[RESENHA] Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?





Senhoras e senhores bem vindos aos Jogos Vorazes!
       Que a sorte esteja sempre ao seu lado   
 
O Mundo não é o lugar que conhecemos, não existem cidades ou estados, tudo esta dividido por distritos, num total de 12, cada um sendo responsável por algo que é fornecido para a Capital (o centro de tudo) o distrito 12 é o responsável pelo carvão, aos moradores não é permitido nada, não podem sair do seu destrito, não podem progredir, ser livre, na maioria vivem todos na margem entre a pobreza e a miséria, sobre a mira de armas e diversas ameaças, eles são controlados pelos cruéis pacificadores (responsáveis por manter a ordem e disciplina) a comando do presidente na Capital.
No destrito 12 vive nossa personagem principal  Katniss  cujo o pai morreu num acidente numa mina de carvão, que vive uma vida muito difícil, pois após a morte dele sua mãe entrou numa profunda depressão e ela ficou responsável pelos cuidados e alimentação de sua mãe e irmã mais nova Prim, sem poder trabalhar devido a pouca idade (sem contar que os trabalhos era apenas nas minas de carvão) ela enfrenta a floresta em busca de alimentos, aprendendo a caçar e pescar ela faz  o proibido, e assim tenta por comida na mesa, numas dessas caçadas ela conhece seu melhor amigo Gale ( uma garoto muito forte e bonito) que também as escondidas vai na floresta em busca de alimentos, justo formam uma equipe brilhante. Sua vida segue essa rotina até o dia da colheita mudar tudo.

O dia da Colheita é um festival onde todos em todos os distritos tem que vestir sua melhor roupa, colocar um falso sorriso no rosto e seguir com toda a família para a praça central, onde os jovens entre 12 e 18 anos são obrigados a colocar seu nome num sorteio onde uma garota e um garoto de cada destrito sera escolhido para participar dos Jogos Vorazes, um reality show para diversão da Capital onde 24 jovens são mandados a uma arena (florestas, geleiras... etc.)  para lutarem até a morte entre si, sem contar que na arena ainda teriam de enfrentar armadilhas, fome, frio, sede. Sobrevivendo apenas um ao final de vários dias de batalhas, o vencedor ganha fama e fortuna. Nesse ano apesar das milhares de crianças escritas Prim a irmã mais nova de Katniss é sorteada, sem ao menos pensar ela toma a frente da irmã e se oferece como tributo, o garoto escolhido é Peeta filho do padeiro e mesmo garoto que uma vez salvou sua vida a dar a ela um pão quando ela  criança já não conseguia mais andar de tão faminta.

Ir para os jogos não é fácil, deixar sua família sem esperança alguma de voltar viva também não, deixar Gale seu melhor amigo e por quem talvez ela sempre esteve apaixonada apesar de não saber ainda lhe é penoso, mas nada a preparava para o que estava por vir, Peeta se revela apaixonado por ela e conta tudo ao vivo, ir para arena com a missão de mata-lo é quase inimaginável, mas nessa luta ela se descobre uma guerreira forte e astuta, e sobre muitas dificuldade encontra em inimigos alguns amigos, e entre um companheiro um possível amor. Mas nada é o que parece e a Capital não vai deixar nenhuma forma de rebelião acontecer, tudo esta sendo monitorado e as cartas mudam a todo instante,papeis serão representados e os Jogos Vorazes nunca mais serão os mesmos!

''Matar ou morrer. Não há escolha na arena,
o mais capaz vence.

Que os jogos vorazes comecem!''


Paguei minha linguá com esse livro, eu dizia que não fazia meu tipo, prefiro romances, dramas mais reais, nunca fui fã de ficção juvenil, mas quando vi o box lindo na livraria comprei sem ao menos pensar se ia ler ou não, e quando comecei... Minha nossa! Esses Jogos Vorazes são eletrizantes, você começa a leitura e se vê totalmente envolto no enredo, louco para saber o que vira a seguir, quais armadilhas vão aparecer, quem ira matar quem, qual será o vencedor. São tantos os momentos de ansiedade, suspense, que se torna quase impossível largar o livro. A história é muito bem escrita com um ótimo fluxo de informações, temos uma boa descrição da paisagem, que em muitos poucos momentos de deixa agoniada, mas isso de deve ao fato de você querer virar a página para continuar vendo  lendo o jogo, com páginas amareladas que não canção a vista e letras proporcionais fica muito fácil de se ler, a capa é linda, com pequenos relevos e um inteligente simbolo que pode explicar muito bem o livro todo ( se não os próximos também) ela te da uma prévia do que vira a seguir. Nem tenho palavras para descrever  como recomendo este livro, que em muito me lembrou o filme ''O Gladiador'' não que a arena seja parecida, mas o estilo da história, pessoas obrigadas a lutar pela vida, pelo simples divertimento de outros, e com isso acumulando sentimentos de revolta e ira.
Adivirto a quem for ler ter muita calma, você deve estar de posse dos volumes seguintes (Em chamas e A Esperança) pois vai terminar esse primeiro volume frenético, alucinado pela sua continuação, totalmente sedento pelos Jogos Vorazes!


Titulo Original: The Hunger Games
Autor(es): Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
 Ano: 2010
 ISBN: 978-857980-024-5
Trilogia: The Hunger Games
Páginas: 397







4 comentários

  1. Jogos Vorazes é mesmo tudo isso o que você disse e muito mais! O livro é otimo né? Eu também estava um pouco relutante em lê-lo, mas quando conheci melhor a história sobre ele fiquei bem curioso e quando comecei a ler não consegui mais parar, leia os outros logo, você vai gostar!

    ResponderExcluir
  2. Gente, todos falando desse livro, ao mesmo tempo que eu quero ler... MORRRROOOO de medo! Que duvida!
    ;

    DSelene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  3. AAAH!!!! Poxa, eu também quero! O livro, o filme... Estou SUPER curiosa pelos dois.

    Monique Químbely

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários! Adoro ver vocês participando e comentando muito ;D
    Sobre os livro... Jogos Vorazes é d+++ e vicia! Por isso cuidado a DPL (depressão pós livro) é bem complicada, to mau :( rs
    Louca pelo segundo filme...e quem sabe a autora se anima vendo o sucesso e resolve escrever mais? *___________*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...