[RESENHA] Proteja-me - Juliette Fay

Proteja-me


''A força para recomeçar pode vir de onde menos esperamos''


Primeiro devo dizer que este não é um livro ''leve'', sua história é do tipo drama que emociona, te faz chorar e sofrer com os personagens. Eu particularmente adoro um romance dramático, pois tem certas ''lições'' que final feliz nenhum poderia ensinar. Quem leu e gostou, ou melhor dizendo amou (como eu) o livro ''Preces e Mentiras'' vai se emocionar com esse também.


Janie é uma jovem viuvá, seu marido/melhor amigo Robby morre de forma tão ridícula que da perfeitamente para entender a raiva que ela sente, inclusive dele em certos momentos. Com um filho pequeno e uma filha praticamente recém nascida, ficar viúva de forma inesperada pode muito bem destruir uma mulher. 


''O pior é às seis da tarde. É a hora em que ele entraria pela porta vindo do trabalho, quando eu entregaria a bebê e diria a ele: está pego, agora você é o pegador, com um grande sorriso ele sorriria me beijaria e abraçaria a bebê. E Dylan viria a toda para cima dele e se penduraria no cinto dele nas costas até a calça dele arriar até metade de seu belo traseiro firme. E ele ficaria balançando para frente e para trás, dizendo ''cadê o Dylan, cadê aquele ursinho?'' e Dylan urraria com a satisfação de tê-lo enganado de novo.''


Ela opta pela raiva para poder lidar com sua dor e solidão. Sua família é composta por sua tia Jude, tios e o primo Cormac, um doceiro muito simpático e fofinho, além da vizinha e agora grande amiga Shelly. Todos eles fazem de tudo para apoia-la, ainda mais agora que a mãe dela não parece ter se importado muito uma vez que continua na Itália, e seu irmão gêmeo Mike parecer ter ''certos'' problemas que o impossibilita de ajudar qualquer um. 

No entanto apesar de todo o amor dos amigos e familiares, e todas aquelas pessoas que nunca sabem o que fazer mas tentam de alguma forma ajudar nem que seja dando uma torta, ela continua na filosofia do ''Danem-se e me deixem em paz'' tudo ela desdenha, reclama...eu simplesmente adorei seu humor negro, a forma como sutilmente ela destrata e afasta as pessoas nesse momento.

Muitas coisas acontecem nesse enredo, temos o Padre Jake, que por sinal me lembrou muito o padre do livro ''Pássaros Feridos''. Jake é um homem maduro, porém bonito e cheio de mistérios, ele esconde um passado de muita dor. No entanto mancomunado com a tia Jude ele frequenta regularmente as sextas-feiras a casa de Janie para conversar, uma vez que ela se recusa a participar de grupos de apoio. Suas visitas no começo são tortuosas, estranhas e cheia de farpas por parte de Janie, no entanto Jake é estranho, nunca se abala, sempre diz coisas esquisitas até um dia em que sua armadura sofre uma rachadura...

Outro personagem importante é o empreiteiro Tug, o cara que foi contratado por seu falecido marido para lhe fazer uma varanda. Ele é um personagem enigmático, meio apagado pela autora no inicio da trama, acredito que para nos desviar a atenção. Ele se infiltra tão sorrateiramente na vida de Janie que nem nós leitores percebemos quando foi que ele se tornou tão essencial. Ele é adorado pelos filhos dela, mas é de certo modo quase invisível a seus olhos, uma vez que ela está tão concentrada em sofrer. 


Janie está completamente vulnerável e perturbada, padre Jake acaba se tornando muito importante em sua vida, as coisas começam a ficar confusas e somos totalmente envolvidos na história. Através de um diário somos levados a presenciar muitos pensamentos e momentos da personagem, somos transportados completamente a sua rotina, sua vida, e com isso vai ficando cada vez mais difícil nos mantermos neutros e firmar opiniões contrárias ou a favor de alguém.

