[Resenha] Veneno - Saga Encantadas #01 - Sarah Pinborough




| Autora: Sarah Pimborough | Série: Saga Encantadas | Editora: Única | Páginas: 224 | ISBN: 9788567028002 | Skoob | Comprar |


Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um ''final feliz'' pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fada de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!


Repense seus vilões

Eu adoro contos de fadas, e quando penso neles é impossível – ao menos para mim- não lembrar na hora dos desenhos da Disney, então quando soube do lançamento da editora Única já tratei de adicionar Veneno à minha lista de desejados, pois fiquei bem curiosa com essa releitura, que mistura o Conto dos irmãos Grimm com o clássico da Disney.

Veneno é um livro sarcástico e sexy, no início conhecemos Lilith, a malvada madrasta da Branca de Neve e vemos como ela pensa e o que motivou suas ações com relação à enteada. Achei bem interessante saber mais sobre essa personagem e o que a influenciou a ser como é. Também narrado em terceira pessoa, ficamos a par da livre, selvagem e espevitada Branca de Neve, que de ingênua e boba não tem nada.

‘’(...) Uma rainha de gelo em uma torre e uma princesa em um cavalo de cavaleiro que nadava nua na floresta (...) Se a rainha preferia se esconder em sua terra, essa princesa era ligada à terra, uma criatura da natureza. Suas pernas magras eram longas e firmes, ela se movia com a graça do mais belo cervo branco. Esse não era um animal delicado; não era uma corça assustada da floresta. Ela era bela, sem sombra de dúvida, mas não frágil. ’’

Tudo o que Lilith mais quer é se livrar da enteada não importando o como. E quando o príncipe aparece na história, ela sabe que finalmente terá o que sempre quis, se livrará da Branca. Só que mesmo tendo o título de príncipe, esse personagem com certeza não é encantado e não se encaixa na versão criada pela Disney e eu fiquei bem perturbada com ele.

‘‘ O coração do príncipe quase explodiu. Bela boa e recatada. Exatamente o que ele sempre quisera. A princesa perfeita. ‘’

A protagonista é a Lilith e enquanto o livro mostrava o seu ponto de vista eu estava adorando a leitura, mas quando trocou para o ponto de vista da Branca de Neve, para mim perdeu a graça.

Sarah Pinborough reconta o clássico da Branca de Neve, sem rodeios e com algumas cenas eróticas desnecessárias. Gostei do fato da Sarah ter explicado o porquê de várias situações, como por exemplo, porque os anões são todos homens e como a rainha conseguiu aquele espelho encantado, entre outras curiosidades; e ela também faz conexões entre esse conto e outros como João e Maria, e Aladdin.

A leitura foi fluida e eu com certeza pretendo ler os dois próximo livros da série Encantadas. A diagramação do livro está belíssima, parece um livro de conto de fadas, dá para ver que a editora teve um cuidado especial em como o livro seria por dentro e indico para todos que sempre quiseram conhecer mais a vilã desse conto de fadas.


‘‘ Entretanto, de algum modo aquela reação do rei a divertira. A que se devia essa necessidade de ser visto como benevolente? Se é para ser cruel, então admita isso. Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza.’’


8 comentários

  1. Oi Andréa,
    Nossa, terminei esse livro ontem e preciso dizer que não gostei do fim, não por ser diferente, mas porque não entendi o porquê daquilo
    (não quero dar spoiler, mas acho que você vai entender do que estou falando)
    Espero que na continuação eu consiga descobrir tal motivação, porque se não ficarei muito frustada ^^'
    Adorei a resenha e concordo bastante com você ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia,
      Pois é, sobre o final eu acho que esse personagem tinha sérios problemas psicológicos e eu tenho as minhas teorias sobre a motivação, rs. Também espero que no próximo livro tenha algo sobre o final, mas não estou botando mt fé de que ele será comentado.
      E que bom que gostou da resenha :)
      Beijos

      Excluir
    2. Olá gente.
      Tava pensando em comprar a saga Encantadas.. porem , uma amiga disse q era Erótico e isso nao gosto de ler livros assim..
      Enfim , vcs q ja leram , O livro eh erótico?

      Excluir
  2. Ola Andréa tudo bem?

    Nao conhecia este livro, mas pela resenha me interessei bastante. Gostei muito por ter a ver com outra visão de um "conto de fadas" por este motivo estou louca para ler O Lado mais Sombrio que é lançamento, conhece?

    Não vejo a hora de ler certamente Veneno entra para a minha "listinha" de leitura

    Bjao! Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi,
      Adoro releituras de contos de fadas, gostei de Veneno por apresentar o lado da vilã e espero que você também goste!
      Quero muito ler O Lado Mais Sombrio, adicionei esse livro à minha wishlist desde que li sobre o seu lançamento lá fora e estou bem ansiosa para enfim lê- lo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oii tudo bem ?
    Adorei a resenha e seu blog todo tb é muito lindo. Parabens.
    Estou doida pra ler esse livro, já tenho ele, mas ainda não deu pra começar. Espero gostar né?

    Beijos, Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivana,
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e do blog :)
      Também espero que goste de Veneno, depois que ler venha me dizer o que achou, ok.
      Beijos

      Excluir
  4. Ameei seu blog, vou vir visitar mais vezes :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...