[RESENHA] Memórias Fictícias - Carina Corá


"Seja bem-vindo, meu caro livro, às minhas memórias fictícias."

Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

Se eu pudesse descrever o livro em uma palavra diria que é um livro profundo.

O livro conta a história de Coralina de Lilá, que me lembrou demais o nome da autora, e ela se muda com sua mãe, Tarsila, para a casa da tia de sua mãe, uma freira Bianca Giacomino. A casa seria uma casa normal se não fosse por uma torre que chama a atenção de Coral , e através disso a estória se desenrola.
Coralina é uma personagem que apesar de tamanha petulância, curiosidade, ousadia, ambígua e tantas outras características, me conectei a ela de cara. Gosto de seus questionamentos e apesar da ausência de semelhanças entre nós, eu tenho que concordar que essa forma de agir e pensar dela.No princípio achei que ela fosse uma adolescente normal, comum, repleta de tédio e resistência em se mudar, mas no fim ela não era.

Coralina e toda sua curiosidade resolvem conhecer a torre, e ai é que a estória começou a se tornar perturbadora. Na torre, ela conhece Érus, que definitivamente não é humano e de acordo com a sua descrição deveria ser um tanto perturbador apesar de belo. E ela se encanta, se apaixona e o deseja, e parece ser retribuída.

Érus é um personagem perturbador, misterioso, que me deixa com medo e encantada, assim como a protagonista. Gostaria de conhece-lo, e penetrar em seus segredos, mas isto não é possível.Ele tem um ar malvado, talvez seja a descrição de sua risada ou não sei.A questão é que eu me apaixono por ele quanto mais o conheço.
Tudo entre os dois ocorre rapidamente, mas rápido que eu podia conceber.Creio que a autora poderia ter se alongado.Eu queria mais.

E temos os outros diários, que serve para que saibamos o princípio, o por quê. Eu estou realmente encantada por esse mundo, a união de sentimentos e a forma em que todos tem culpa pelo que ocorre.
A verdade é que o livro mexe com seu psicológico, principalmente no diário de Coralina, e isso me perturbou porque eu me sentia como a protagonista, vivendo em dois mundos.

O livro é bom, a escrita é rebuscada, repleta de detalhes, fluída, além de fazer como que você se conecte e acredite em tudo o que a autora lhe mostra, ao ponto de não entrar de verdade na mente dos personagens.
O livro possui alguns erros de revisão e furos pequenos mas que ao sair do transe me deixavam irritada.

Além de tudo isso o livro nos faz refletir sobre vícios e sobre a linha tênue que separa a razão da fantasia.Sobre hospício, sobre a loucura, sobre o quanto a ignorância é um mal.
A autora me conquistou e o livro também, espero poder ler outros da autora em breve.

"(...)Pois, naquela noite, ele me amou de verdade, se doou a mim;assim como eu o fiz, no que pensava ser pra sempre."


Título: Memórias Ficticías 
Autor (a): Carina Corá
Editora: Editora Novo Século
Páginas: 207



3 comentários

  1. Memórias Fictícias está no topo dos livros que eu necessito ler!! Adorei sua resenha *-*

    Eu amo livros que envolvem loucura, ou seja acho que não tem como não gostar desse. E a capa é linda demais também. Espero ler em breve.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem interessada viu... Confesso que, só pela sinopse, eu não acreditava que ele seria realmente surpreendente. Espero poder lê-lo também (:

    ResponderExcluir
  3. Realmente o nome lembra o da autora, haha. amo esses livros que eu me sinto a principal, aparentemente é um livro que eu n curto, porém pela resenha parece que eu to errada, parece ser fofooo.


    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.