[RESENHA] Cisne – Uma Geração. Todas as Decisões – Eleonor Hertzog


Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Primeiro de tudo, gostaria de agradecer a querida Eleonor por ter confiado e enviado o livro para Resenha no nosso blog Falando Sobre Livros, essa parceria foi uma das mais legais que eu já tive! E claro, parabenizar a autora não só por ser uma excelente escritora, mas porque hoje é o DIA DO ESCRITOR! Por isso que quis preparar minha resenha exatamente para este dia tão especial!

Ah, é que, quando o vento esfuma nas velas, quando estão todas erguidas, e todas refletindo o Sol parece que o barco é um enorme, lindo, fantástico, maravilhoso cisne de prata!”

De primeira fiquei assustado com o tamanho do – Cisne, mas quem não ficaria? A ilustração da capa é linda, o que me cativou de primeira. E quando li a sinopse e vi do que se tratava, corri pro e-mail e tive certeza de que seria uma leitura prazerosa. Resolvi ler o livro inteirinho, tanto prazer na leitura que eu leria de novo com a maior facilidade.

O livro me levou para um mundo que eu não conhecia, um mundo especial, onde uma nova geração tem o poder de escolher todas as decisões. Cisne é o primeiro livro de uma série, onde o segundo livro, Linhagens será publicado ainda este ano, durante a Bienal do Livro. Preciso dizer que estou louco por Linhagens?

Calma gente, Cisne é o barco onde vive a família Melbourne, juro que eu queria fazer parte desta família, com descrições que me deixou apaixonado.

De início também fiquei impressionado com a quantidade de personagens, e de como Eleonor consegue construir uma trama tão envolvente, prendendo o leitor do início ao fim, sem rédeas.

E os personagens? São tantos que eu tenho medo de esquecer algum!

Vamos lá Vitor, respira e solta os personagens! Henry, Doris, Pam, Teo, Ted, Tim, Tom, Bobby, Lis e Peggy. Vitor respira novamente! Não esqueci de nenhum! Pergunto-me, como é possível criar tantos filhos e manter uma família tão linda e unida. Mas não se preocupem, eles aprontam como qualquer filho na adolescência! Aprontar é algo que eu adoroOk, Bobby, você apronta, mas não deixa de ser fofo, como é que pode?

Henry e Doris são cientistas de primeira. Formados pela melhor escola para cientistas do mundo, a Escola Avançada de Champ-Bleux. O sonho de consumo de qualquer aspirante a cientista. Mas claro, como é a melhor escola, tinham que possuir as melhores e difíceis provas. Sabe o nosso pobre ENEM? Estude 100 vezes mais, e quem sabe você passa! Tanto é, que são apenas 250 alunos por semestre. 
PS: Do mundo todo! Imaginou a concorrência?

Vocês devem estar se perguntando porque eles moram num barco e são cientistas, não é?
Cientistas não são só aqueles que ficam trancados em laboratórios pesquisando e querendo explodir fórmulas, muito pelo contrário! Henry e Doris escolheram um barco por serem Biólogos Marinhos. Fazem estudos científicos e trabalham nisso. Que lindo gente!

Falei do outro fato que me chamou a atenção? Existe um mundo diferente no nosso, chama-se Tarilian, que vocês devem ter percebido esse nome difícil, nele, vivem os tarilianos. Vários personagens são apresentados. Alienígenas. Que vivem de guerra conosco, habitantes da Terra. Mas não uma guerra violenta, uma guerra onde a decisão de encontrar o mundo mais habitável para se viver. O que me vem a mente a grande decisão de toda a série: Uma Geração. Todas as Decisões.

O que mais eu preciso dizer?

A leitura de Cisne foi uma agradável surpresa! Com talento e maestria (como eu já disse lá em cima) Eleonor me prendeu em 832 páginas que tomaram duas noites, que foram maravilhosas!

Recomendo muito essa obra para quem gosta daquele tipo de livro que tem narrativa envolvente, agradável e incrível! Mais uma vez, agradeço à Eleonor por ter me enviado o livro. Espero que nossa parceria renda muitos frutos! E agora, vamos aguardar Linhagens com um gostinho de quero mais?! ;)

“Paul encontrou uma confusão ainda muito maior do que esperava. Até os tarilianos do grupo que nem conheciam Peggy tinham solidariamente se juntado aos amigos.”

“Robert tinha razão, Paul tinha arranjado um inimigo para o resto da vida.”

“Delirante, resolveu o doutor Daril, decidindo não se meter mais naquela história.”



Título: Cisne – Uma Geração. Todas as Decisões – Livro 01
Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.