[Um pouco sobre] Distopias




Oi galera! Como vocês estão?

 Eu to morrendo de frio e ansiedade para a estreia de “Divergente” que será amanhã. Foi pensando nisso que eu resolvi criar esse post. Como todos sabem – ou a grande maioria – Divergente é uma trilogia distópica, formada pelos livros “Divergente”,“Insurgente”e “Convergente”. Infelizmente, eu comecei a ler o “ Divergente” e não terminei em função de outras leituras.

Mas da mesma forma que “Divergente” vem pras telonas, os dois primeiros volumes da também de Jogos Vorazes e outros tantos que estão sendo publicados pelas Editoras. Porém, você sabe o que é uma distopia?
Segundo dados da Internet, Distopia é:



Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa" . As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.”

Resumindo de forma bem bonita, distopia é o oposto do mundo perfeito. Normalmente em livros distópicos, as pessoas passam fome,são oprimidas e não tem razão. Quase sempre a violência é latente e seria um estado bem pior do que a ditadura que existiu em nosso país e existe em alguns outros.

Muito se discute se a distopia poderia acontecer num futuro e não duvido, sinceramente. O mundo atualmente está muito caótico. E todos os autores-que eu li pelo menos - são bem verídicos.Que tal conhecermos os principais livros distópicos publicados pelas Editoras?
*cliquem nas capas e vejam todos os seus dados no Skoob*



Jogos Vorazes    Em Chamas   A Esperança

Divergente     Insurgente   Convergente

A Novo Conceito publicou vários livros, eu deixarei apenas alguns, cliquem no nome na editora e na capa dos livos para maiores detalhes.


       

Estilhaça-me   Liberta-me    A Outra Vida

Muito se discute sobre esta trilogia ser uma distopia, mas acredito que ele é um romance com um toque distópico.


A Seleção   A Elite      A Escolha

Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda



Reiniciados   Fragmentada

E ai... Quais desses vocês já leram? Quais vocês vão ler? Eu to louca pela trilogia " Divergente", "A Escolha" e começarei a ler " Reiniciados".





6 comentários

  1. Você poderia mencionar 'Feios'... ^^

    A série é bem legal!

    Desses, tenho os livros da Kiera Cass e já encomendei as séries da Veronica Roth e Lissa Price. ^^

    Boa leitura!!!

    Cássia Lima
    Vivendo um sonho por dia e no Wordpress Vivendo um sonho por dia

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Encontrei seu blog por acaso, mas gostei muito.
    A trilogia Jogos Vorazes é uma das minhas favoritas, até resenhei todos no blog.
    Estou curiosíssima por Divergente, mas infelizmente ando sem tempo pra ler... vou acabar ficando no filme por enquanto.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Só li Starters e estou muito ansiosa para ler Enders.
    Beijos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Bom, esses dias pra trás eu reparei que leio distopias pra caramba! Depois que eu li "1984", fiquei perdidamente apaixonada pelo gênero e procurei ler outro... "Laranja Mecânica" (que é um dos meus favoritos), "Jogos Vorazes", "A Seleção"... Desses aí, o único que não li foi "Na Companhia das Estrelas", mas fiquei bem interessada.
    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! NOSSA!!!

    Distopias é meu gênero preferido sem duvida! Eu realmente "viajo" em toda trama que eu leio eu simplesmente me sinto totalmente dentro da trama. Dos que tu citou já li 11 (Jogos Vorazes, Divergente, A Seleção, Starters) e recomendo TODOS! Agora estou de olho para iniciar Reiniciados. E realmente A Seleção é uma distopia "leve" porem em A Elite já temos mais detalhes da sociedade, e tudo indica que o gênero se consolida em A Escolha ^^

    Tem outras distopias tbm que não mencionou mas vale lembrar, como Laranja Mecânica, A Hospedeira, 1984 entre outros nossa!

    Amei demais seu post, pois tbm descobri mais 3 volumes para ir atras, como na cia das estrelas e na outra vida!

    Beijao! Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oie =)

    Eu amo DISTOPIAS. Destes já li a série Hunger Games, o primeiro de Divergente, série A Seleção, Estilhaça-me e estou lendo Reiniciados. Adoro, adoro!


    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...