Como fazer uma resenha ABNT - Regras da Editora Novo Conceito - Por Chrys Audi

Olá galera!

Este é um post feito especialmente para aqueles que são parceiros da Editora Novo Conceito e para aqueles blogs que pretendem ser parceiros. Tudo referente ao novo regulamento do programa páginas de vantagens.

Eu não sei vocês, mas eu estava ficando maluca com tantas regras! Me apavorou num primeiro momento todas as novas regras, principalmente no que diz respeito a resenhar. Graças a o blog que chamo de anjo salvador, mas que tem o nome de Todas as Coisa do Meu Mundo onde a Chrysthie Audi fez um post maravilhoso explicando as regras da ABNT, hoje dormirei em paz. 

Antes que alguém grite plágio! Eu pedi previamente autorização da responsável pelo blog Todas as Coisas do Meu Mundo, para copiar seu post aqui. Em caso de duvidas podem perguntar. ;)

Aqui vai o post:

Oi gente,

Tenho recebido muitas perguntas sobre como fazer uma resenha de acordo com as normas da ABNT.
Para quem não sabe, a Novo Conceito definiu esse conjunto de normas para as resenhas feitas dos lançamentos de Setembro em diante.

Realmente é mais complicadinho, chatinho, mas vejamos pelo lado bom, agora teremos que aprender um pouco mais sobre técnica e conhecimento nunca é demais não é mesmo?!

Mas meu trabalho aqui é facilitar e fazer com que vocês entendam como fazer suas próximas resenhas de forma a ficarem dentro dos parâmetros exigidos pela NC, seja para quem já é parceiro e deve seguir esta norma, seja para quem pretende ser parceiro, como eles dizem, é um diferencial!!!

Primeiro vamos saber o que é ABNT.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no país. É uma entidade privada, sem fins lucrativos que visa a criação de normas técnicas de forma a padronizar a troca de informações de modo a simplificar a troca de informação e gerar confiança, segurança e entendimento comum acerca de uma mesma matéria.¹

Bom, se isso simplifica ou não o nosso trabalho eu não sei, mas vamos ao que interessa: Como devo fazer minhas resenhas de acordo com as normas ABNT?

Bom, primeiro eu tenho que lhe dizer que a NBR (Norma Brasileira aprovada pela ABNT) sobre resenhas é originalmente voltada para resenhas escritas e impressas e não para resenhas escritas e colocadas no mundo virtual, então, algumas das regras terão que ser adaptadas e outras descartadas por não haver como aplicá-las, ok?!

Mãos à obra!

A Resenha crítica, que é o caso dos blogs deve ser estruturada da seguinte maneira:

1) Colocar os dados bibliográficos da obra que será resenhada;
2) Sinopse do livro a ser resenhado;
3) Este parágrafo deverá ser voltado à estrutura do livro, ou seja, falar sobre a divisão dos capítulos, sobre a narrativa (em qual pessoa), número de páginas, etc.
4) Resuma os acontecimentos do livro em 3 a 5 parágrafos;
5) Passe a fazer a análise crítica do livro. Somente nesta parte da resenha expresse suas opiniões, você pode falar sobre teorias, fazer comparações etc, seguindo as normas para referências. Não existe limite para esta parte da resenha, você poderá desenvolver livremente;
6) Agora é a hora de recomendar ou não a obra. Você já leu, já resumiu, já apresentou sua crítica. Você pode por exemplo indicar a leitura para jovens, para adultos, para quem gosta de fantasia, essas coisas...
7) Somente após tudo isso você deve identificar o autor do livro e falar um pouco sobre quem ele é, quais livros escreveu entre outras informações;
8) Assine a resenha
9) Coloque as referências indicadas no corpo da resenha.

Segue abaixo um modelo de como deve ficar a estrutura de sua resenha. O modelo de resenha crítica abaixo é do livro Dom Casmurro elaborada por alunos de pedagogia da IESP.



Para Referência Bibliográfica, utilizar a NBR 6023;
No demais, o texto deverá ser apresentado com alinhamento justificado, sem negrito e sem espaçamento entre parágrafos.
No que se refere a tamanho, fonte, margem, etc, não podemos aplicar pois as regras voltam-se para textos impressos.

Temos que nos adaptar? sim, mas sem pânico, pois ninguém disse que você terá que mudar a fonte do seu blog porque não é arial ou times new roman.

Acredito que o que pesa aqui é o português corretíssimo, a clareza das ideias, e o mínimo de organização na estruturação das resenhas.

Eu farei as minhas resenhas DA NC, de acordo com o que ela pede, no limite da possibilidade, pois não me custa, eu já trabalho nesse esquema mesmo... só terei que sofrer para não dar espaço entre os parágrafos :(

Bom, espero ter ajudado vocês e qualquer dúvida, por favor, comentem abaixo que tentarei esclarecer diante de tudo que li a respeito.

Um beijo









Quero aproveitar e agradecer a Chrys pelo post #mara super esclarecedor!

Em caso de duvidas galera, comentem no post original no blog Todas as Coisas do Meu Mundo.


E como a Chrys disse... Mãos a obra!




6 comentários

  1. já fiz tanta resenha na minha vida por causa da faculdade, que nem me assustei com essa regra xD

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deus, Alá, Buda, galera, não precisa de tudo isto não! Basta você fazer uma crítica com fundamentos, bem escrita, bem formatada e que tenha a quantidade de caracteres mínimos que eles estão solicitando!


    Se você coloca, por exemplo, a sinopse do livro (a que vem na contracapa, por exemplo), não precisa de TRÊS parágrafos contando todo o livro. Se eu quisesse saber o que acontece, eu leio o livro, oras.


    No vídeo que eles tiraram as dúvidas, para mim, deixou claro que o que eles querem é que o pessoal não façam apenas um resumo do livro nem faça plágios.

    ResponderExcluir
  3. Eu venho buscando muito aprender a fazer este tipo de resenha ,agora fico feliz pois acho que aprendi a faze-lo.Obrigado por isto e fique na paz de jesus.
    fica aqui meus agradecimentos.Robert Alves acadêmico de Direito pela Faculdade Pitágoras, 1º período.(São Luis-MA.).
    robert-alves33@hotmail.com
    Por favor mande-me mais ideias agradeço,parabéns.

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei gostaria de saber mais ( daiane_cavalcante09@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. gostei me ajudou bastante, tenho dificuldade mas tenho certeza que de agora em diante vou resenhar com mais facilidade

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.