[PROGRAMAÇÃO] Hora de Clarice 2013 - Homenagens ao aniversário da escritora!




Hoje dia 10 de dezembro, às 19h, o Instituto Moreira Salles comemora novamente a Hora de Clarice, ocasião do aniversário da escritora Clarice Lispector (1920-1977). A ideia é tornar a data parte integrante do calendário cultural brasileiro. 
Para celebrar a Hora de Clarice em 2013, o IMS promoverá o evento Além do vento há uma outra coisa que sopra - Sete atos com As palavras de Clarice Lispector. As atrizes Cláudia Abreu e Malu Mader farão uma leitura de frases selecionadas pelo acadêmico e pesquisador, Roberto Corrêa dos Santos, curador do mais recente livro da autora As palavras, lançado pela Ed. Rocco. 
Além da programação especial, o IMS criou há um ano um site dedicado exclusivamente à autora. O objetivo foi proporcionar um ambiente de pesquisa bastante completo, rigoroso quanto ao mapeamento de informações, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduandos, pós-graduandos e admiradores da obra de Clarice. “Há, sobre a escritora, muitas informações dispersas, por exemplo, quanto às bibliografias, traduções. No site conseguimos reunir praticamente tudo”, explica o organizador Eucanaã Ferraz. Na página, pode ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkmin e Rosa Gens, professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. 
O site apresenta também comparações de traduções em diferentes línguas de um mesmo trecho de um determinado livro, além de publicar uma cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nadia Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

Hora de Clarice 2013

Além do vento há uma outra coisa que sopra
Sete atos com As palavras de Clarice Lispector

Terça-feira, 10 de dezembro, às 19h 

Com Cláudia Abreu e Malu Mader
Concepção e direção: Roberto Corrêa dos Santos
Lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. 

Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: 21 3284-7400 – 21 3206-2500

Outras instituições também participam da Hora de Clarice, conforme abaixo:

Sábado | 14 de dezembro de 2013 | das 11h às 19h

Museo Del Libro y de La Lengua de La Biblioteca Nacional
Av. Gral Lãs Heras 2555, Buenos Aires, Argentina

Plataforma 1: Leituras. Uma estação de rádio em que os escritores lerão fragmentos da obra de Clarice. 

Plataforma 2: Artes plásticas. Oficina de artes plásticas para crianças e adultos  a partir de trechos da obra Água Viva. (artistas convidados: Fabiana Barreda, Marcela Cabutti, Julia Vallejo Puszkin).

Plataforma 3: Música e Dança. Espaço de dança organizado por Fabiana Capriotti, Andrea Servera, Jimena Pérez Salerno, Debora Diskin. Apresentação musical com Rosal, Sebastián Schachtel, Liza Casullo, Federico Joselevich y Adi Azicri y el cuarto del loco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...