[RESENHA] Reiniciados - Teri Terry


As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Um daqueles livros que tira seu fôlego e não quer devolver
Reiniciados é um desses livros. Com uma narrativa impecável, enredo perfeito e uma história inteligente, Teri Terry nos surpreende com um universo distópico inovador. Temos uma história diferente das apresentas na maioria dos livros de distopia e ficção, aqui temos uma sociedade livre, onde a crise econômica causou uma mudança geral, os reiniciados. Tudo muito original.

Kyla é a nossa protagonista. Uma garota bonita que por algum motivo foi reiniciada. No universo criado no livro, Reiniciados são todos aqueles que são bandidos, pessoas que fizeram algo ruim e precisaram de um recomeço, mas um recomeço diferente, reiniciar tudo, toda a vida. É uma segunda chance de recomeçar. Novo nome, nova família, nova casa, e assim ficamos próximos dos dramas do personagem.

“(...)mas ser transformada numa Reiniciada faz isso com você. Deixa a pessoa vazia de experiências.”

Imagine ter todas as suas lembranças apagadas, memórias, todos os acontecimentos de sua vida são destruídos sem seu consentimento. Sem contar que Kyla é controlada a todo momento.

“Registrar não é grande coisa. Sou escaneada, fotografada e pesada. Verificam minhas impressões digitais.”

A história acontece em torno de 2054, sinceramente, é tudo muito avançado e causa no leitor a impressão de tudo isso vai acontecer, e que seremos surpreendidos pelo tempo. Ser um reiniciado já seria um motivo para seguir em frente, afinal, tudo indica que a pessoa fez algo de grave para receber uma nova chance. Só que não. Kyla precisa saber o motivo de ser uma reiniciada, o que fez, o que não fez. Mas principalmente pelo fato de receber muita atenção, ser muito controlada, acaba despertando isso na garota: a busca pela verdade.


Os personagens que nos são apresentados, são, de certa forma, legais e convidativos. Acabam cativando mais a leitura, deixando-a mais prazerosa. Não é um livro que terá batalhas épicas entre o bem e o mal. É um livro de descobertas, onde Kyla precisa conhecer seu passado e entender seu futuro. A leitura é muito rápida, embora algumas descrições deixem a desejar em alguns pontos, os diálogos são tão fortes que acabam cativando o leitor. Acho que pelo fato de ser Kyla a narradora, tudo parece mais claro, como se estivéssemos ouvindo uma história.

Algo que adorei no livro foi o “nivo”, um aparelho no braço dos reiniciados, que mede suas emoções, raiva, sensações. Assim, Kyla é mais controlada do que de costume. Achei demais esse aparelho! Muito inteligente, não pode ser removido, e caso aconteça algum milagre e consigam retirá-lo, a pessoa corre o risco de morrer, sem contar a dor.

“Meu Nivo deveria ter me impedido. Qualquer traço de violência deveria me apagar.”

Como eu disse, em alguns momentos o livro tirou o meu sono e meu fôlego e não queria devolver, isso é até engraçado, porque mês de prova é muito corrido, pensem comigo: ter uma prova de química no outro dia, e virar a noite lendo um livro de distopia? Acho que já devem desconfiar que minha nota foi um desastre!

“No domingo pela manhã o céu está de um azul radiante, mas tão frio que minha respiração se torna uma nuvem branca diante do rosto.”

O que dizer sobre a capa? É linda de morrer minha gente! O livro tem um relevo super elegante na área branca do título, fora o verniz de algumas frases da capa. A diagramação é digna de um livro de distopia, no fim, adorei o livro e até o final me surpreendeu, recomendo muito! Principalmente para você, leitor que adora aquele tipo de livro que te prende do início ao fim, é delicioso quando isso acontece!

Título: Reiniciados
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 432





3 comentários

  1. Belíssima a capa! Quando leio a resenha de um livro e nesse pequeno contato, já me deixa encantada, com certeza já entra na minha lista. Adorei o conjunto do enredo com a capa. Parece ser um livro repleto de conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Só pela capa eu já compraria , mas adorei a proposta da Teri , é realmente novo e parece ser contagiante , gosto quando um livro causa essa sensação em mim , e quero muito sentir com esse livro , simplesmente amei sua resenha e fiquei super curiosa quanto ao livro ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha, da forma como vc narrou me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.