[RESENHA] Charlotte Street - Danny Wallace

Charlotte Street


O amor em um click...


''Eu me pergunto se nós deveríamos começar com as apresentações. 
Eu sei quem você é. 
Você é a pessoa que está lendo isso. 
Por qualquer razão, e em qualquer lugar, esse é você, e logo nós seremos amigos, e você nunca me convencerá do contrário. E eu? Eu sou Jason Priestley. 

E sei o que você está pensando. Você está pensando: Meu Deus! Você é o mesmo Jason Priestley, nascido no Canadá em 1969, famoso pelo papel de Brandon Walsh, personagem central da popular série americana Barrados no Baile? E a resposta surpreendente para essa sua pergunta bastante sensata é não. Não, não sou eu. Eu sou o outro. Sou o Jason Priestley de 32 anos que mora na Caledonian Road, em cima de uma loja de vídeo game entre uma agência de notícias polonesa e aquele lugar que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é. O Jason Priestley que desistiu do seu trabalho de representante-chefe de departamento em uma escola ruim, no norte de Londres, para perseguir um sonho de ser jornalista depois que sua namorada o deixou, mas que terminou solteiro e frequentador de restaurantes baratos, e espectador de filmes horríveis e, portanto, pode escrever sobre esse tipo de filme naquele jornal gratuito que te entregam no metrô e que você pega, mas nunca lê. 
É. Aquele Jason Priestley. Também sou o Jason Priestley com um problema''


Esse é um livro leve e divertido, sem grandes dramas emocionais, apenas coisas simples do dia a dia, erros, inseguranças, fraquezas e medos comuns dos relacionamentos...e claro esperança, essa história é sobretudo sobre esperança, sobre acreditar em um sonho e persegui-lo nem que seja para dizer ''eu tentei''.


''Sempre fui desconfiado com relação à esperança. Mas agora eu podia ver que a desesperança não era o caminho para seguir também. É bom ser surpreendido com coisas boas, é claro. Uma ligação inesperada. Uma conquista inesperada na vida. Mas como é bom também tentar e fazer as coisas boas acontecerem. E isso era o que agora eu tinha esperança de fazer.''


Jason Priesthey é um cara mau resolvido na vida, ele namorava por quatro anos com Sarah, mas cometeu um grande erro, o erro comum aos homens e a perdeu, desistiu de ser professor depois de um incidente tenso, resolveu virar jornalista freelancer fazendo criticas para um jornal. Sem namorada sem uma grande carreira de sucesso, deprimido e enciumado por sua ex estar seguindo com a vida ficando noiva de Gary.


''Noiva. Essa foi a palavra, já que você perguntou. Noiva. Ela estava noiva do Gary. Gary estava noivo da Sarah. Sarah e Gary estavam noivos.''

Ele está em busca de um sentido, na verdade ele esta perdidinho, mora com um amigo da faculdade, seu melhor amigo Dev, não tem namorada nem um bom trabalho e todos parecem torcer pelo futuro maravilhoso de sua ex sem ele.

Até que...

''Eu estava parado na esquina da Charlotte Street quando tudo aconteceu. Acho que eram seis horas, e uma garota — é, porque você e eu sabemos que tem uma garota; tinha que ter uma garota; sempre tem uma garota...''


''A Garota'' como Jason passa chamar aparece, na verdade é por um breve momento enquanto ele segura umas sacolas para ela entrar no táxi, mas esse foi o momento, onde em um olhar ficamos completamente apaixonados, A Garota esqueceu uma câmera descartável com ele e foi embora. A partir daquele momento Jason tem  um objetivo na vida, ainda que ele demore a admitir, encontrar novamente A Garota do táxi.

O livro fica muito divertido, durante a busca pela garota, Jason vive muitos momentos hilariantes com seus amigos, tentando enfrentar de forma madura o noivado de sua ex, enfrentando os problemas do trabalho e o fato de ser um solteirão de 32 anos estagnado na vida. 

Seu melhor amigo Dev é o personagem que mais gostei, ele é franco, engraçado, tem o humor negro que eu amo e tem uma forma de ver e seguir a vida inspiradora. 


''— Sabem o que considero que seria um bom trabalho? — Dev disse. — Vendedor porta a porta que vende portas. Nós fomos iluminados por um feixe de luz. Era como jantar no Superdog. — Não tem nada de mais em ser um vendedor porta a porta — eu disse. — Só estou dizendo. Você vai porta a porta tentando vender portas, e uma vez que você já bateu em uma, você já saberá que eles têm uma, então, você poderia ir para casa. Tirar o dia de folga.''

''Ela tomou um gole do seu seja-o-que-for azul e Matt apenas acenou com a cabeça. Houve uma pausa esquisita. — Você sabe, se tem uma coisa que eu não consigo arrancar do meu peito — Dev pausou —, são os meus mamilos!''

Gostei muito de Jason, ele parece uma pessoa comum, inseguro, meio confuso, e vive metendo os pés pelas mãos rs. Nada de sobrenatural ou fantástico nele, apenas um bom homem mas que ainda precisa se encontrar e deixar o passado para trás. Todos seus outros amigos no livro são muito simpáticos e divertidos também. Esse com certeza é um excelente livro para passa tempo, que vai fazer você se apaixonar por seus personagens irreverentes. 
A capa é linda, eu adorei ela, muito melhor que a capa da versão original. O livro todo é bem escrito,  diálogos inteligentes e divertidos. Simplesmente maravilhoso.
Recomendo e recomendo! =) 


Título: Charlotte Street 
Autor: Danny Wallace 
ISBN: 978-85-8163-003-8 
Páginas: 399 
Ano: 2012 
Editora: Novo Conceito


                                                      Beijos
                                                                      Nita


6 comentários

  1. Estou 'namorando' esse livro desde Dezembro, mas depois dessa resenha acho que vou ter obrigada a lê-lo.



    Valeu pela dica! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tenho o livro, e estou doida para começar a ler. Vontade que só aumentou depois de ler sua resenha, muito bem escrita por sinal.

    Beijos
    http://mundoteen7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tudo bem?
    Morro de vontade de ler este livro, que realmente parece ser muito amor <3
    Sem falar que se passa em Londres *----*
    Achei interessante a ideia de uma busca pelo grande amor. E eu pensando que seria muito romance... Ainda bem que você falou que tem muitas situações engraçadas ;)
    O livro já está na minha lista de leituras para este ano '-'
    Adorei a resenha!


    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.