[Resenha] 50 Tons de Cinza - E. L. James


Cinquenta Tons de Cinza

Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.



Extremamente sedutor e enigmático, cheio de mistérios e completamente apaixonante. Nestas poucas palavras exprimo tanto a essência do livro, quanto de seu personagem principal Christian Grey.


''Nunca havia dormido com ninguém, nunca tinha tido relações sexuais na minha cama, nunca havia levado uma garota ao Charlie Tango e nunca havia apresentado uma garota a minha mãe. O que esta acontecendo comigo? - Grey''
 
Inspirado na famosa ''Saga Crepúsculo'' em especial na figura de Edward Cullen, Cinquenta Tons de Cinza conta a história de amor e vida de Anastasia Steele, e Christian Grey. Originalmente o livro era apenas uma fanfic em homenagem a Edward e Bella. Que publicada de maneira independente com algumas mudanças como nomes, logo se mostra um grande sucesso, ganhando grande disputa pelas editoras.


''Nenhum homem jamais me afetou desse modo como Christian Grey o fez, eu não posso entender o porquê. É sua aparência? Sua civilidade? Sua riqueza? Seu Poder? Eu não entendo minha reação irracional. Eu dou um suspiro enorme de alívio. O que em nome dos céus foi tudo aquilo? " - Anastasia


Ana ou deveria apelida-la de Bella Swan? É nossa mocinha, atrapalhada por natureza, desastrada, bonita, inteligente, e uma pessoa comum a nossos olhos tem 21 anos e esta para se formar em Literatura, garota pacata que teve uma vida quase nula no quesito relacionamentos, porem de forte personalidade.
Ana tem uma grande amiga, Kate que esta se formando em jornalismo, e no dia de uma grande entrevista, acaba por ficar doente. Ana apesar de relutante decide ir em seu lugar para ajuda-la, sem nem imaginar o que a espera.
Christian Grey o empresário magnata, lindo, solteiro mais cobiçado do momento, e podre de rico combinação perfeita diga-se de passagem.
Nem preciso dizer que ela ficou completamente atraída por ele, e que a mesma corrente elétrica que passou por ela também o atingiu em cheio?
Porem nossa  nova versão de Edward tem uma maneira muito peculiar de ver essa atração.
Após a estranha entrevista, Grey vira uma sombra, aparecendo em todos os lugares perto de Ana, a seduzindo a todo momento. Mas ao se aprofundar nesse relacionamento, ao invés de receber ''corações e flores'' como ela queria, ela recebe uma ''proposta'' que vai mudar toda sua vida.

É difícil falar sem revelar muitos detalhes, mas sei exatamente o que vocês devem estar pensando, ''mas e a parte erótica que todos comentam sobre esse livro?''
Vamos dizer que Christian Grey é uma versão igualmente lindo, sedutor, rico, porém muito, muito mais pervertido que meu querido e lisonjeiro Edward Cullen.


“…Sinto aquela tesão dentro de mim. Músculos com os quais agora já estou mais familiarizada se contraem diante dessas palavras. Mas não posso aceitar isso. Sua arma mais potente usada de novo contra mim. Ele é muito bom com sexo – até eu já entendi isso.”


Este livro contem sim, cenas de ''sexo'' explicitas, mas se resolver ler apenas por isso, lhe advirto que um filme para maiores de dezoito anos pode obter resultados melhores que um livro.
A história é muito complexa, Grey é um homem controlador, possessivo, muito problemático, que não acredita em amor e o trata como um negócio.

''-Porque estou muito fodido.Tenho muito mais sombras que luzes. Cinquenta sombras mais... ''- Grey

Ana é uma jovem apaixonada, que vai aprender trilhando caminhos de pedras e cacos como alcançar o amor, aprendendo muito sobre si mesma, como por exemplos seu gostinhos peculiar por jogos..( e não são os de tabuleiro rs).
As alusões sobre Crepúsculo são muitas, quem leu os livros da Saga Crepúsculo não deixará de notar as semelhanças entre alguns fatos, e personagens da história, porém não temos nada de sobrenatural nela.
Achei muito feliz a forma como a autora narra a história, como ela mistura um pouco das características de Crepúsculo, deixando a história parecida em alguns pontos, e completamente diferente em outros.
O fluxo de informações é de um tempo perfeito, tudo sendo liberado na hora certa, mantendo o leitor ávido por virar as páginas.

