[RESENHA] O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern


O Livro do Amanhã

Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos? 


Só de se tratar de um livro da Cecelia Ahern eu leria não importa o titulo. Depois que li ''P.S Eu te Amo'' e ''A Vez da Minha Vida'' eu sou apaixonada por ela. 
Então, eu já tinha uma ideia de que o livro seria bom, e realmente em nada me decepcionei.

Nessa história conhecemos uma garota riquinha e mimada chamada Tamara, em seus 16 anos ela é fútil e irritante. Só sabe gritar com os pais, curtir a vida se embebedando com os amigos...até o dia em que seu mundo desaba. 


''Antes, eu nunca pensava no amanhã. Vivia no aqui e  agora. Queria isso já., queria aquilo agora. Na última vez em que vi meu pai, gritei com ele, disse que o detestava e depois bati a porta em sua cara. Nunca recuei um passo, nem dei um passo fora do meu mundinho, para pensar por que cargas-d' água eu dizia ou fazia tais coisas, e o que era magoar outra pessoa. (...) Nunca pensei no dia seguinte.''

Narrado em primeira pessoa, ela começa nos contando um pouco sobre ela, reconhecendo seus muitos erros e dizendo como a vida e seus momentos trágicos podem nos mudar.

 Começa assim:

''Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez.
Trata-se de uma história que, para lê-la, algumas pessoa terão de afastar a descrença. Se isso não estivesse acontecendo comigo, eu me incluiria entre elas.''

Depois somos apresentados a sua atual situação, seu pai se matou, e foi ela quem o encontrou morto no escritório. 
Como se isso não fosse o bastante ela e sua mãe perdem tudo, dinheiro, casa...tudo.

E juntas tem de se mudar para a casa dos tios no interior...que está mais para fim do mundo. Não tem nada por perto, só ruínas de um castelo e um cemitério. 

Seu tio Arthur é uma figura, praticamente não fala nada! Se der uma folha de falas dele ao todo é muito, mas mesmo assim, ele com suas caras e gestos diz muita coisa e nos deixa muitos curiosos por saber seus pensamentos. 

Sua tia Rosaleen é estranha, fiquei até o final do livro pensando que ela era uma coisa e depois descobri ser outra. Ela parece ser boa, mas é muito enigmática, cheia de segredos e maniaca por limpeza e cozinhar. Para ela tudo se resolve se empaturrando de tortas. 

Nesse fim do mundo Tamara faz uma grande amiga, a irmã Ignatius. Uma freira que mora num convento ali perto. Essa mulher é minha personagem favorita, ela é uma figura! Cheia de respostas de duplo sentido, ela é animada, diferente, apesar de freira e idosa ela não é chata ou antiquada. Consegue aturar o mau humor e a língua afiada de Tamara dando sempre uma volta na garota. Sem falar que ela acaba por se revelar uma personagem muito importante na trama.

''Eu participei da corrida de 1961 a 1971 - explicou e voltou-se para o fogo para pegar sopa - Lamento que tenha acabado.
- Uau, você devia ter um bom condicionamento físico!
- O que quer dizer? Fez pose e beijou um dos bíceps - Ainda não o perdi.
 (...)

- Não, ela saberá que conversei com você. Nem sequer contei que a conheci. Você é meu segredinho obsceno. - brinquei.
- Bem - ela riu, as faces enrubesceram -, eu nunca fui isso.

Tamara passa por coisas bem estranhas, ela fica encantada com o castelo e parece ter uma ligação muito especial com ele. Mas sempre que vai lá tem a sensação de estar sendo vigiada... 
Sua mãe desde que chegou só dorme, parece estar num profundo estado de depressão, vê elefantes no quarto e não liga para nada.

''Tem razão, mamãe. Tudo ficará bem - Minha voz tremeu. Decidi avançar mais um passo - E veja o elefante branco no quarto, não é lindo?

Mamãe fitou a árvore no jardim, o mesmo sorriso nos lábios pink.
- Sim, é lindo.
- Foi o que imaginei que você acharia.

O mais estranho é seus tios não parecerem achar estranho o comportamento da sua mãe. Tamara de garota fútil e mimada, acaba parecendo como uma mãe preocupada com questões como; para onde vamos depois? O que fazer com mamãe? Devo chamar um médico? ...

Um belo dia aparece em sua porta um belo oásis em meio ao deserto (para mim parece rs) mas na verdade foi uma livraria ambulante pilotada por um jovem e belo rapaz chamado Marcos. Não podemos culpar a garota por se derreter toda pelo bofe certo? 
Graças a ele ela acaba encontrando um livro muito especial. Na verdade ele é um diário, com ajuda de sua amiga a irmã Ignatius, elas destrancam o livro e o descobrem com páginas em branco.

Esse ''diário'' começa a aparecer escrito todas as manhãs, mas Tamara não escreve! Pelo menos não que se lembre... 
E sempre contando coisas que acontecem com ela, mas a data é do dia seguinte. De uma forma muito divertida, misteriosa somos levados ao mundo de Tamara, onde saber o que vai acontecer no dia seguinte pode nem sempre resolver tudo.

Sabendo o que acontece no dia seguinte ela tem de aprender a medir as palavras e  as ações. Ela aprende que todas as suas ações tem repercussões, tudo que fazemos por menor que seja reflete em nossas vidas, molda nosso futuro. 

