[RESENHA] Cassino Hotel - André Takeda

André Takeda escritor, blogueiro e fã inveterado de rock, inspirou-se em um álbum da banda britânica Pulp para escrever "Cassino Hotel". Mantendo a sensibilidade e as influências que marcaram seu primeiro livro e os contos que publica na Internet, Takeda conta a história de João Pedro, um cara trintão, desiludido e que não sabe muito bem que rumo dar à vida. Guitarrista de uma banda que fez muito sucesso nos anos 90, nosso (anti-) herói mergulhou fundo nas drogas, perdeu praticamente tudo o que tinha e passa a ganhar a vida fazendo parte da banda da estrela teen Mel X, a badalada e linda filha de um cantor sertanejo. João e Mel mantêm um tórrido romance em segredo, mas logo a notícia acaba vazando para a imprensa e os pais da moça, que não querem ver sua filhinha envolvida com um ex-junkie, o demitem. Desesperado, ele volta para o Sul do país, onde nasceu, indo parar na Praia do Cassino, onde encontra-se com o pai, seu melhor amigo Mateus e Letícia, sua primeira namorada e a única mulher a quem amou de verdade.

Sabe aqueles livros que você tem a impressão de que só você leu? Eu me sinto assim toda vez que olho Cassino Hotel na minha estante. Esse livro ficava na estante da casa da minha mãe e ela tinha ganhado de presente até que um dia resolvi lê-lo e me apaixonei pela narrativa devorando o livro em apenas um dia. 

Cassino Hotel é um livro nacional com ambientação no Rio Grande do Sul e tem esse nome por causa da Praia do Cassino que fica nesse estado. A história é sobre o João Pedro, um guitarrista gaúcho que trabalha com a jovem estrela da música por, a Mel X. Os dois vivem uma intensa relação amorosa, mas João tem um passado conturbado e no seu aniversário de 30 anos ele decide que precisa resolver o que deixou para trás.

Ele abandona São Paulo rumo ao sul do país para reencontrar um passado que ele tentava esquecer. Ele tem problemas de relacionamento com seu pai, nunca mais falou com seu melhor amigo Mateus e com sua ex-namorada Letícia, que acabou se casando com Mateus. Os dois namoraram desde a adolescência, mas quando a banda dele começou a fazer sucesso ele mudou-se para São Paulo e ela decidiu ficar. 

Ao chegar em Porto Alegre, ele tem que lidar com muita raiva, rancores e um passado cheio de mágoas. É um livro que te faz pensar em diversas questões e o autor tem uma escrita que aproxima o leitor da história.

"Você não está vendo? O homem que escreve essas linhas daqui a pouco já não estará mais aqui. porque estou me movendo." (Pág. 188)

Eu não gostei das partes com o João e a Mel X porque a personagem me pareceu forçada e mimada demais. Ao contrário da interação entre João e Letícia porque os dois tinham uma história mal resolvida e um relacionamento mais real.

"Para segurar a minha mão. Segurar a minha cintura. E, principalmente, segurar o meu coração." (pág. 41)

O livro também tem algumas referências sobre a cultura gaúcha e para quem quer saber um pouquinho sobre o estado vale a pena. Tem uma abordagem com temas cotidianos e personagens bem reais. João Pedro é um cara que se perdeu no decorrer da vida e acabou encontrando o caminho de casa. 

É um livro sobre amizades e reencontros, mas faço uma ressalva porque ao final do livro o autor não se alongou muito em explicações sobre o destino dos personagens. O livro tem menos de duzentas páginas, a leitura flui muito bem e indico Cassino Hotel para todos.


Livro: Cassino Hotel
Autor (a):  André Takeda
Editora: Rocco
Páginas: 194



2 comentários

  1. Tenho uma vontade muito grande de conhecer o sul. Acho incrível as tradições, o modo de falar e a cultura em geral. Me animei quando li que a história se passa por lá.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta , e realmente não acho que muita gente tenha lido esse livro , o que é uma pena . Só de pensar em quantas histórias maravilhosas como essa estão perdidas por aí ....
    Enfim , quero muito ter esse livro .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.