Abuso de fraqueza e outras manipulações! Onde termina a influência e começa a manipulação?

mulher com medo de apanhar getty images 600 Onde termina a influência e começa a manipulação?


“Falar de abuso de fraqueza é questionar os conceitos de consentimento, submissão e liberdade. O consentimento de uma pessoa seria invariavelmente indício de real concordância? Essa pessoa estaria de posse de todos os elementos necessários para fazer uma escolha? Seu consentimento basta para afirmar que o ato é lícito? A resposta a essas perguntas vai além do direito, mobilizando também a moral e a psicologia. [...] Os acontecimentos da atualidade  demonstram diariamente: certos atos podem não ser juridicamente sancionáveis, mas podem parecer moralmente contestáveis para certas pessoas.”

abuso de fraqueza e outras manipulacoes marie france hirigoyen 6001 Onde termina a influência e começa a manipulação?Com uma análise baseada em anos de pesquisa e experiência clínica, Maria-France Hirigoyen escreveu Abuso de Fraqueza e Outras Manipulações, livro que, como os demais da autora, tornou-se referência no assunto. Maria-France é autora do best-seller Assédio Moral.

A autora, que tomou a iniciativa do projeto de reconhecimento do assédio pela lei francesa, desmonta, nessa obra, todos os mecanismos do abuso do indefeso. A começar pelo argumento de que um consentimento pode ser aceito segundo o modo pelo qual se consegue atingi-lo.

Em Abuso de Fraqueza e Outras Manipulações, Marie-France mostra como se passa da influência à manipulação, o que diz a lei e quais são os públicos particularmente frágeis; tudo minuciosamente detalhado em uma linguagem acessível a todos. Segundo a própria, “a dificuldade toda decorre do fato de essa barreira moral não ser a mesma para todos. Onde, então, posicionar o cursor?”.

No fim, ela termina dando uma visão ampla de todos os tipos de manipuladores, dos mais banais aos mais temíveis.

O livro ainda oferece uma visão ampla de todos os tipos de manipuladores, dos mais banais aos mais temíveis. A obra é ferramenta indispensável para se precaver de tais ações, mas também para que a sociedade compreenda como esse abuso ocorre.

Entender não é somente o primeiro passo na direção de ser melhor, mas também o melhor meio de evitar que isso se repita. Tradução de Clóvis Marques.

Fonte: R7



Um comentário

  1. Eu adorei esse livro. Fiquei feliz por ter escolhido ele, a capa é linda demais, por foto chama atenção e em mãos é ainda melhor.
    Adorei os momentos do Ty como Joe, as novas amizades, foi um livro que me surpreendeu. =)

    Minha Velha estante

    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...