RESENHA: Morte no Nilo - Agatha Christie

Olá!
Meu nome é Ana Carolina Nonato e eu sou a nova colunista do blog. E, para começar com o pé direito, que tal Agatha Christie?
Claro que não vou ficar só nas resenhas! Esperem por filmes, música e MUITO conteúdo nerd!


Título Original: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Record
Número de Páginas: 237
Ano: 1984
ISBN: 8501155047
Página no Skoob

Sinopse: A parte principal deste romance desenvolve-se a bordo de um barco, que navega pelas águas do Nilo, em cujas margens se levantam ruínas milenárias, restos de uma civilização dedicada ao culto dos mortos; e lá nesse ambiente fúnebre, uma deslumbrante garota, que tinha tudo - juventude, beleza, riqueza e felicidade —, perde tudo, num repente, ao ser assassinada na sua cabine. O assassinato foi cuidadosamente planejado, para que seja impossível descobrir o assassino, quem teve a má sorte de que Hercule Poirot estivesse de férias no Egito, e pudesse investigar seu crime - aliás, seus crimes, porque há mais de um — com uma maior atenção da que se tinha empregado em cometê-los. Para aumentar a intriga e o suspense, sabemos que entre os passageiros do Karnack, se encontra um famoso assassino profissional, que é perseguido pelo Coronel Race, amigo de Poirot e sagaz agente do Serviço Secreto inglês.


Introdução O livro retrata toda a trajetória de Linnet e seu marido Simon ao Egito, até que a milionária é assassinada. A principal suspeita é sua ex-melhor amiga, também ex-noiva do moço em questão.



Estrutura Comparado a outras histórias de Agatha, “A Morte No Nilo” é um dos melhores, apesar de a narrativa ser bem mais lenta. O contexto dos crimes é inimaginável, e seu desfecho é igualmente surpreendente.

Capa Chamou a atenção pelo título e pelo desenho. Uma mulher com um homem misterioso à espreita é realmente instigante.

Análise Como dito anteriormente, a narrativa é mais lenta, mas creio que é proposital. O desfecho é realmente incrível, e talvez se não houvesse essa desaceleração no enredo, o final ficaria óbvio ou dedutível. Os elementos costumeiros de Agatha estão presentes (como sempre); o mais interessante, porém, é o viés pessoal em que Poirot se encontra, justamente por estar em férias. Pela primeira vez, é envolvido em um crime “quase sem querer”.

Por que escolhi este livro? Por ser de Agatha Christie, e se passar no Egito (e não me arrependi!).

Personagem Favorito
Sr. Ferguson! Estive a torcer por ele o tempo todo, apesar de ser intempestivo e seus ideais se conflitarem com seus sentimentos (realmente complexo).

Avaliação
- Nota de Capa: 9
- Nota de Enredo: 10
- Nota de Coerência e Coesão: 10
- Nota da tradução: 9
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 10

Média: aproximadamente 9,7

Nota do Livro:

Recomendações
Para pessoas que admirem a literature de Agatha Christie, e de bons romances policiais, com enredos excelentes e coerentes.

A Autora
Dame Agatha May Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 400 milhões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.

5 comentários

  1. Agatha Christie é diva!!
    Estou longe de ter lido tudo o que ela escreveu, mas os livros dela são insuperáveis.

    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  2. Agatha Christie é uma das minahs escritoras preferidas, adoro a a narrativa dela e ela sempre cria histórias inteligentes. Ótima resenha!
    Bj
    http://alinenerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa!! Adoro Agatha, ela é a melhor escritora que já existiu. Este livro eu nunca li, mas já coloquei na minha Wishlist.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo " Morte no Nilo" e diga a vcs, é um dos melhores livros que eu já li. Ele está quase no final e sabe quando vc tá lenda uma coisa que é tão boa, que quando acaber vai ficar um "vazio" ele é assim, eu sempre conheci a Agatha, ouvi falar mt dela, mas nunca tinha lido. Vale a pena, e lerei mt mais.

    ResponderExcluir
  5. Agatha Christie é maravilhosa. Meu preferido é Brinde de Cianureto, mas não houve um só livro sequer que eu tenha lido e não tenha gostado.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...