[RESENHA] Corações Feridos - Duas irmãs gêmeas. Uma linda, a outra desfigurada. Divididas por um terrível segredo... - Louisa Reid

Corações Feridos

| Autora: Louisa Reid | Selo: Novo Conceito | Páginas: 256 | ISBN: 9788581630441| Skoob | Comprar


Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?


‘’Hoje eles tentaram me fazer ir ao funeral de minha irmã... Ela sempre foi maior. Nasceu primeiro, mais forte, mais bonita, a gêmea popular. Eu vivi à sobra dela por 16 anos e gostei do frio e da escuridão; era um lugar seguro para esconder-me... Era o primeiro dia do ano-novo, e minha irmã estava morta havia uma semana.’’

Olá galera!

Hoje vou falar sobre um livro com muito drama, daquele tipo que você lê, e precisa de um tempo para se refazer, do tipo que você fica refletindo, tentando absorver tudo. Se despedir dos personagens? Tipo missão impossível.

Nessa história conhecemos a vida de duas irmãs gêmeas. Hephzibah e Rebecca, porém as duas não poderiam ser mais diferentes. Haphzi é uma garoa muito bonita, cheia de vida, alegre na medida do possível. Ela sabe se socializar e fingir ter uma vida normal. No entanto Rebecca sofre de uma síndrome que a faz ter o rosto deformado, além de ser muito magrinha e totalmente anti social. Enquanto Haphzi tenta se misturar, Rebecca é muito feliz na sobra da irmã, seu desejo é não ser vista não ser lembrada.

A história se inicia com o enterro de Haphzi, com a profunda tristeza e melancolia de Rebecca ao ser obrigado a ir ao enterro da irmã, ver o fingido sofrimento dos pais, ver os vizinhos e ‘’amigos’’ que simplesmente nada fizeram pelas duas nos momentos em que elas tanto precisavam. Ter de encarar a difícil realidade de agora ser notada.

Narrado pelas duas irmãs de forma intercalada. O livro é dividido os capítulos em ‘’Antes’’ e ‘’Depois’’.
O antes é narrado por Haphzi, enquanto ela estava viva nos contanto tudo que viveu, suas pequenas alegrias, seus grandes sofrimentos, sua relação com a irmã, seu pequeno e intenso romance com Craig. E sua triste vida com os pais até o momento terrível de sua morte.
O depois é narrado por Rebecca, sua difícil vida como a filha mais odiada, seus problemas na escola, na encobertas para salvar a pele da irmã que ela tanto ama. As doces lembranças da sua vó. E o desespero para fugir dessa família antes de acabar tento o mesmo triste fim de sua irmã.

"Você não tem ideia do que é ter uma
aberração como irmã. Quero dizer,
estou acostumada com isso."

As meninas são filha de um pastor fanático e uma mãe relapsa. Seu pai tem muitos segredos e maltrata muito as meninas, na verdade dizer que ele maltrata é pouco. As coisas que as garotas sofrem são de chocar, dignas de um caso de policia dos mais sérios.
Sua mãe é como um fantasma no livro, quase não fala, praticamente ignora as filhas. Parece uma mulher com problemas psicológicos, simplesmente não da a minima para as filhas. 
Ambas vivem reclusas dentro de casa, só saem para ir à igreja do pai assistirem seus sermões e limpar o lugar. Até que devido ao falatório da vizinhança elas acabam tendo de ir à escola. Se não é fácil esse mundo para garotas normais imaginem para duas adolescentes que não conhecem nada da vida? Elas são tão inocentes que nem sabem como se faz um filho.
Haphzi tenta se misturar da melhor forma possível, enquanto Rebecca acoberta as loucuras da irmã e tenta ser esquecida. Pois sabemos bem como os adolescentes podem ser maldosos com a diferença não é?


"É claro que ele se livrou de toda a
história sem muitos problemas. As
pessoas são tão crédulas e,
sempre que ele lhes conta que é
pastor, é como se dissesse que
é Jesus ou algo assim."


A narrativa é muito envolvente, nem temos tantos diálogos, no entanto as memórias das meninas, a forma como elas nos contam sua vida deixa tudo incrível e nada monótono.Ver todo aquele sofrimento pelos olhos delas é algo muito marcante. Eu estava na página 35 e com os olhos já lacrimejando. Em diversos momentos quis entrar no livro e gritar ‘’alguém pelo amor de Deus ajuda elas!’’
É totalmente dinâmico, cheio de momentos tensos, do tipo eletrizante. Você não quer perder um minuto, quer ler rápido. A cada virar de páginas algo mais revoltante acontece a elas. Ficamos desesperados para descobrir como Haphzi morreu, e qual o grande segredo, o que vai ser de Rebecca.

Haphzi estar morta desde o começo do livro é algo novo para mim, muito interessante, pois vamos nos apaixonando por ela, torcendo para ela conseguir ser livre ao mesmo tempo em que sabemos que ela não conseguiu. Saber que por culpa de seus loucos pais uma garota tão nova, cheia de sonhos e vidas não tem mais chances, é bem perturbador.


"Mais que tudo, Hephzi queria vingança. Ainda não me atrevi a revelar seu segredo, mas, talvez um dia, se minha alma encontrar um lugar para respirar, eu o faça."

A diagramação é como sempre impecável, as folhas são amareladas, letras de bom tamanho, a capa com Rebecca no tumulo da irmã é uma jogada de mestre. Eu compraria apenas pela capa e título sem nem ler a sinopse. A Novo Conceito é a editora dos detalhes, tudo sempre de forma bela. Recomendo esse livro para todas as pessoas, jovens, adultos, crianças... Todos temos algo a aprender com as irmãs. O livro vai ser tocante em qualquer momento da vida que o leitor se encontre.
Minha única reclamação é o livro ser fino, acredito que a história poderia render muito mais folhas, gostaria de ver um ‘’anos depois’’ e ter algumas cenas, como a do acerto de contas, mais extensas. Na verdade acho que isso é apenas eu sendo uma leitora egoísta, querendo que o autor não para mais de escrever para meu livro amado não acabar kkkk. 




                    




Um comentário

  1. Eu quero!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Com certeza eu preciso ler esse livros... todo mundo falando bem pra caramba
    Adorei a resenha


    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...