Esclarecendo algumas criticas

Se você for do tipo ''intelectualmente crítico'' poderá achar o livro enfadonho, e até patético em alguns pontos, devido ao vocabulário chulo que vemos muitas vezes, ou por nossa querida Ana ser o que muitos poderiam chamar de ''sem sal'', ou ainda que pelas ''cenas'' explicitas de relações amorosas. Porem vale lembrar que este não é nenhum super clássico inglês, não é de forma alguma um livro didático, nem com uma grande mensagem por detrás da história, a não ser coisas poéticas do tipo ''o amor ultrapassa barreiras'' e blá blá blá. Como estamos falando de um simples romance, totalmente fictício, com insinuações eróticas, inspirado em um livro sobrenatural, acho que o momento de analisar estruturas linguísticas, contextos e panoramas, repetições de vocabulário, entre outros detalhes, não cabe tanto nesta resenha, quanto nesse livro.


Esclarecido o ponto voltemos. 

Esta é uma série completamente viciante, que logo deve ir para as telonas. Porém, apesar de saber que isso deve aguçar ainda mais a curiosidade dos jovens leitores, eu não recomendo para a galerinha muito nova. Mas como cabe a cada um decidir o que é melhor para si, tudo que me resta dizer é boa leitura!
E galera, vale muito a pena, passar esse livro na frente na sua listinha de leituras, VALE MUITO A PENA MESMO ;D



Livro: 50 Tons de Cinza (Vol. 1)
Páginas: 480
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca

No momento terminei a leitura dos três livros. Logo posto a resenha dos outros que são incríveis!


Quero fazer um agradecimento especial a Srtª Encalhada do blog mais #Mara que eu tive o prazer de conhecer, por ser uma grande amiga e me presentear os livro.
É totalmente culpa dela eu estar apaixonada por Christian Grey e suas 50 sombras! XD 



     

58 comentários

  1. Ainda não li o livro, mas tenho que dizer que estou muito curiosa. Já li resenhas positivas e outras negativas a respeito da história e acho que a sua foi bem madura. Também acho que não podemos esperar um grande primor de estilo literário, mas acredito que deve valer uns bons momentos de distração.

    ResponderExcluir
  2. Eu me declaro culpada por viciar minha querida amiga Nita nesta saga envolvente! Mas quérida, eu me apaixonei pelo Christian primeiro! Vamos combinar um rodízio: segunda, quarta e sexta com vc e terça, quinta e sábado comigo e no domingo vamos ao shopping pq ninguém é de ferro!HAHAHAHA! AMEY a sua resenha, ficou muito boa mesmo! Aproveita e dá uma olhadinha no texto que eu também escrevi sobre o livro, bom não é uma resenha, mas acho que ficou bom:

    http://blogdaencalhada.blogspot.com.br/2012/10/5-coisas-que-voce-pode-aprender-com.html

    Bj Nita, seu Blog é Maaaaraaa!

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler. Morro mesmo! Mas sei lá... to curiosa, mas tenho uma pulga atras da orelha com esses livros... =P

    (Só o blog da Encalhada né? Humft...)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Nita! Muito em breve pretendo ler Cinquenta Tons de Cinza, mas confesso estar bem receosa. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ei!!! Adorei a resenha. Já li de tudo sobre este livro, pessoas que amaram e pessoas que odiaram. Isto é muito bom, porque quando eu for ler o livro (E EU VOU LER, COM CERTEZA!), vou sem expectativa nenhuma e assim tiro minhas prórias conclusões!
    @pacupe

    ResponderExcluir
  6. Para que quiser experimentar um livro nacional recomendo "Redes Sensuais". Trata-se de um livro extremamente atual, tendo como tema as relações nos dias de hoje com Facebook, pessoas no "chat" combinando encontros, personalidades múltiplas (a virtual e a real) e o sexo, muito sexo, que permeia tudo e faz com que as pessoas ajam de maneira contraditória. ---- Querendo conhecer mais a obra, faça o download gratuito de 150 (sim, 150!) páginas do livro no seguinte endereço: http://ge.tt/78mDJLP disponibilizado pelo autor gratuitamente!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha!! Adorei bastante. E também amo Twilight. Voce vai na pre de BD? :)
    bookaholicandshopaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li o livro, já li resenhas destruindo e outras bem positivas, e contiuno curiosa, não pelas cenas de sexo descritas ou por esperar uma narrativa maravilhosa, mas toda vez que um livro provoca tamnha controvérsia é claro que eu me interesso por ele.

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler o primeiro livro e é realmente viciante, não consigo parar de ler...

