[Eventos] Grupos, Bienal do livro e suas utilidades



Hoje venho com uma proposta diferente para discutir por aqui. Alguma vez você já se pegou lendo aquele livro MA-RA-VI-LHO-SO e de repente descobriu que nenhum dos seus amigos próximos leu? Novela, filmes e notícias do Jornal todo mundo sabe discutir, mas livros? Hã? Que isso? Ninguém tem uma opinião, ínfima que seja, a dar.

Dizem que bons leitores são solitários. Concordo e discordo com isso. Ler é um ato solitário mesmo, a não ser que estejamos lendo para alguém, o que não é o caso. Mas ler e não ter com quem discutir é totalmente frustrante. O bom leitor quer ouvir outras opiniões, quer debater um assunto polêmico, quer muitas vezes criticar aquele autor, elogiar um outro. Ou seja, o leitor necessita de um grupo afim.

Grupo - Cheguei onde eu queria. Mas onde encontrar pessoas que queiram falar sobre livros sem se entediar, ou fingir prestar atenção? Pois, esse ano, encontrei a solução em uma ferramenta totalmente acessível hoje em dia, o smartphone. Claro que vocês já ouviram falar de Grupos no whatsapp, mas não aquele grupo bobo, cheio de gente querendo tornar o aplicativo mais um Facebook ou um Orkut. Sinceramente esse eu dispenso, prefiro ocupar meu tempo com um livro. Mas e um grupo literário, com pessoas que tenham o mesmo interesse que você, a leitura?

Foi com esse pensamento que formei meu primeiro grupo, o L&R (Lendo e Relendo). Convidei uns parentes, alguns amigos que eu sabia que gostavam de ler. Defini um tema para ser discutido.
O que você está lendo?
Ou simplesmente lancei um desafio simples:
Baseado no livro que está lendo agora, e se colocando no lugar do seu personagem principal, me diga: Quem é você? Onde você está? E o que você procura?
Assim os integrantes tinham plena liberdade para brincar com a criatividade, se expressar ou mesmo analisar a obra por outro ângulo sem a necessidade de dizer título ou autor. Os integrantes tentavam descobrir com base nas descrições do colega. E não é que deu certo?

Esses grupos fortalecem nossa relação com o livro e tornam nosso tempo mais produtivo. Mesmo que em sua cidade não tenha um clube do livro ou grupo que se reúna com frequência, o whatsapp supre boa parte das carências do leitor. Hoje estamos com o primeiro grupo lotado e o segundo em plena formação com quase metade do máximo de integrantes. Gente de muitas partes Brasil. 

Então qual seria a relação desses grupos e a tão falada 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontece esse mês logo no final dessa semana? Pois bem, sendo esse evento tão esperado, muitas pessoas pelo Brasil separam um tempo em suas agendas para visitá-la. Assim por que não unir o útil ao agradável e fazer um belo encontro dentro do evento?


Estandes de editoras, Autores famosos e programação cultural voltada para o leitor e, o melhor, muitos livros, é tudo que esperamos como cenário para um encontro do grupo. Promessa de muitas compras, discussões apimentadas e assunto para mais de um mês de bate-papo no L&R.

Ouso a dizer que as editoras estão falhando se não voltarem suas publicidades para esse tipo de público, pois incentivamos novos leitores, promovemos a divulgação de lançamentos, testamos e abusamos de novos autores. Englobando leitores de todas as idades, sem segregação de gênero e gostos literários.

Mais grupos como os nossos estão espalhados pela rede, basta saber onde procurar. Instagram, Facebook, Skoob ou Twitter, sempre lançam novos grupos. Procure aquele que atende as suas necessidades de leitor e evite os que fogem ao tema com assuntos banais, esses geralmente só consomem seu precioso tempo. E até a Bienal, espero ver vocês por lá.

17 comentários

  1. Adoro o grupo! Ótimo lugar pra discutir leituras! Todos muito gentis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta... Pode convidar seus amigos... receberemos todos muito bem.. obrigada pela visita... Bjus

      Excluir
  2. Gente, participo do grupo e é mesmo muiito legal compartilhar a nossa opinião com os outros!!! :D Pena q moro no Rio :/ c ñ eu iria ao encontro na Bienal!!! <44

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não teremos outras oportunidades para nos encontrar por ai? bjus e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Eu faço parte da família @lendoerelendo e tenho que confessar que não há terapia melhor que poder compartilhar e absorver junto com meus amigos do grupo tudo que esse mundo maravilhoso da leitura tem a nos oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro sua presença lá amigo... somos verdadeiramente uma família.Obrigada pela visita

      Excluir
  4. estou tão ansiosa para Bienal ♥
    A gente se vê lá!
    Essa ideia do grupo é ótima, nada melhor do que falar sobre livros
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiedade é meu nome Claudia... Com certeza a gente se esbarra por lá... obrigada pela visita... bjs

      Excluir
  5. Ótimo grupo e uma ótima dica, grupo que parece uma família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou uma Família disfarçada de grupo hem Adriel? Adoro te ver sempre por lá... Obrigada pela visita.. bjus

      Excluir
  6. Adorei esse post com a ideia de grupos literarios. A melhor coisa é discutir livros com os amigos, pena que nem sempre dá por falta de nos encontrar, essa ideia de grupo parece uma solução.
    Bjuuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as discussões são acaloradas viu?? Obrigada pela presença no Blog... beijos

      Excluir
  7. Adorei a ideia do grupo e gostaria muito de participar... ainda há vagas?

    Parabéns pelo blog! Descobri por acaso e estou curtindo muito o conteúdo e as resenhas. Beijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos vagas sim, procure-nos no Instagram @lendoerelendo e será muito bem recebida... obrigada pela visita

      Excluir
  8. Oi! Parabéns pelo blog! Muito legal o conteudo!
    Sobre o grupo no whats ainda tem vagas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber como posso entrar no grupo do Whatsapp.
    Procuro muito grupos que falem sobre coisas de que gosto (como literatura).
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Quero entrar 031 8842 9870

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...