[RESENHA] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Uma Longa Jornada

''- Eu queria estar com você.
- Mas o que isso significa?
Cansado de mais para discutir, finalmente abro os olhos.
- Significa que eu estava tentando morrer - respondo.''


Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.


Eu amo o Nicholas Sparks, simplesmente adoro seus livros, mas (#tenso) ... Não curti muito esse livro :(

Vou me explicar, pela primeira vez leio um livro dele onde são contadas duas histórias distintas e que claro, em algum momento se encontram. Essa dinâmica de troca, um momento estamos numa história, em instante em outra me agradou, achei uma proposta muito interessante, é como ter a chance de ler dois livros ao mesmo tempo. Gostei do ''parar'' de escrever uma história no momento em que ela está mais interessante e recomeçar de onde parou a outra. É uma dinâmica que te prende e obriga a ler mais rápido para saber o que vai acontecer com as duas e, em que momento e circunstâncias elas vão se unir. No entanto se uma história não for tão interessante ao leitor, coloca-se em risco um livro todo. E foi exatamente o que aconteceu para mim.

Eu adorei a história de Ira, por incrível que parece foi à história de um idoso de 91 anos que mais me animou. Ele passa quase o livro todo dentro do carro na cena do acidente, rezando para ser encontrado. Mas antes que você pense que a história dele foi uma monologo... Sua falecida esposa Ruth em espirito acredito eu (não creio que foi uma ''alucinação'') lhe fez companhia, ajudando a manter-se consciente  a ter forças para aguentar. Durante o tempo eles iam recobrando as lembranças do amor que os uniu, desde quando se conheceram até a morte dela. Eles têm uma dinâmica, uma forma de conversar que apenas aqueles que dividem uma mesma alma poderiam ter, são momentos lindos de se presenciar, as lembranças são emocionantes e fantásticas. Um casal que sofreu, teve perdas e se uniu pelo amor, que descobriram uma nova forma de se relacionar, a arte foi uma importante protagonista. Em muitos eles me lembraram o casal Allie & Noah (Diário de uma Paixão).

''- Ira. (...)
- Você tem que acordar, Ira.
Abro os olhos com dificuldade. Vejo Ruth, minha esposa, no banco ao meu lado.
- Estou acordado. (...)
Minha esposa não está realmente no carro. Percebo isso, ela morreu há nove anos - o dia em que achei que a vida tinha acabado. (..)
- Porque você está aqui? - Pergunto-lhe.
- Que tipo de pergunta é essa? Estou aqui por sua causa.
É claro. ''


Já o outro casal que minha opinião é ''sem sal'' foi Sophia e Luke, ela uma estudante universitária toda ''boazinha'' conservadora... Inexperiente e blá blá blá e ele o peão de boiadeiros rs.

Isso mesmo ele mora numa fazenda com sua mãe, e monta bois em rodeio. Ambos têm seus segredinhos, é claro que os deles são de um nível bem mais preocupante. A relação dos dois se baseia no desejo que ambos têm não é apenas físico, mas de estar na companhia um do outro, porém Luke tem alguns problemas muito graves, que fazem sua vida estar por um fio. Sua determinação em continuar nos rodeios para salvar a fazenda pode não só por em fim sua vida como seu relacionamento.

Eu achei Sophia uma chata! Muito ''mi mi mi'' para meu gosto. Geralmente as protagonistas dos livros de Sparks são mulheres mais maduras, fortes, que sofreram, e não menininhas manhosas. Acho que estranhei rs.

Luke foi um pouco forçado no papel do ''bom peão'' homem perfeito, bom, justo, trabalhador... É difícil de engolir. Acho que simplesmente fiquei comparando ao John (Querido John) e Logan (Um homem de sorte) e Luke perdeu feio.

Se não fosse pelo casal Ira e Ruth esse seria um livro com grandes chances de ir para a pilha do ''depois eu leio''.

''- Queria ir lá mais uma vez. Amanhã é nosso aniversário.
-Acho que você está ficando senil. Nós nos casamos em Agosto, não em Fevereiro.
- Não esse aniversário - digo. Não conto para ela que, de acordo com o médico, não viverei até agosto. - O outro.
 - Do que você está falando? Não há nenhum outro aniversário. Só um.
- Do dia em que minha vida mudou para sempre - respondo. - o dia em que conheci você.'' (diz Ira)''


Eu não costumo falar mal de um livro, até porque acredito que cada um tenha um gosto e o que não me agrada, pode ser a paixão de outro. Por isso repito, o livro é muito bem escrito, muito bem narrado, temos momento lindos e emocionantes bem ao estilo do Nicholas, e por se tratar de um livro do ''mestre'' merece ser lido antes de ser julgado. Um livro dele pode até não entrar na lista dos ''10+'' mas com certeza merece seu lugar na prateleira só pelo autor e suas outras incríveis obras.

Preciso ressaltar que estou muito alegre pela Arqueiro finalmente ter mudado uma capa de um livro do Nicholas, estou farta daquelas capas brancas e sem graça que eles estavam fazendo. Sou muito mais as capas da Novo Conceito.



Título: Uma longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411959
Páginas: 368



6 comentários

  1. Oi Nita!!
    Adorei conhecer mais uma obra do meu autor favorito. Fico tão feliz por essa obra ser tão linda quanto as outras. Realmente não há como não se apaixonar por suas histórias, cheias de amor. Amei sua resenha, este linha já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, verdade, aquelas capas todas iguaizinhas são péssimas hahahaha, as vezes me confundia total :P
    Eu só li dois livros no Nicholas até hoje, e posso dizer que ainda não sou fã não, talvez eu não tenha lido os livros certos dele, mas...


    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça ainda não li nenhum livro do autor, mas já li ótimos comentários sobre suas obras. Falando sobre o livro resenhado eu gostei do enredo, mas a capa não me agradou. Não sei quando irei ler “Uma Longa Jornada”, mas ele já estar em minha lista de futuras leituras.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tive oportunidade de ler um livro do Nicholas Sparks, mas em todos os lugares sempre há recomendações, elogios. Já li alguns trechos de livros de sua autoria em algumas resenhas, e me parece que sua escrita é bem doce, com diálogos marcantes. Um ponto negativo, são as capas. Todas parecem iguais. Por ter obras tão boas, acredito que deveria haver capas a altura. Sobre o enredo desse livro, me surpreendi quando disse que são duas histórias. Não sei se isso é bom ou ruim, pois como falou, há o risco de uma delas não ser agradável. Adorei a faculdade que a Sophia faz. No futuro, pretendo fazer História da Arte.

    ResponderExcluir
  5. Estou com esse livro aqui em casa , mas estou adiantando ele um pouquinho , e depois da sua resenha decidi que vai ficar mais pra frente ainda . Ainda não li nada do tio Nick e não quero me decepcionar logo de cara então acho que vou tentar ler outros dele primeiro ;)

    ResponderExcluir
  6. Nicholas Sparks sempre amolecendo nossos corações! Adorei a sua resenha sobre o livro, amo o autor e achei que você escreveu super bem !! :)
    bjs
    https://wonderbookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.