    ResponderExcluir
  10. Porque todo mundo se apaixona por Christian Grey...
    Eu quero um para mim!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Pode falar sinceramente o que achei do livro, ou do Christian Grey.
    Nada a ver, o cara é um babaca, e meu marido dá de 10 a 0 nele.

    ResponderExcluir
  12. caracas, eu tenho um Cristian Grey em casa. Como pode um personagem ficticil parecer tanto com alguém, adoroooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. E realmente o livro e viciante e o Cristian e apaixonante...

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pelo Blog. Gostei do jeito "bate-papo" com fundamento que tu escreves! Entrei procurando "conhecer" algo dos "50 tons de Cinza" e encontrei!
    Olha só.. a saga do Crepúsculo nunca me interessou.. mas agora, tem esse novo livro “50 tons de cinza” e mais os outros 2 até que me instigaram...
    Lendo teus comentários até parece ser interessante este.
    Eu estava pensando em ir atrás do livro, mas mudei de ideia.
    Com certeza vou esperar vir o filme.
    Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Então, todos comentam muito sobre o livro, estou super curiosa para ler,até li uma prévia para saber do que se trata realmente e me interessei ainda mais, parece ser muito bom! Quero muito conseguir o livro.

    ResponderExcluir
  16. Então, todos comentam muito sobre o livro, estou super curiosa para ler,até li uma prévia para saber do que se trata realmente e me interessei ainda mais, parece ser muito bom! Quero muito conseguir o livro.

    ResponderExcluir
  17. Poucos ainda se deram conta que por trás de um livro já polêmico, existem sinais claros que se trata na realidade de abuso infantil (pedofilia), disfarçado em forma de um "romance" sado-masoquista. A opinião é de uma senhora que trabalha a mais de 20 anos com crianças abusadas e violentadas sexualmente.

    Leia mais aqui:
    http://www.anovaordemmundial.com/2012/12/cinquenta-tons-de-cinza-pedofilia.html

    ResponderExcluir
  18. Li os três livros e amei...Cristian, Ana...
    Meninas não tenham medo nem receio de ler, li a trilogia em 1 semana, um romance com uma apimentada para os casais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. li, estou lendo e não irei parar mais...

    ResponderExcluir
  20. Parabens pela resenha...

    Não leu? Se vc gosta de romances estilo "Felizes para Sempre" ou Séries como Sabrina, Bianca e outros... deverá gostar,mas caso goste de livros que agregam algum tipo de conhecimento... este não será apropriado... Não há motivos para receio, ou gosta de romance (então leia) ou não gosta: simples assim.

    Gosto de romances (apenas para distração)mas sinceramente detestei o desfecho da Trilogia: desde o primeiro livro ficamos curiosas para saber o que aconteceu na primeira infancia de Grey para torná-lo 50 Tons... o que relembrava em seus muitos pesadelos?

    Bem... após a leitura de aproximadamente 1500 páginas, acabou sem que a autora permitisse que Grey contasse à Anastacia sobre sua temível primeira infancia...

    Frustrante...(terminei hoje a Trilogia e estou com muita raiva...)

    ResponderExcluir
  21. Eu li crepúsculo, e infelizmente comecei a ler 50 tons de cinza. é horrivel. Crepúsculo até e legal mas esse livro e nogento. alem de ser exaustivo, é tanto blá blá blá e tanto rodeio ate chegar no ponto que cansa. Parei na metade, decepcionante.Historia pobre e mais parece ter sido escrita para adolescentes que para adultos

    ResponderExcluir
  22. 50 tons de cinza foi um livro que apesar de tantas críticas superou minha expectativa. Muitas pessoas querem ler achando que se trata de um Kama Sutra, pois bem, não há nada demais, nada de que pelo menos você já não tenha ao menos ouvido falar. Adorei o livro. Achei a história fascinante. Ana amadurece no decorrer dos livros. Christian é lindo, do seu jeito mais compreensível. Comecei com o primeiro e em uma semana e meia li os três. Até as músicas do livro eu pesquisei. Indico a todos que queiram ler, pelo romance e não por outra coisa...

    ResponderExcluir
  23. Olá, amei seu blog. Tenho um blog... www.elaecriativa.com e gostaria de sbaerse ocê gostaria de fazer uma parceria, colocando um banner meu no seu blog e eu colocaria um seu no meu!

    Fico no aguardo de seu retorno!

    ResponderExcluir
  24. Eu li o livro e achei muito bom. Foi o meu primeiro livro digital e posso dizer que valeu a pena.
    Comprei numa promoção da buqui:
    http://buqui.com.br/ebook/cinquenta-tons-de-cinza-645235.html

    recomendo!

