[RESENHA] Trilogia Wake - Lisa McMann


| Autor: Lisa McMann | Selo: Novo Século | Páginas: 208 | ISBN: 9788576793402| Skoob | Comprar |

Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...

Eu fui a biblioteca que frequento sempre pegar o livro Feios para ler, e enquanto passeava pelas prateleiras eu o vi. Já tinha o visto num vídeo da Pam, do Garota It, então eu peguei, li a sinopse e achei interessante...Agora vejamos porque o livro me surpreendeu.
O livro conta a estória de Janie, uma adolescente normal de 16 anos que entra no sonho das pessoas e que se sente excluída e perturbada em função disso. Ela tem uma melhor amiga, Carrie e uma quedinha o Cabel. Além disso, ela não conhece seu pai e sua mãe não se importa com ela.


"Ela é forçada não somente a ficar, como também a ser testemunha daquilo."

A primeira coisa que reparei assim que comecei a ler foi a ausência de informações. Quando se é leitora a anos como eu, e  já se leu diversos livros de diversos autores, você se acostuma ao fato de que alguns autores são extremamente detalhistas, daqueles que contam a cor da calcinha da protagonista, até aqueles que você não sabe de nada sobre o enredo e a trama. A autora tem uma ausência de detalhes que embora bom, por te fazer devorar o livro em busca desses detalhes, te frusta quando você não os encontra.
Janie é pessimamente descrita físicamente e emocionalmente, e a descobrimos através da pobre descrição que a autora  nos mostra.Ela é bem comum, a tipica adolescente norte-americana que se mete em furada, que tenta ser alguém e não consegue. Ela é bem corajosa e sincera, ela não esconde o que sente em momento algum, seja alegria, tristeza, raiva ou vitória. Gosto da sua curiosidade e da sua integridade.

"No entanto, quanto mais velha, com mais frequência seus colegas de classe dormem.E quanto mais crianças dormem, mais confusão trazem para Jamie."

Carrie sua melhor amiga é daquelas amigas que eu gostaria de ter. Mesmo sendo louca e inconsequente, ela é super ousada, divertida e sincera. Apoia a amiga e não exige.
Cabel é um mistério, no princípio o acho um idiota, depois um drogado e por fim alguém que já passou por muita coisa. Principalmente através do seus sonhos.

"São os paralisantes, os pesadelos que dão arrepios e tremedeiras, que estão matando."

Mesmo com tantos personagens bons e um enredo que mistura sobrenatural e mistério, ação e romance, a autora conseguiu me fazer não me apaixonar pela trama apenas pela sua forma de escrever.
O livro tem seus fatos narrados e divididos em dias e horas, e isso é muito frustante. Compreendo que o objetivo foi criar um suspense, uma necessidade de ler, ler e ler, mas isso com o tempo te irrita, porque destrói o seu fluxo de leitura.
A ausência de detalhes na narração foi outra coisa que me irritou, algumas coisas aconteceram do nada, como o envolvimento de Camel e Janie, Janie controlando seu dom, e outras coisas. Não há uma progressão nos fatos, apenas uma enxurrada de informações entregues de forma cruel e direta.
O livro é bom, não apenas pelos personagens mas também pela proposta.
Lerei em breve sua continuação.

"As coisas ruins nunca passam. E não é culpa de ninguém."




 

3 comentários

  1. Eu li esse livro mas faz muuuuuuuuito tempo então não me lembro de absolutamente nada!!!!
    Acho que quando puder vou reler pra lembrar!


    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Achei que só eu tinha me sentido estranha com a forma de escrever da autora... Adorei a proposta do livro, mas ao invés de me instigar e me acalmar, me irritava conforme seguia lendo. Tenho a trilogia toda em casa, mas só consegui ler o primeiro livro. Espero ter paciência para terminar os outros.

    ResponderExcluir
  3. eu amei o livro...apesar de ter alguns pontos negativos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.