[Resenha] O Momento Mágico - Jeffrey Zaslow


O Momento Mágico

| Autor: Jeffrey Zaslow | ISBN: 9788581631929 | Selo: Novo Conceito | Páginas: 320 | Skoob | Comprar |


Uma história sobre o amor que desejamos às nossas filhas..

Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “feliz para sempre”.Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está à fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo. Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

Este não e um livro como os outros, só para começar ele conta histórias reais. Jeffrey Zaslow estava procurando um lugar para ambientar seu livro sobre o amor que desejamos para nossas filhas, quando sua esposa Sherry sugeriu que ele procurasse uma loja de vestidos de noivas, ela disse: ‘’tem alguma coisa em um vestido de noiva... ’’
E foi assim que em suas pesquisas ele foi parar na Becker’s Bridal, uma loja de noivas situada em Fowler, no estado de Michigan, cidade pequena com média de 1.100 residentes e 2.500 vestidos de noiva.
A loja fica no prédio que foi um antigo banco em falência durante a Grande Depressão de 1929. É uma loja de família passada por três gerações, indo rumo a uma quarta. Aonde milhares de noivas de diferentes lugares dos pais vão todos escolher seus vestidos, o pequeno começo de suas novas vidas.


No livro Jeffrey fala muito sobre a família que originou a loja, como ela surgiu, como esse negócio afetou o relacionamento entre eles. Como afetou a cidade, mas não pensem em relatos jornalísticos, até vemos alguns números ao longo da jornada, mas ele narra tudo como uma bela história. Entramos nos sentimentos das pessoas, sentimos suas dores, alegrias, tudo. No decorrer do livro somos apresentados a algumas noivas e suas histórias de vida. O interessante é que no começo ele conta um pouco sobre elas, suas famílias, o que as levaram até aquele dia na loja, então chegamos a um momento critico e ele para de contar nos deixando com o coração na mão (um belo contador de histórias, do tipo contos de fogueira rs). 
Então após a pausa voltamos à loja e conhecemos a próxima noiva, e novamente vagamos por sua vida e seus anseios, na metade do livro após conhecermos todas elas, voltamos para os momentos críticos aonde o autor avia parado.

A primeira é Meredith, mas antes de falar sobre ela lembrem-se de se tratar de uma história real. Meredith existe, e se Deus quiser nesse momento é uma feliz esposa.

Voltando... Ela é uma mulher de 39 anos que está para se casar pela primeira vez, nunca tinha dado certo com um cara e estava a ponto de aceitar o destino solitário quando conheceu o Ron, um homem maduro e que também nunca tinha se casado.

‘’Uma vez eu estava com a mulher certa na hora errada’’, explicou ele; ‘’depois, eu fiquei com a mulher errada na hora certa; e agora acho que encontrei a mulher perfeita para sempre’’. (Ron se referindo a Meredith)

‘’É melhor ser uma noiva mais velha’’, Meredith diz. ‘’Eu sei quem eu sou e o que espero de um homem, e sei o suficiente para pôr isso de lado e aceitar que o que eu preciso em um homem é o melhor que se pode ter. ’

Depois temos a história das irmãs Hansen, Érica foi à loja para procurar um vestido com suas irmãs e mãe, a questão é que todas as garotas já maiores de idade decidiram se guardar para o que chamam de ‘’algo muito especial’’ e não me refiro apenas ao sexo, mas o beijo também, elas só beijaram seus noivos. A mais velha beijou o futuro marido pela primeira vez no altar! Veem o quanto isso pode parecer bizarro nos dias de hoje? Mas antes que as chamem de caretas, chatas, antiquada ou com pais malucos, leiam o livro e conheçam sua história de vida. Como chegaram nesse ponto, como o trauma da mãe na infância as influenciou, e não se surpreenda se depois de ler você não só achar belo o que elas fazem como der vontade de fazer, ou até pena por não ter feito o mesmo.


Irmãs Hansen


Próxima noiva Megan, uma professora do jardim de infância com uma tragédia no passado de sua família. Ela é doce, amorosa, e carrega com orgulho o amor por seus entes queridos. Como toda jovem está muito empolgada com seu casamento até que uma nova tragédia coloca tudo em risco, inclusive sua vida...

Temos também Courtney, uma jovem muito doente, que pode muito facilmente nem chegar a um casamento logo devido sua frágil saúde, e que depois de muitas provações finalmente chegou sua vez de entrar na Becker’s e escolher um vestido.

''Passei  tantos anos me sentido tão doente, dormindo no sofá dia após dia, enquanto minha mãe demonstrava seu amor indo trabalhar'', diz Courtney. ''Depois disso tudo, meus pais merecem me ver vestida de noiva - e eles com certeza merecem um ninho vazio.''

Agora uma das que mais mexeram comigo foi Julie Weber, que a menos de um ano ficou viúva de Jeff, um homem  descrito de forma tão maravilhosa que eu mesma corri o risco de me apaixonar por ele lendo.

