[RESENHA] Em Chamas - série ''Jogos Vorazes'' - Suzanne Collins


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


  MATAR OU MORRER. NÃO HÁ ESCOLHA
NA ARENA, O MAIS CAPAZ VENCE. 
OS JOGOS VORAZES CONTINUAM!


Após o fim dos Jogos Vorazes com a incrível vitória de Katniss e Peeta, com a inusitada artimanha das amoras envenenadas, os personagens assim como nós pensamos que é chegada a hora de suspirar de alivio pois a vida será no minimo melhor para os vitoriosos do Distrito 12, mas ai é que mora o perigo. A Capital ou melhor dizendo o presidente Snow, não ficou nada satisfeito com o desfecho dos jogos, afinal teve dois vencedores ao invés de um, sem contar que se sentiram humilhados por terem sido obrigados a mudar as regras devido a artimanha de Katniss, o povo viu pela primeira vez a Capital ser desafiada e vê em Katniss e Peeta  os símbolos da rebelião, as pessoas finalmente começam a questionar seu líder, e a pensar por contra própria e nada mais perigoso para um pais em regime ''Ditador'' do que um povo pensante e cheio de opiniões.



O presidente Snow esta uma fera e explicitamente ameaça a vida de toda a família e amigos de Katniss caso ela não continue com seu ''romance'' com Peeta e desfile numa turne da vitória pelos Distritos se mostrando totalmente submissa a Capital e mostrando que a cena com as amoras e Peeta  foi apenas um ato impensado de uma jovem apaixonada, e que nada tem a ver com algum tipo de rebelião.
A Chama da rebelião esta queimando, e se espalhando como fogo pelos Distritos, Katniss e seu tordo estão se tornando símbolos de uma rebelião contra a Capital da qual nem ela sabe ainda.

     “Você poderia viver centenas de vidas e não merecê-lo” – Haymitch

 Mas Katniss nunca esteve mais dividida, por um lado ela quer fazer isso para assegurar a segurança daqueles que ama mas pelo outro... De volta a seu Distrito ao lado de seu melhor amigo Gale que agora se revela apaixonado por ela, fica muito difícil pensar em seus sentimentos, ela adora Peeta, eles passaram por muita coisa juntos, coisas que formam laços, deixa sua marca, ele é puro, bom, cuida dela, acha ela maravilhosa, a ama, e faria por ela qualquer coisa, já Gale é seu melhor amigo, ele a conhece como ninguém mais no mundo vai conhecer, ela sempre amou ele, apesar de achar que era de outro modo e agora ela simplesmente não sabe mais o que sente por nenhum dos dois, é fato que ela os ama e eles a amam mas por quem ela esta verdadeiramente apaixonada? Essa é uma das maiores duvidas de Katniss neste livro, e como se isso não fosse pouco seu maior temor retorna.

"Quando você estiver na arena, lembre-se de quem é seu verdadeiro inimigo." - Haymitch

Os Jogos Vorazes esta fazendo seu aniversário de 75 anos e vai realizar seu terceiro Massacre Quaternário, e como novidade o presidente anuncia que os tributos desse ano serão os Vitoriosos das edições anteriores, um homem e uma mulher vencedores de cada distrito para lutar por suas vidas mais uma vez. Peeta e Katniss vão voltar para a arena, com tributos ainda mais experientes, fortes e espertos do que antes, mas a maior diferença é que desta vez apenas uma pessoa poderá sair vencedor.

''Em Chamas'' definitivamente bota fogo nessa série! Diferente do livro anterior vemos uma Katniss muito mais madura, forte, destemida e um Peeta mais decidido a mostrar para ela o quanto ela a ama. Cheio de adrenalina e novos personagens esse livro é bem dinâmico, cheio de surpresas, temos muito mais romance, e a história se torna muito maior, pois passa de uma garota tentando sobreviver numa arena, para uma garota que pode mudar todo o mundo no qual vive.
No mesmo mesmo esquema de páginas amareladas e com uma capa prestes a pegar fogo, ele se torna de fácil leitura e tem um final de fazer qualquer um correr na livraria em busca do próximo volume.
Estou numa duvida cruel de qual livro gostei mais, eu adorei ''Jogos Vorazes'' mas ''Em Chamas'' esta realmente superando seu antecessor.
E tudo que me resta dizer é ''To doida para ver o filme e dar rosto e vida aos meus personagens e poder ver a arena pegando fogo!''


                                           
     ''E que a sorte esteja sempre com você!''

                                                                                                                                            

Titulo : Em Chamas
 Autor(es): Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
 Ano: 2011
 ISBN: 978-85-7980-064-1
 Trilogia: The Hunger Games
 Páginas: 413




                                                                                                                                         

5 comentários

  1. Vou ser bem sincera, li mais ou menos a resenha srsrs, eu só assisti o filme, e estou esperando meus livros chegarem para eu ler, estou mega ansiosa, mas quando vi que era a resenha de Em chamas, fiquei curiosa e vim dar uma espiadinha, mas gostei porque não tirou minha curiosidade srsrs, volto depois para dizer o que achei depois de eu ler o livro tá? rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nita!
    Eu só li Jogos Vorazes, ainda não deu para ler Em Chamas, infelizmente. Mas se eu já estava ansiosa para ler antes, imagine agora que li sua resenha! rsrsrs

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas pelos comentários!! Adoro ver vocês interagindo, comentando nas resenhas, afinal é por isso que estou aqui.
    Assim que lerem o livro venham me contar oq achou, combinado?
    Vocês guardam um segredinho? Essa semana vai começar uma promoção que vai presentear um sortudo (a) com o box de JOGOS VORAZES!!!
    Não percam bjos * - *

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus!!! Tá, tá, já sei: é ótimo, é perfeito... e eu ainda nao li nenhum da série!
    É oficial: preciso desses livros.

    Monique Químbely

    ResponderExcluir
  5. Eu sei, é perfeito d + Eu sou oficialmente LOVE PEETA!
    Obrigado pelos comentário meninas... *____ *

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...