    ResponderExcluir
  25. Achei patético o livro realmente coisa de menina, mas a maneira como o sexo é abordada (com violência) não deveria ser indicado para menores.

    e o filme deixa bem claro a mensagem:
    "o dinheiro compra a mulher" ... mas, meninas
    são meninas (meninas, não mulher) todas idiotas, acha que o amor está em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  26. Em determinados momentos acho que é ultrapassada a linha que separa a sedução da vulgaridade. Acredito que as cenas de sexo não precisavam ser tão explícitas, talvez deixar nas entrelinhas deixasse o livro mais interessante.

    ResponderExcluir
  27. Não é indicado para menores, e vai muito do gosto, assim como filmes, tem gente que adora um terror, outros preferem dramas, outros os mais picante aos de sexo explicito, quem gosta lê quem não curte oq não falta são outras opções no mercado maravilhosas . =)

    ResponderExcluir
  28. flor para parcerias peço que vc entre em contato pelo e-mail, aqui no blog tenho uma página para isso. Vou adorar uma parceria sim =)

    ResponderExcluir
  29. talvez se vc lesse tudo fosse gostar mais....ele vai melhorando a cada página, mas gosto não se discute =)

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pelo comentário, tb queria saber mais sobre a infância dele :(

    ResponderExcluir
  31. Olá, vou ver seu site, confesso que não vejo sinais de abuso infantil em nada do livro, mas toda opinião é valida =)

    ResponderExcluir
  32. vc vai gostar, tem uma história bonita por trás do sexo ;)

    ResponderExcluir
  33. fui sim, desculpa a demora em responder, tb amo Twilight =)

    ResponderExcluir
  34. vc vai gostar flor, é muito difícil uma garota não gostar =)

    ResponderExcluir
  35. tem sim flor, vc deve gostar, distrai muuuito rs bjo =)

    ResponderExcluir
  36. como nao se apaixonar por christian grey!

    ResponderExcluir
  37. Eu, adorei ler a trilogia é uma história de amor muito envolvente o Cristian é realmente um homem sedutor sabe como fazer uma mulher feliz não só na cama mas em tudo.da para renovar um casamento de 12 anos.a Ana foi uma mulher muito forte e mudou ele juntando o sexo e amor de uma maneira bem excitante.amei...

    ResponderExcluir
  38. Adorei seu comentário, muito bem falado =)

    ResponderExcluir
  39. Esse livro é a pior cois que eu ja li em TODA A MINHA VIDA!! So fala de uma garota insegura que se apaixona por um cara totalmente possecivo que so pensa em trepar com ela.. Uma merda!!

    ResponderExcluir
  40. Respostas
    1. voce e trouxa? fica falando com voca mesma

      Excluir
  41. Esse é o pior livro que ja li em TODA MINHA VIDA!! O livro so fala de uma mulher de mais de 20 anos virgem que so beijou 2 caras na vida, e de um bilionario possecivo que so pensa em trepar com ela.. Que merda é essa? Definitivamente uma bosta.. Odiei, e naw to nem ai pra vcs meninas que são fãs desse livro, tudo menina que se identificam com essa garota super insegura que parece a Porra da Bella.. Que puta merda.. Que se foda vcs, a autora e a merda desse livro..

    ResponderExcluir
  42. li e adorei fiquei fascinada pela historia, em 2 meses li toda a trilogia.

    ResponderExcluir
  43. Oi amiga adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  44. A trilogia é viciante... acho interessante que homens leiam sim.... Eu tenho um Christiam Grey só não é rico ....mas em toda sua complexidade e medos !! Ele tá lendo por incentivo meu ... quem sabe ele não se encontra !!

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo site. Eu adoreii =D. E tbm amo esse livro. Olha que vídeo legal que o meu amigo fez sobre o livro 50 tons de cinza e o filme. Se puder coloque no seu site. http://youtu.be/z7XQUGM8SyI
    A qualidade do vídeo é muito boa.
    Beijinhos. Continue com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  46. Amei os livros, fiquei absurdamente envolvida,li os 3 menos de duas semanas, e agora eu tb quero MAIS.Estou completamente apaixonada por Christian Grey...

    ResponderExcluir
  47. Amei os livros, li os 3 e estou completamente apaixonada por Chri
    stian Grey, e eu tb quero MAIS...
    parabéns a autora, fiquei absurdamente envolvida,acho q era o proposito.
    Gostaria q tiver mais uns 15 exemplares.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.