''Nunca tentem se colocar entre mim e sua mãe. Ela já estava comigo muito antes de vocês aparecerem, e quando crescerem e forem viver a vida de vocês, ela continuará comigo.'' (Jeff falando)

Mas o que ela faz na Becker’s? Ela teve sorte e conheceu um novo amor, mas sua vida não será fácil, suas filhas não aceitam, pensam ser uma traição com o pai. Confesso que até eu fiquei com raiva pelo falecido Jeff. Mas o amor é uma coisa doida, em belas palavras ela nos ensina tanto!

‘’Certa noite, Julie disse a Dean: ‘’Eu sempre vou amar o Jeff. Isso nunca vai mudar. Mas eu sei que também posso amar você. ’’
‘’Isso é o bastante para mim’’, disse-lhe Dean.

Temos mais algumas noivas, não vou falar sobre todas ou nunca acabo a resenha rs.

Mas o importante de vocês entenderem é que o autor fala com nós leitores, ele nos conta histórias incríveis de superação, sobre perdas, sobre o amor verdadeiro. Vemos um noivo que não abandona sua noiva mesmo depois dela sofrer um acidente e ter a mão mutilada! Se isso não for amor eu não sei o que é.

Durante todo o livro temos muitas fotos dos noivos, da família dona da loja, e claro; da própria Becker’s.
Devo alerta-los sobre a Sala Mágica, um lugar lindo, que originalmente era o cofre do banco, lá é o lugar aonde as noivas vão quando acham ‘’o vestido perfeito’’ e fazem sua última prova.




Mas dentre todas as histórias, a mais interessante é dos donos da loja, a história de Eva a mulher determinada que tudo começou, depois seu filho e nora que deram continuidade, e agora sua neta Shelley com sua filha Alyssa dando continuidade. Uma família repleta de casamentos tristes, confusos e no caso da própria Shelley desfeitos, mas que vendem o amor e a ideia de ‘’para sempre’’ com seus vestidos.



Shelley em frente a loja

Nem preciso dizer o quanto amei certo? Ter personagens verdadeiros, com fotos e rostos faz toda a diferença. Quando você sabe de suas tragédias seu choro é mais intenso, afinal você sabe que infelizmente aquela pessoa que você começou a conhecer e já considera um amigo querido, passou mesmo por tudo aquilo. Suas vitorias são aplaudidas (pelo menos por mim) e me vi rezando pela felicidade deles nos dias atuais.

Eu adorei a forma de escrita do autor, foi tão sensível! Ele nos diz ser em homenagem as suas filhas, diz esperar com alegria o dia de ser o pai da noiva, e diz esperar para elas o tipo de amor que alguns dos noivos demonstraram na história. Fiquei arrepiada, ele foi realmente um homem incrível.
E com pesar lhes digo que Jeffrey Zaslow faleceu um ano após lançar esse livro num acidente de carro em 2012. Gosto de pensar que foi algo de Deus o livro, uma maneira de dizer adeus a suas filhas, uma forma de se sentir o pai de tantas noivas que conheceu na Becker’s uma vez que não poderia ser o das filhas. Foi uma linda forma de declarar seu amor por elas. Deixou belas histórias e importantes lições sobre a vida, afinal o casamento não é a festa, mas o passo a dois que vem depois do ‘’sim’’. Os vestidos são apenas um símbolo do que está por vir.




O pedestal das noivas na sala mágica.


Essa resenha está gigante! Mil perdões galera, mas tenho tanto o que dizer... A capa é fabulosa, perfeitamente em a harmonia, os detalhes internos do livro no estilo ''casório'' são muito delicados. As páginas amareladas, letras de bom tamanho, muitas fotos, tudo perfeito para uma leitura encantadora, assim como um belo casamento deve ser.


gwljeffreyzaslowarticle01

Jeffrey com as filhas e esposa.

Juro que agora acabou ^^




5 comentários

  1. Oláaaa! Eu não imaginava que esse livro fosse de fatos reais e tão pouco com um toque histórico.... Eu sempre fiquei babando pela capa e nunca prestei a atenção na sinopse ou qualquer coisa do gênero. Fiquei surpreendida com sua resenha, não imaginava que era tão sensível e profundo....


    Super beijo, adorei mesmo a resenha *.*

    ResponderExcluir
  2. Aquele tipo de livro que quando acaba a leitura... leva um pedaço da gente junto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nita!

    Antes de mais nada: adorei as últimas linhas da resenha, hahaha. Você sabe o quanto eu adoro análises suuuuuuuuuuuper completas, não é? :D

    Este foi um livro que me impressionou antes mesmo da leitura. A ideia é muito rica!

    Fiquei muito triste ao saber que ele morreu. :( Mas acontece! Como diria a música: "A gente mal nasce e começa a morrer"...

    Juro que vou tentar passar mais por aqui, hahaha. O tempo tá curto!

    Grande abraço!

    Ana Nonato.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ana! Eu entendo que você é muito ocupada. E sobre a resenha... Aprendi com a mestre! Conhece uma tal de Ana Carolina??? *__*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...