[RESENHA] Esperando por Você - Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa. - Susane Colasanti



''O Fracasso não é uma opção - Se sua vida está uma droga hoje, daqui pra frente ela só pode melhorar. Todos nós nos sentimos sozinhos. Todos nós ficamos desesperados. Lembre-se de que estamos no mesmo barco. Não importa o que acontecer, você não está sozinho. Lembre-se disso!''


Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?


''É tão complicada, essa história de namoro   diz ela  Nos primeiros meses, todos só mostram o que há de melhor em seu comportamento, então você nunca sabe que o outro realmente é. No inicio, talvez sinta que tem uma conexão total com ele e fica toda eufórica - está é a ciência da coisa. Mas passado esse período inicial, você normalmente se decepciona. É por isso que tantas pessoas  bem, a maioria das mulheres, na verdade  se surpreendam quando descobrem que encontraram a pessoa ideal naquela pessoa que elas não imaginavam, mas, então, os caras já as abandonaram.''



Antes de contar um pouco da história adianto que é um livro juvenil, porém nada infantil. Temos muitos conflitos adolescêntes, dramas enfrentados pela  grande maioria dos jovens hoje em dia. Vão desde coisas fúteis como uma paquera, até dramas mais sérios como separação dos pais, depressão na adolescência. 
Por isso indico para pessoas de qualquer idade, que vão se identificar em muitos momentos nessa história, em  situações em que está vivendo, já viveu ou presenciou. 

''Dois meninos. Duas paixões. Uma garota indecisa''


Marisa é uma garota muito fofa, vive com seus pais, que por mais diferentes que sejam sempre formaram um casal perfeito. Também vive com uma irmã mais nova Sandra, uma garotinha que muitas vezes é irritante de tão dada a discutir que é, adora um debate e estar sempre certa. O pai delas é um amor, adorei esse personagem, um pai nota mil, compreensível  fala com as filhas, porém limites de uma maneira legal, é o pai amigo, do tipo que fala de garotos com elas. A mãe já é mais introvertida e por mais que ame as filhas não sabe bem como se envolver na vida delas.

Marisa e sua melhor amiga Sterling estão super empolgadas com o novo ano escolar, me identifiquei tanto com essa parte! As expectativas de que esse ano vai ser o máximo, você pode apagar a imagem que tem e ser outra pessoa (pelo menos tentar) mudar roupas, tentar fazer novos amigos...etc. Esse ano elas decidiram que vai ser o ano de arrumar um namorado e ter uma vida social irada no colégio.


Sterling é uma garota que vive só com a mãe ausente, que sempre deixa a vó com ela e vive viajando, seu pai é um ''desaparecido em combate'' a forma como encontrou para canalizar a frustração da ausência de uma família, foi cozinhando, ela adora inventar e ter sempre muitos amigos para compartilhar suas receitas.

Marisa está apaixonada por Derek, um colega de classe estilo surfista, todo gatinho, mas ele tem namorada! Já Nash seu amigo de infância e vizinho resolve retornar a amizade, Nash é do tipo: Totalmente nerd, mas muito legal, eles tem uma conexão, se dão super bem apesar de serem tão diferentes.
A vida dela finalmente está entrando nos eixos, Derek termina com a namorada e passa a paquera-la, Nash é seu grande melhor amigo para conversar, estudar, ver filmes...fazer tudo que ela ama.



 Mas a vida de um adolescênte muda de perfeita para terrível do dia para noite. Seus pais enfrentam uma crise no casamento, sua melhor amiga corre riscos com caras mais velhos em namoros virtuais, Nash arranjou uma namorada e Derek está uma decepção que só! Para completar o angu ela está tendo recaídas da depressão que sofreu no ano passado.

''Eis aqui um exemplo de como fico ansiosa sobre uma coisa totalmente nada a ver, o que acaba estragando tudo. Por que é que tenho de ficar toda histérica pelo fato de Nash estar saindo com Rachel? É da conta de alguém se eles estão saindo juntos?''

Tem mais um personagem fundamental nessa trama, um Dj anonimo de uma rádio clandestina, o cara conhecido como ''Dirk'' faz programas quase todas as noites e está virando a febre da galera, ele sabe coisas secretas da escola, faz reclamações dos professores, defende os alunos e fala tudo aquilo que as garotas adoram. Marisa sente conectada com ele, pois tudo que ele fala parece ser dito especificamente para ela.

Eu vi um filme que tinha uma história parecida, chama-se Radio Rebel, passa na Disney Channel  onde uma das alunas fez em seu quarto uma rádio clandestina, e falava tudo que os outros alunos queriam ouvir, com uma identidade falsa também, eu gostei.

Nessa história temos muitas coisas sempre acontecendo, o livro não tem momentos tediosos. É muito animado e trata dos dramas adolescêntes de uma forma boa, inspiradora. A galera jovem deve ver se quiser umas dicas, concelhos sem ser os da mãe.

 A questão da depressão eu achei muito importante, esse é um problema invisível da sociedade, sabemos que existe mas nunca vemos até que aconteça com aguem em casa. As pessoas que sofrem disso muitas vezes sem nem saber o que tem por falta de informação. Confunde preguiça e uma tristeza atoa com a verdadeira doença.

Foi um livro fácil de ler, páginas amareladas, letras de bom tamanho, a diagramação é ótima, o fluxo de informações sempre na hora certa. A capa é muito fofa, se prestar atenção vai entender o livro todo por ela.

Super recomendado! 


Book Trailer 



Autores: Susane Colasanti
Titulo: Esperando Por Você
ISBN: 9788581630472
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2013
Páginas: 336


                                       Beijos
                                                    Nita




6 comentários

  1. Aiii estou louca pra ler esse livro.
    Além de a capa ser super fofa, a história parece ser super linda...
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e já coloquei ele na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nita!
    Estou curiosa para ler esse livro, eu gostei de Bem mais Perto, mas não fiquei impressionada. Esse parece ter uma história bem mais profunda, a capa é bem bonita. :)
    ótima resenha!


    Beijos,


    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...