[RESENHA] Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks



''Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam  que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira que vocês escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar. Não tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares onde ele me levou, talvez sobre outras coisas eu tenha reclamações, suficientes pra encher uma tenda de circo mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo, e eu tampouco gostaria que tivesse sido de outro jeito. Noah Calhoun ''

Noah é um homem comum da cidade pequena, bem provinciano, simples e bom, extremamente bom, que na juventude conheceu aquela que seria seu primeiro e único amor para toda a vida...Allie, uma garota linda, alegre,com um grande talento para as artes, pinta como se fosse um anjo, que apesar de ter uma família com posses e nome importante, se mantem uma garota simples e muito boa que vai passar férias na pequena cidade de Nova Berna, onde conhece o tímido Noah que apesar de um pouco mais velho (ambos adolescentes na época) foi como amor a primeira vista, começaram com passeios escondidos dos pais dela que nada aprovavam essa amizade, ficaram abraçados em baixo de árvores e lendo poesias. Esse foi um verão magico, e ao final estavam completamente apaixonados um pelo outro, até que o verão acabou e com ele Allie teve que ir embora, ambos fazendo a promessa de dar um jeito de continuar juntos, mas com os desencontros da vida acabaram por perder o contato.
Noah enviou inúmeras cartas que interceptadas pela mãe de Allie nunca chegaram até ela, e com isso se passaram  14 anos sem contato.
Noah foi embora da cidade depois de se envolver em uma tragédia, Allie largou a pintura, ele por sua vez se fechou em seu mundo sem conseguir ficar com mais ninguém, por que em todas procurava ela.

Allie acaba por virar um robô na vida, fazendo dos seus dias uma rotina sem mudanças cheias de saudades de um passado feliz. Já Noah volta para sua cidade e decide reformar um casarão antigo que comprou e fica vivendo sua vida pacata entre pescar, trabalhar e todos os dias lembrar dela, ela conhece um bom homem que apesar de importante é bom o bastante para dar uma vida tranquila, normal, pacata e fica noiva, tudo isso até que a foto de Noah sai no jornal pela reforma da casa e Allie vê depois disso sua vida ser transforma. Ela sente que precisa ver ele, e decide ir a seu encontro, inventou uma desculpa para o noivo e se foi.  Chegando lá o amor foi mais forte que tudo, pois frente a frente eles se apaixonaram novamente ou nunca deixaram de se amar e ela teve que decidir, seria ela capaz de largar tudo, família, noivo, tudo, em troca do tipo de amor que só se encontra uma vez na vida? Do tipo raro que poucos conhecem se é que alguém conhece.

Noah é quem narra a história, na maior parte de trás para frente, em quanto ele se encontra num asilo já muito idoso, com sua esposa numa situação que te faz pensar, esse fim faz  todo o começo valer a pena? Esse livro é fascinante, lindo, emocionante, Nicholas Sparks conta da forma que só ele é capaz uma das histórias de amor mais linda e forte que eu já vi, de uma maneira comovente...

Não sou nada especial, disso estou certo.Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e,para mim isso sempre bastou...Noah Calhoun


Nicholas Sparks é um romântico incrível! Simplesmente não consigo ler um de seus livros sem uma boa dose de lágrimas e bons suspiros, todas suas histórias tem muito romance, e claro sofrimento também, mas de uma maneira equilibrada e bem real, todos seus personagens vivem situações cotidianas, coisas que poderiam acontecer com qualquer um em qualquer lugar, como se apaixonar,amar profundamente, se desiludir, sofrer, perder. Seus contos de fadas nem sempre tem finais felizes, o que não quer dizer que não seja os finais certos, seus personagens aprende grandes lições nos seus livros, e nós podemos acompanhar tudo, torcendo por eles e seus finais felizes. Apesar de muitas  vezes cada um tem aquilo que deve ter, não o que desejamos, e  mesmo que não compreendendo, vemos eles aprendendo isso de uma forma dura mas de um jeito estranhamente certo. Tenho que dizer que para um homem ele descreve melhor os sentimentos femininos do que muitas escritoras que eu já li.



Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance Romântico
Páginas: 244





6 comentários

  1. AMEI A RESENHA, nunca tive vontade de ler esse livro, por incrível que parece, mais agora fiquei ;//
    PARABÉNS, beeijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu devo ser a unica pessoa no mundo que ainda não li esse livro, só pode.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. FOi o primeiro livro do Nicholas Sparks que li, e devo dizer que me surpreendeu positivamente, apesar de ser bem triste. O livro trata de perda, mas tambem fala de superação. Foi isso que o Noah teve que fazer, apesar de ter levando toda uma vida com a lembrança de sua amada...
    Se vc quiser postar a crônica que leu lá no blog, fique a vontade... A propósito, que fazer uma parceria com a gente?

    BJS!

    http://www.alquimiadosromances.com.br/

    ResponderExcluir
  4. mores obrigado pelos comentários!!! isso é oq me faz manter este blog ativo!!! e alquimia dos romances...vou visitar seu blog agora mesmo...se quiser fazer parceria eu irei adorar! entra em contanto pelo e-mail...pode ir pela página de entre em contato ou pelo e-mail direto erenita-marques@bol.com.br...bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse livro aqui em casa e ja peguei ele 3 vezes para ler, mas nao consegui, não sei o porque, mas toda vez que pego não tenho coragem de ir em frente, talvez por saber que o autor deixa a gente desolado, mas ainda tenho esperanças de ler essa historia que parece ser muito bonita!

    ResponderExcluir
  6. Linete, você não precisa se preocupar em não ter lido esse livro. Você vive esta história comigo ao seu lado, seu Noah..
    Te amo tudo meu amor
    Wood

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.