[RESENHA] O Diário de Suzana Para Nicolas - James Patterson



  
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas.As bolas se chamam trabalho,família,saúde,amigos e integridade.Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha.Se você a deixar cair,ela vai pular de volta.As outras quatro bolas - família,saúde,amigos e integridade - são feitas de vidro.Se você deixar cair alguma,ela vai ficar arranhada,ou lascada ou vai se quebrar de vez.
Depois de compreender a lição das cinco bolas,você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Nicky,eu finalmente compreendi...


Katie estava apaixonada por Matt,um poeta lindo,sensível,educado,amoroso,gentil,mesmos gostos....simplesmente o homem perfeito até mesmo nos pequeno defeitos,achando que tudo esta maravilhosamente bem,ela prepara um jantar especial onde pretende dar uma grande noticia a ela,sua gravidez,no entando sem aviso prévio,sem motivo aparente ele termina tudo nesse jantar sem dar ao menos uma desculpa,nem preciso dizer que o mundo  de Katie desmoronou...ela perdeu o chão e chorou tudo,acho que a maioria das mulheres que já teve a decepção do seu príncipe virar um sapo de uma hora pra outra, irá entender bem o que ela esta sentindo.No dia seguinte ela encontra um envelope na sua porta,nele tem um bilhete de Matt e junto um pacote escrito O Diário de Suzana para Nicolas...




Querida Katie,
Nada do que dissesse ou fizesse poderia chegar perto de expressar o que estou sentindo.Foi tudo culpa minha.Assumo toda a responsabilidade.Sinto muito pelo que permiti que acontecesse entre nós.Você é perfeita,maravilhosa,linda.Não foi você.Fui eu.
Talvez este diário explique as coisas melhor do que eu jamais conseguiria.Se puder,leia-o.
É sobre minha mulher,meu filho e eu.Preciso avisá-la,porem de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.
Nunca planejei me apaixonar por você,mas me apaixonei.
                                                                       Matt.
                                                                                                            
Após ler o bilhete ela começa a ler o Diário...e devo dizer que esse Diário é lindo,conforme vamos lendo,ficamos do lado de Katie,e muito bravos com Matt afinal como pode ele ter uma esposa?filho? o que ele estava fazendo traindo a esposa com a pobre Katie? No entanto todo o Diário é narrado (apenas uma parte Matt narra) pela esposa de Matt Suzana,é um Diário que ela fez para o filho contando coisas da sua vida antes de conhecer o pai dele,quando o conhece e o depois...casamento,o nascimento de Nicolas...etc e não tem como não se apaixonar por ela,ela é uma mulher maravilhosa!linda ,inteligente,alegre,extremamente boa mulher que poderia fazer qualquer homem se apaixonar,e exatamente como Katie ficamos confusos por que como odiar aquela mulher? Suzana começa o Diário contando ser médica de um importante e agitado hospital com uma vida bem corrida,ela tem um lindo cachorrinho chamado Gus e namora um médico com uma igualmente vida agitada,até um dia sua vida mudar para sempre.....
Aos 35 anos Suzana sofre seu primeiro infarto,isso mesmo com apenas 35 anos e um histórico de problemas de coração na família, Suzana vê sua vida mudar inteira.Valorizando sua saúde acima de tudo, ela se muda para uma cidade afastada de tudo, para trocar sua agitada vida de médica da cidade grande, pela pacata vida de uma médica do interior,e lá nesse recanto ela conhece o  Faz tudo,o cara que ajuda ela com a casa nova (pintar,pregar,concertar,construir) lá nesse recanto ela conhece ´´O Amor da sua vida´´ Matt, e nós junto de Katie e Suzana nos apaixonamos por ele também,com capitulos simples,curtos e rápidos visualizamos através das doces palavras de Suzana os seus dias maravilhosos junto de seu marido e seu filho,durante intervalos entre a leitura do Diário, Katie vai sofrendo muito a cada descoberta,pois ela ama Matt,mas Suzana e o pequeno guerreiro Nicolas são maravilhosos e ela não pode nem quer destruir essa família... mas como dizem nada é perfeito e se é perfeito de mais é por que algo de muito ruim esta prestes a acontecer...quanto mais nos apronfudamos no Diário vamos nos perguntando mais e mais o que Matt estava fazendo com Katie? ela é sim incrível...mas onde esta Suzana e seu filho? e simplesmente não da pra acreditar que ele seja mais um patife que engana a esposa e passa dias fora com a amante com desculpa de trabalho.Nas páginas do Diário não são apenas os grandes acontecimentos de sua vida que Suzana conta que nos emociona,são os pequenos também como esse aqui.

A outra coisa que sempre faz você dar risada é "uni, duni, tê". Não sei por quê. Talvez seja o som ou o ritmo das palavras. Só que, quando chegamos ao "sorvete colorê", você já está dando gargalhadas...


E é bem no fim numa jogada de mestre com as palavras que percebemos o que aconteceu com Suzana e depois com Nicolas.Adivirto a quem for ler que tenha em mãos lenços muitos lenços pois você ira chorar muuuuito,durante todo livro você se emociona mas no final você esta tão centrando nessa familia perfeita Suzana,Matt e Nicolas que fica quase impossível aguentar o desfecho,ficou com muita raiva do autor e me senti muito mal mesmo por tudo e extremamente tocada, e assim como Matt aprendemos que nem sempre as coisas são como deveriam ser,mas nem por isso a vida deixa de ser bela,ela pode perder muitas estrelas e com ela seu brilho, mas cabe a nós acender um vela e seguir em frente,devemos isso as pessoas que amamos e se foram, tanto quanto as pessoas que nos amão e estão aqui.
Me apaixonei por Katie,Suzane,Matt e Nicolas e sinto os como pessoas muito queridas e próximas e isso é o que eu amo na magia dos livros,nunca tinha lido nada desse autor antes mas agora me declaro oficialmente sua fã!!! ele me lembrou muito a maneira de escrever do Nicolas Sparks tirando a parte de seus textos serem mais curtos e rápidos e os  do Sparks ser mais demorado nos detalhes,e tem uma coisa que me deixa maluca,como homens conseguem escrever personagens femininos com tanta perfeição que as vezes penso que nem uma mulher conseguiria descrever a nós e nossos sentimentos tão bem.
Defino ele em uma palavra... EMOCIONANTE! 
 
Sobre o Autor :  

                           James Patterson

  
Com 230 milhões de livros vendidos em mais de 100 países, James Patterson é um dos maiores escritores do mundo. Recordista de presença na lista de mais vendidos do The New York Times, é autor das consagradas séries Alex Cross e Clube das Mulheres contra o Crime.


Título: O Diário de Suzana Para Nicolas
Título Original: Suzanne's Diary for Nicolas
Autor: James Patterson
Tradução: Cássia Zanon
Páginas: 224
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Página no Skoob: Aqui  Nota do skoob 4.6 !!!

3 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Estou ansiosa para ler O Diário de Suzana para Nicolas! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Nita!

    Olha, eu não gostei do livro não. Esta temática não me agrada... Mas gostei da sua resenha! Você expôs todos os seus pontos de vista e os provou; Bem legal!

    Um grande abraço!
    Blog Seis Milênios.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, parece um livro bem emocionante mesmo! Geralmente não gosto muito desse estilo de narrativa, mas quem sabe... HAHSUH.

    Isabela

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...