[Resenha] Pela Luz Dos Olhos Seus - Janine Boissard




| Autora: Janine Boissard | Editora: Arqueiro | Páginas: 216 | ISBN: 9788580 412109 | Skoob | Comprar 


Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão. Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão. Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia. Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos. Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?


Primeiramente, gostaria de agradecer a editora Arqueiro por disponibilizar o livro Pela Luz dos Olhos Seus para leitura no grupo Livro Viajante do Skoob.

‘ Aquelas vozes me diziam o que eu sempre soube intimamente, estamos sozinhos num mundo de grande beleza e infinita dor. ''

Pela Luz dos Olhos Seus é dividido em três partes (1º-Ela, 2º-Ele, 3º-Eles) tendo como protagonista a jovem de 26 anos, Laura, que narra sua história em primeira pessoa na primeira e na terceira parte do livro, já a segunda parte fica por conta do ponto de vista de Claudio Roman, que é narrado em terceira pessoa (e que também narra, junto à Laura, a 3ª parte: Eles).

Laura Vincent nasceu em Normandia, é a filha pequena de um padeiro e é a menos bela quando comparada à irmã, mas é a mais inteligente, mora em Paris e trabalha numa agência que é responsável por cuidar e alavancar a carreira de muitos famosos. É então que num belo dia, seu chefe a incube de um novo serviço: deverá cuidar do grande tenor, Claudio Roman, que por ventura de um bárbaro acidente acabou ficando cego; ela deverá ser sua assessora de imprensa e guia durante suas apresentações. Já que Laura adora música e terá um bom retorno financeiro em troca, ela acaba aceitando a proposta sem nem ao menos já ter ouvido a bela voz do Sr. Roman.

‘‘Além do mais sempre gostei de música, tanto a denominada ‘‘clássica’’ quanto a ‘‘pop’’, do violoncelo ao acordeão. Ela transforma a dor em poesia e, às vezes, o infortúnio em ópera. Impossível viver sem ela. Vocês imaginam um mundo sem passarinhos? ’’

Mesmo não conhecendo sua bela voz, Laura é ciente da sua fama como grande tenor e de ter muitas mulheres em sua cama e quer que seu relacionamento com o cantor seja estritamente profissional, isso até ouvi-lo cantar e se apaixonar por ele. Mas Laura tem complexo de patinho feio, não se acha boa o suficiente e não quer ser apenas mais uma mulher descartável na vida de Claudio.

‘‘ Um amor de fã pelo ídolo. A obscura provinciana e o homem realizado, bonito, rico, que tinha todas as mulheres a seus pés. Melhor: o homem ferido! E eis que a inocente garotinha encontra o caminho de seu coração... ’’                                                                          ‘’Sem dúvida apaixonei-me por uma voz e seu dono. Uma voz ao mesmo tempo leve e forte, vaga brisa sobre os rochedos ou furor da tempestade. A voz de um homem que exprimia como nenhum outro a beleza do mundo, sua crueldade e nossa solidão. ’

Claudio é amargurado por ter ficado cego após um ataque criminoso, é um homem de poucas palavras que, quando canta, tem uma voz profunda, tocante e comovente e é claro, aprecia mulheres, sexo, festas, bebedeiras e não tem fé no amor. Antes de perder a visão, ele iria interpretar Alfredo, personagem principal da ópera La Traviata, inspirada no clássico de Alexandre Dumas ‘‘A Dama das Camélias’’, e perder a oportunidade de realizar esse grande sonho destruiu uma parte da sua alma e da sua vontade de viver deixando-o ressentido e triste. Mas ser cego não impediu o tenor de continuar cantando em alguns de seus shows e de fazer muito sucesso, acompanhado de uma fama de arrogante, prepotente e mulherengo. Nenhuma pessoa fora capaz de romper as barreiras que ele construíra ao redor de si, isso até Laura entrar na sua vida.

‘’Havia sido um tenor brilhante, feliz com seu sucesso, apaixonado pela vida e pelas mulheres, cuja voz refletia a alegria de viver. (...) Durante dois anos de inferno, tornara-se aquele homem mortalmente ressentido, amputado da parte mais importante de seu repertório, privado de futuro, que não cantava mais senão o abandono, o sofrimento e a noite. ‘’

Ambos acabam se tornando amigos e confidentes, Claudio vê em Laura uma pessoa muito especial e como a mesma nunca lhe pede nada em troca, Claudio faz uma promessa, diz que Laura poderá pedir o que quiser, que ele até mesmo traria a lua caso ela quisesse. Num momento oportuno Laura reivindica o cumprimento dessa promessa, após conversar com um médio oftalmologista, Laura está ciente de que Claudio tem chances de voltar a enxergar caso realize um transplante de córnea e ela pede que ele o faça, pois ela quer mais do que tudo que ele seja feliz e sabe que ele só o será quando voltar a enxergar, para que enfim possa interpretar Alfredo de La Traviata.

‘’A gente inventa todo tipo de coisa para dar asas à esperança e acaba com cara de idiota, com uma promessa a cumprir. ’’

 Após muito relutar acaba cedendo ao pedido da ‘‘pequena’’, a cirurgia se realiza e é um sucesso, só que quando volta a enxergar, Laura não está mais no hospital, nem mesmo na cidade, ela simplesmente desaparece e Claudio se vê aflito por não ter conseguido ver o rosto daquela que o tirara de um mundo de trevas.

‘’Fazer o homem para quem vivemos acreditar de corpo e alma que não o amamos para poder libertá-lo. Será isso o amor? O amor exige tanto sacrifício? ‘’

A partir daí ocorre alguns desencontros e casos e acasos, mas Claudio nunca consegue esquecer do perfume e da voz daquela que para ele é a sua Violetta. Após a cirurgia vemos como Claudio deve ter sido antes do seu acidente, sua personalidade muda completamente, ainda bem, pois eu não tinha empatia por ele quando cego e temia por Laura, já que na maioria das vezes ele era um babaca com ela.

Eu gostei do livro, ótima premissa e enredo, mesmo sendo um pouco clichê, mas senti que faltou algo, queria mais diálogos entre os protagonistas e o final... achei muito abrupto, a mudança da forma de pensar dos personagens mudou muito rápido e o desfecho em si foi muito simples! Poxa, eu queria ver o diálogo que eles muito provavelmente devem ter tido.

Pela Luz dos Olhos Seus é um romance despretensioso e belo, mesmo com algumas falhas, eu o indico para aqueles que gostam do gênero. Diagramação simples, folha e tamanho de letras confortáveis para leitura e uma boa revisão, achei a história bela e charmosa.

‘‘ (...) Sim, o amor era de fato essa coincidência perfeita entre duas criaturas, alma e carne confundidas numa mesma chama. Era de fato aquela doação total, na qual nos esquecemos de nós mesmos pela felicidade do outro. ’’ 


Um comentário

  1. Eu realmente preciso ler este livro, cada resenha que leio fico mais encantada com o enredo.
    Bjs, ROse.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...