Quase esqueci! Temos também um personagem muito lindo, charmoso e que promete ser de grande ajuda,. Seu nome é  Weseley, meio bad boy, meio garoto bom, ele vai derreter corações!

Eu adorei o livro, ele é cheio de surpresas e mistérios. Lições sobre a vida é só uma parte do que podemos absorver nessa linda história. As coisas e as pessoas nem sempre são o que parece. Amar as pessoas como se não houvesse amanhã é algo tão precioso e que tão poucos conseguem fazer.
Nem preciso dizer se recomendo, certo? =)


Autor: Cecelia Ahern
Titulo: O Livro do Amanhã
Editora: NOVO CONCEITO 
Ano: 2013
Páginas: 368


                                Beijos
                                             Nita


24 comentários

  1. Parabéns pela resenha Erenita! Estou ansiosa para ler O Livro do Amanhã! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tenho o meu exemplar em mão, mas estou ansiosa por ele. Já li PS Eu Te Amo e ameih muito.


    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro daqueles que fazem a gente parar e refletir sobre nossas atitudes né... interessante... mas acho que esse negócio de saber o que vai acontecer com a gente no amanhã não deve ser bom não... a gente ia viver tentando fazer o que parece o certo e ia esquecer de viver o hoje... enfim, se fosse pra escolher preferia ficar sem saber o que vai acontecer no meu amanha...
    ahh ja vi resenhas de outros livros dessa autora... ainda não li nenhum... mas parece ser muito bom mesmo...

    :)

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! Sem querer contar, mas adiantando uma coisinha....essa é justamente a lição que Tamara aprende, repensar nas atitudes pq refletem no seu amanhã, mas viver sem saber o que vai acontecer, apenas viver o melhor que puder :) Obrigada por comentar

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de falar...te recomendo ''A Vez da minha Vida'' dessa autora ele é INCRÍVEL! Acho que vc vai gostar :)

    ResponderExcluir
  6. Depois de P.S Eu te Amo, eu tb leio tudo dela :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro a escrita da Cecelia, eu li A vez da Minha Vida e P.S Eu te amo e simplesmente amo qualquer livro dela, apesar de muita gente não gostar muito =/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da autora, mas sempre me apaixono pelas sinopses e resenhas.
    Mais uma vez vejo uma resenha positiva desse livro, que já comprei e está na minha estante, bem provável que seja a minha próxima leitura! Ahhhh meu Deus, porque o dia só tem 24 horas????!!! Hahahah


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha!
    Sou louca pra ler esse livro, principalmente por ser da Cecelia!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, sempre achei muito interessante os livros dela, as capas são lindas.

    Eu adoraria lê-lo se tivesse oportunidade.
    Adoro livros assim, os personagens, a história, tudo chama a atenção.

    ResponderExcluir
  11. É da mesma que escreveu P.S., bacana, já queria ler pois me identificava com a personagem. agora tenho certeza! Beijos!

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que trazem lições sobre a vida! São livros que, depois de lidos, nos deixam pensando nas nossas atitudes em relação a tudo.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, é a primeira resenha que leio desse livro! Não sabia que era tão interessante! Nunca li nada da autora. Nem estava pretendendo ler esse livro, mas minha concepção mudou depois que li essas linhas agora! rs... Gostei demais! Você conseguiu passar muito bem a mensagem e eu me identifiquei pra caramba com o livro. Parabéns pela resenha! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus! Preciso ler logo esse dai KKK- A Ahern é incrível, estou muito ansioso pra ler "O Livro do Amanhã". Parabéns pela resenha e pelo blog. ^^ '

    Abraços.
    noprologo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,nunca parei para ler nada sobre esse livro,adorei a história,sua resenha ficou muito convidativa para saber mais o que acontece no deserrolar da história,gostei bastante.bjs

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha e fiquei interessada no livro porque achei q a historia da protagonista tem mto mas a oferecer do que apenas um romance (apesar de adorar romances) o fato de ela se descobrir, a amizade com a freira, a morte do pai..fiquei bem curiosa p ler!

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha Parabéns!! Morrendo de vontade ler aqui u.u
    Bjss

    ResponderExcluir
  18. Realmente é uma historia espetacular, pq ele tem muitas supresas do inicio ao fim. Ja que Tamara é uma menina boba e futil e com a morte de seu Pai tudo perde e passa a ter uma vida mais simples e eis que nesta passagem ela conhece uma pessoa que ela passa a gostar.; uma freira, enfim so lendo para saber o desenrolar desta maravilhosa historia

    ResponderExcluir
  19. Eu também leria esse livro só pelo fato de ter sido escrito pela Cecilia!!! O bom é que em seus livros sempre é passado uma mensagem e acho que nesse, a mensagem que ela passa é exatamente o que voce disse, que ela nos passa lições de vida, valores e pessoas...é uma historia mágica e mesmo tendo lido pela net afora que o livro não era bom, mas também li muitas resenhas positivas, inclusive a sua, pretendo le-lo o mais breve possível...eu amei a resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  20. Eu sou fã da Cecilia desde PS Eu te amo... estou louca para ler esse livro... tenho certeza que ele vale muito a pena como você mesmo disse. Alias, adorei sua resenha


    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...