[RESENHA] Ninguém é de ninguém - Zíbia Gasparetto




Ciúmes ah sentimento maluco insano! Quem nunca sentiu ciúmes? Duvido ter alguém que levante a mão.
Nesta história seus personagens sofrem muito e fazem sofrer aqueles que "dizem" amar, pelo tão famoso ciúmes, na maioria das vezes se não todas tratamos mesmo que no íntimo pessoas como objetos, com desejo de posse e confundimos "amor" com posse, obsessão, poder, orgulho e vaidade, colocamos horários para tudo, definimos até que vestes ele (a) vai usar, onde vai com quem, como, quando, onde. Queremos controlar tudo, e para defendermos nossos erros dizemos "quem ama cuida" rs ai emendamos "só estou cuidando do que é meu" como dizem o peixe morre pela boca! Cuidando do que é meu? E quem disse que sou seu? 

Neste livro vemos muitas loucuras em nome do amor, ou melhor dizendo do falso amor e todos aprendem de formas inusitadas e através de duras lições, Gabriela cuida da casa dos filhos e ainda trabalha fora no entanto seu marido Roberto nunca esta satisfeito sempre querendo que a esposa cumpra seu papel de domestica e cuide apenas dos filhos, até que um golpe que ele leva de seu sócio faz com que ele perca todo o dinheiro e passe a viver as custas da esposa o que para ele é pior que a morte, tudo na vida dele começa a ser só lamuria, sofrimento, tristeza. 
No começo sua esposa compreende, mas depois de um tempo ela começa a querer e exigir que ele reaja levante a cabeça e continue a vida. No entanto ele não consegue e só pensa em vingança, na triste situação em que se encontra mas sem nada fazer para mudar, começa a ter um ciúme possessivo da mulher e não percebe que com essa atitude "ele" é quem a esta afastando dele próprio, chegando a se juntar a esposa do chefe de Gabriela uma mulher maluca que morre de ciúmes do marido por pensar que ele e Gabriela têm um caso numa trágica cena. 
Neste livro tanto os personagens como nós os leitores aprendemos que "Ninguém é de ninguém",não somos objetos, para pertencemos a alguém. Quando namoramos, a pessoa "amada" vive nos querendo mudar nunca satisfeita com quem somos, a sempre alguma "coisinha" que desagrada o outro (a) e nessa falsa ilusão ficamos sofrendo e fazendo o outro sofrer por querer o transformar no príncipe encantado ou princesa, querendo que o outro seja aquilo que não é....não seria mais fácil procurar aquele que se encaixa mais nos nossos altos padrões do que querer mudar o outro? Afinal quando se gosta de alguém não deveria gostar de tudo na pessoa?

Defeitos, qualidades, manias...etc? Bem, demonstra mais um modo de tentarmos dominar o outro como a um objeto. No entanto eu ainda acredito no amor, como diz nesse trecho de um livro da Zibia que amo:

- A incapacidade de amar das pessoas, não impede que o amor exista. Tenho visto coisas terríveis em nome do amor. E por causa delas as pessoas sofrem. Repito: O amor verdadeiro não é dor;é prazer, bem-estar. O resto são ilusões, sonhos que a vida vai destruir. Você está enganada. O amor incondicional é a única verdade da vida e a chave da felicidade." trecho do livro "Quando chega a hora"

E digo mais, se você ama alguém de verdade não pense que prendendo como a um pássaro na gaiola por medo dele içar vou e não voltar, trate o bem, ame o e deixe o livre para escolher seu rumo e ser exatamente aquilo que ele é, se o amor for recíproco ele volta, e se não voltar foi por que ele descobriu seu caminho em outros céus. E você  não deve se desesperar, pois praticando o bem e amando, também encontrará o seu lugar, pois o amor liberta e nunca aprisiona afinal de contas Ninguém é de Ninguém!   


                                                                                                                    Beijos
                                                                                                                               Nita

16 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Já li Ninguém é de Ninguém e gostei bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. parabéns,vc descreveu claramente a realidade.e doi saber e sentir este AMOR doentio. li o livro me ajudou muito mas estou sempre precisando destes puxões de orelha.obrigado. cida

    ResponderExcluir
  3. parabens pela sua bela resenha.vc descreveu muito bem este sentimento louco o AMOR.li livro ninquém é de ninquem,adorei,este ciume doentio mata mesmo.eu estou sempre precisando de uns puxão de orelha e no livro sempre tenho.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela colocação, li o livro e achei maravilhoso, assim como todos os outros que li da Zibia. Mas esse mostra bem como somos vistos pela pessoa amada e como os tratamos.Pura ilusão!

    ResponderExcluir
  5. Que opinião? seu julgamento sobre o livro é fantástico é sobrenatural que com tão poucas palavras resume e ainda dá o diagnóstico que de tanto orgulho em ler este post da vontade de publicá-lo para quem ainda se acha donos de pessoas... claro mencionando a fonte Nita (http://paposobrelivros.blogspot.com.br) parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios, fico muito feliz de ter gostado da resenha, é a maior alegria ouvir comentários assim. Vou me sentir honrada se publicar minha resenha em outro site, só não deixe de me avisar quando o fizer para eu ver e ter mais momentos alegres como este. Bjinhos =)

      Excluir
  6. Obrigada!!! Adorei seu comentário, fiquei muito feliz =) pode publica-lo mas me passa o link para eu ver? Nada me deixaria mais feliz que ver meu trabalho reconhecido em outro blog *___*

    ResponderExcluir
  7. Baixar o Livro - Ninguém É de Ninguém - Zibia Gasparetto - http://mcaf.ee/ij2c4

    ResponderExcluir
  8. E um livro insano mesmo, li e não gostei, nenhum homem tem ciúmes de mulher, mulheres existem aos bilhões e se oferecendo a eles! é um bom livro, para mulheres sonhadoras, que acreditam que um homem, poderia gostar delas a ponto de sentir um ciúme doentio desses, que livro fantasioso, outra já ouvi muitos homens falando que não se importariam de serem sustentados por suas mulheres, afinal de contas os direitos são iguais, elas que quiseram isso! E cá pra nós qual a mulher que não quer encontrar um príncipe encantado que trabalhe e ela cuide da casa. Trabalhar fora não é prazeiroso nem fácil. SEM NOÇÃO ESSE LIVRO.

    ResponderExcluir
  9. Nossa colega, você precisa de um choque de realidade! Planeta terra está te chamando!

    Trabalhar fora não é prazeroso para aqueles que não fazem o que gostam, que não têm coragem de ir atrás daquilo que os realizam... e ninguém precisa de príncipe encantado, somente mulheres idiotas, como você.

    ResponderExcluir
  10. Existe um milhão de pessoas, cada uma com o seu jeito! e por mais que você nunca tenha conhecido nenhum, existem homens ciumentos nesse mundo cheio de oportunidades e mulheres fáceis! Existe homens que são inseguros e por isso cultivam um ciúme doentio! Não viva somente no seu mundo!
    O livro não é sem noção!
    Abra seus horizontes e veja além da sua visão!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente falou tudo Nita.
    Peguei uns trechos da sua resenha e publiquei no meu blog, tá? Espero que não se importe!
    Parabéns você sabe se expressar muito bem. ;)
    SUCESSOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  12. voce nao sabe o que diz, o livro é otimo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...