Durante a história somos envolvidos por dramas familiares, amorosos e espirituais, sofremos e vamos aos poucos aprendendo junto dos personagens o quanto pode ser difícil passar por isso tudo, e como é importante o apoio e os cuidados de quem nos ama. A autora levanta a importante questão do porque quando mais precisamos de ajuda é o momento em que mais nos fechamos em nós mesmos e em nossos sofrimentos.

Temos muitas coisas interessantes e curiosas no livro, como a tradição do ''bolo de desculpas'', a namorada de Cormac, Barb ou ''Barbie''rs


''Absurdamente alta, magra e peituda? Vem completa com luvas térmicas e saco de farinha combinando? Sim, é a Barbie confeiteira, agora à venda na loja de brinquedos mais próxima!'' 



''Sábado, 5 de Maio

Tive de deixar um bolo na casa paroquial para o padre Jake. Era de limão com cobertura de creme de manteiga. Doce, mas não gosmento. Discreto sem ser abertamente humilhante. Diz que eu tinha razão, mas eu não tinha razão em dizer.
Espero que o padre Jake entenda bolonês.''

A filha de Janie, Carly, é uma personagem ''flutuante'' ela aparece e desaparece de forma rápida e surpreendente, já Dylan seu filho, é muito importante, ele é o elo com o pai falecido, e vamos admitir que nada como uma criança que perde o pai e ainda chama por ele para derreter até mesmo o mais gelado dos corações.

- Pa! - berrou Carly - Pa pa!
- É - disse Dylan. - Cadê o papai? Ele deveria estar nessa fotografia, ele... - ficando quieto de repente.
 Todo mundo ficou quieto. Ninguém se mexeu, exceto para trocar olhares entre si como apoio moral.
- Ele não... - Janie inspirou, rezando para manter a voz tranquila. - Ele está no céu, Dylan. Lembra?
Dylan assentiu. Ele lembrou. E no entanto, ainda disse: - ...mas é meu aniversário.

O enredo é bem complexo e belo, o fluxo de informações tem um tempo perfeito, liberando tudo aos poucos.  A capa é bonita, as folhas são amareladas e as letras de bom tamanho.

E no final do livro temos boas surpresas, como uma entrevista com a autora, perguntas sobre o livro para discussão, receitas de bolos de desculpas, além de um extra sobre o manuscrito original.

Eu adorei, a história toda foi espetacular, me debulhei em lágrimas, dei boas risadas, bons suspiros, e tive uma linda lição sobre perdoar, além do final cheio de interatividade com o leitor, simplesmente perfeito. =)



Chorei com esse Book trailer da Novo Conceito




Autor: Juliette Fay
Título: Proteja-me
ISBN: 9788581632209
Ano: 2013
Páginas: 448


                                                               Beijos
                                                                                  Nita

10 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Estou ansiosa para ler Proteja-me! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nita, Preces e Mentiras foi um dos melhores livros lançados pela NC e pelo jeito quando puder ler Proteja-me terei a mesma opinião.
    Estou muito curiosa em relação ao livro. Existem tantos personagens e relacionamentos que se entrelaçam, certamente toda a trama me envolverá logo de início.
    Não vejo a hora de pode começar a leitura do meu.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótima a resenha! Sinceramente, não esperava tanto do livro, achei que fosse bem monotono, mas pelo visto estava enganada, rsrs.


    Bjs


    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, só me fez querer mais ainda ler o livro >.<

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nita!!

    Gostei muito da sua resenha, da primeira vez que vi esse livro não me interessei muito em saber do que se tratava a historia mas, depois de ler sua resenha fiquei super curiosa pra ler, gosto muito de livros que passam através de suas historias uma lição para levarmos em nossa vida, adoro generos de livros assim. Ansiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada flor =) eu tb adoro um livro com lições de vida, fico com ele na cabeça por dias e as vezes eles fazem a diferença na nossa vida.

    ResponderExcluir
  7. Nada monótono te garanto =) Não sei vc, mas eu adoro esse estilo de livro, acho os dramas fascinantes :)

    ResponderExcluir
  8. Eu me apaixonei por Preces e Mentira, ficou na alma. Vc vai gostar desse ;)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...