[RESENHA] Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

                               

                                                                   

Sinopse: “Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.
Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”


Se você assim como eu imaginou, um belo romance, muita fantasia e com pitadas da modinha do momento o ''sobrenatural' esta completamente enganado. Esse livro não é uma leitura leve e feliz, e muito menos fantasiosa, pois o que vemos nele é mais pura verdade. Lia e Cassie existem em milhares de garotas espalhadas pelo mundo todo, e que vemos constantemente nas capas dos jornais como mais um caso de anorexia...e seus transtornos.

Lia é uma adolescente muito perturbada, que com pais ausentes e uma melhor amiga ''morta misteriosamente'' esta totalmente perdida no mundo. Ela tem um sério transtorno alimentar chamado de anorexia, e seu maior objetivo e desejo e porque não obsessão? É estar magra, mas magra mesmo, do tipo peso zero. E ela fará tudo para alcança-lo.
Na trama narrada por Lia, nos vemos na mente de uma garota doente. Que a cada página se aproxima mais do seu objetivo de peso zero, e com isso de uma morte eminente, e cada vez mais distante do mundo real e da sanidade.

Ela simplesmente não consegue se ver no espelho, ela olha mas é como se estivesse enfeitiçada e a pessoa que vê é uma obesa.  
O livro todo é bem pesado, e a narrativa e seus personagens são tao envolventes que somos levados até esse mundo e ficamos totalmente agoniados por assistir uma jovem se acabar se podermos fazer nada. Me senti impotente e não conseguia parar de pensar nas Lias espalhadas por ai.
O que me incomodou muito foram os pais dela. Por mais ausentes que sejam, como não notaram uma filha com essas atitudes tao estranhas, e tao seca perambulando pela casa? Se eu deixar de fazer uma refeição minha mãe já esta no meu pé falando... ''vai comer menina'' ''vou te dar um fortificante''.
Eu só consigo pensar que a autora em algum momento da vida se deparou com essa doença, seja com ela, ou algum amigo ou parente que tenha dela sofrido. Pois escreveu com tanta alma, que só mesmo uma pessoa que presenciou  o problema poderia falar.

O que eu mais amo nos livros são suas lições, em como eles podem nos fazer ver as coisas de outro modo. Pense galera em quantas pessoas passam por isso, e não pense como muitos que é frescura, infantilidade ou bobagem, isso é uma doença! Elas realmente não se vem com clareza.
Doença psicológicas podem parecer frescura, e algo que NUNCA vai acontecer com a gente (só com o vizinho) a mente as vezes é mais cruel do que o corpo, pois não tem um exame para mostrar ao o mundo constatando o problema, as pessoas se frustam muito por isso, e não há remédios para a cura. Existem muito calmantes, remédios para ajudar, mas essas doença só nos mesmo podemos vencer, e quer oponente mais difícil do você mesmo?

Me arrepiei em muito momentos, chorei em outros e me senti muito, muito triste por ver uma vida tao jovem se esvaindo desse modo.
Para aqueles que tem filhos uma dica: Olhe para eles, por mais corrida que seja sua vida, pare e simplesmente olhe, pois problemas como anorexia, bulimia, depressão,  bullying... etc eles não vão chegar e te conta facilmente, uma vez que na maioria dos casos nem eles sabem o que esta acontecendo.
Recomendo muito esse livro, para pessoas de todas as idade e com todos os tipo de diferentes gostos literários, pois esse livro trata da vida, pode não ser de uma vida com a qual você gracas a Deus não se familiarize, mas ainda assim é a vida, e estamos todos infelizmente sujeitos a vivenciar ou presenciar esse tema nela. 





Autores: Laurie Halse Anderson
Titulo: Garotas de Vidro
ISBN: 9788581630113
Selo: NOVO CONCEITO 



                                                                                                                       

4 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto esse esse livro, mais achai a sinopse muito chatinha, mais com a sua resenha me fez mudar de ideia.

    ResponderExcluir
  3. Supernatural não é modinha, ok. a maioria dos fãs que eu conheço é de mais de 3 anos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...