um momento que ela não sábia que foi uma vítima, mas vi a força de seu trauma em não querer aceitar ser ''mais um número'' não querer aceitar ter sido usada e enganada por ele. 
Por diversas vezes Vanessa sai de seu corpo, não querendo ver o que ele esta fazendo com ela, ela viaja pelos cômodos da casa, foca em objetos, sua mente bloqueia muitas memórias deles juntos. Ela se protege sem entender bem do que. 



''- Eu o torturei - digo - Acho que você não entende como contribuí para que tudo acontecesse.
Ele foi até o inferno por minha causa.
- Ele era um homem adulto e você tinha quinze anos - diz ela - O que você pode ter feito para torturá-lo?
Por alguns segundos, fico sem palavras, incapaz de pensar em outra resposta além de Eu entrei na sala de aula dele. Eu existi. Eu nasci.''



O leitor consegue perceber claramente a manipulação, o aliciamento dela, os estupros. Mas Vanessa não vê assim, ela é sozinha, não tem a cabeça formada e esta sendo manipulada bem na nossa cara por um abusador, nós ficamos de mãos atadas durante a leitura! Eu me senti impotente o livro inteiro, foi incrível a leitura, e terrível ao mesmo tempo.

Acho incrível o debate que esta história gera, deveria ser discutido pelos pais com seus filhos, deve ser lido por todos, pois infelizmente esta cheio de Lolitas pelo mundo, cabe a nós percebermos os sinais, ajudar, e sempre que possível, com muita conversa, poder evitar que se tornem a Lolita, ou Vanessa de um abusador.

Muitas pessoas vão pensar, é um absurdo! Por que ela aceitou? Devemos sempre lembrar que ela tinha quinze anos, eu mesma quando tive meus vinte anos ainda era uma criança cheia de sonhos, inocente. Não temos tanto discernimento aos quinze, muitas pessoas nem aos trinta. Vanessa foi manipulada, ele a fez pensar que ela queria tudo aquilo, como quando ele diz que ela ficava querendo mais na hora do sexo, sendo que na hora ela só pensava em pedir para ele parar. Ela chorava, ficava parada, com medo e dor, mas ele falava que ela adorava, e Vanessa sem experiência na vida, totalmente manipulada, acreditava nele até certo ponto. Vi várias cenas de estupro, inclusive com ela inconsciente, pois ele lhe bebida, assim ele fazia o que bem queria. 

O que mais me chocou foi ver Vanessa nos seus trinta e dois anos e ainda tão dependente dele, achando que precisa de seus elogios, dele procurando por ela, de sua atenção. Ela diz para ele diversas vezes que se a vida dela está uma droga, foi por culpa dele, sua vida foi destruída por ele. É meio que uma brincadeira, algo que ela não aceita, mas sabe ser verdade. 

— Era difícil para você não fazer barulho — diz ele. — Você costumava morder o lábio para ficar de boca fechada. Lembro que uma vez mordeu com tanta força que sangrou, mas não me deixou parar.
 Afundo o rosto no colchão e me esfrego no travesseiro enquanto as palavras dele inundam meu cérebro e me transportam para fora da minha cama, para o passado, quando tenho quinze anos e estou nua da cintura para baixo, esparramada no sofá do escritório dele, tremendo, em brasa, enquanto ele está ajoelhado entre as minhas pernas com os olhos fixos no meu rosto.
 Vanessa, meu Deus, seu lábio, disse ele. Você está sangrando.
 Eu balanço a cabeça e cravo os dedos nas almofadas. Tudo bem, continue. Termine logo com isso.''

Não posso falar muito aqui sobre o tema ''pedofilia'', é muito sério, tem que ser debatido por pessoas que entendem bem. Não resenho com a pretensão de dar uma de psicologa, e distribuir conselhos que ninguém pediu, e me desculpem se pareceu assim. Estou tentando apenas explicar o que senti com essa leitura, e que tirei desse livro para mim.

Não leia esperando um romance, uma história bonita, ou até mesmo um final conclusivo, vai se decepcionar e muito. Como a própria autora avisa, esta não é uma história de amor. 
Eu fiquei muito nervosa no final, falei palavras ruins com F@#$ mas acho que entendi a proposta da autora, a vida nem sempre termina como queremos, nem todos conseguem dar a volta por cima, o processo de cura é no tempo de cada um. 







KATE ELIZABETH RUSSELL
Kate Elizabeth Russell nasceu e cresceu no Maine, Estados Unidos. Tem um doutorado em escrita criativa pela Universidade do Kansas e um mestrado em belas-artes pela Indiana University.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.