[RESENHA] O Guardião - Nicholas Sparks

Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão.


Se você gostou da narrativa de Um Porto Seguro provavelmente vai se interessar por O Guardião do autor Nicholas Sparks. O livro conta a história de Julie Barenson, uma cabeleireira que vive na cidade de Swansboro, na Carolina do Norte. No passado ela passou por muitas dificuldades e chegou a morar na rua até conhecer Jim e ele lhe oferecer um emprego. Os dois se apaixonam e casam, mas um tumor o mata e ela fica viúva aos 25 anos.

Antes de falecer, Jim deixou um cachorro e uma carta desejando que ele ajudasse sua esposa a superar a dor da perda. Também desejou que ela  procurasse um novo amor. Quatro anos depois ela finalmente resolveu seguir o conselho e começou a sair com alguns caras até conhecer Richard Franklin, um engenheiro da cidade. Além desses pretendentes, Julie tinha outro admirador, Mike, que havia sido melhor amigo de Jim e que estava sempre disposto a ajudá-la.

Esses caras tão dedicados a uma mulher surgem principalmente nos livros do Nicholas. Mike é uma pessoa gentil e faz tudo por ela sem pedir nada em troca. Quando Julie percebe que Richard não mexe com seus sentimentos ela cogita a possibilidade de se interessar por Mike. Por mais que os relacionamentos dela sejam o princípio da narrativa, o livro foca principalmente na perseguição psicológica que ela sofre ao escolher um dos dois.

"Como se ele fosse algum tipo de monstro, o bicho-papão dos pesadelos da infância. Sentiu vontade de rir. Como uma coisa tão terrível o fazia se sentir tão bem?" (pág. 216)

Eu estou gostando mais da escrita do autor em livros como esse com personagens mais verossímeis, mas é possível perceber em diversos momentos alguns toques sparkianos (cidades pequenas, mocinhas indefesas, etc). O psicopata da vez possui uma mente tão doentia que fantasia uma relação entre ele e Julie e possui um passado obscuro que só é descoberto no fim do livro.

Ele a persegue psicologicamente, acompanhando seus passos, ligando sem falar nada e tirando fotos de tudo que ela faz. O autor tentou passar a sensação de quem sofre com esse tipo de perseguição. Pois, por mais que ele não estivesse atrás dela em alguns momentos, Julie tinha sempre uma sensação ruim e não se sentia segura nem dentro de sua casa.

Um aspecto que eu gostei na narrativa foi o cachorro Singer, aquele cão que seu ex-marido havia deixado como presente. Ele se tornou um cão enorme, carinhoso e defensor. Com ele ao lado ela tinha um pouco mais de segurança e foi sua melhor companhia durante os anos em que chorou a morte do marido. Como personagens secundários há Henry e Emma, irmão e cunhada de Mike, e Mabel, dona e amiga do salão onde Julie trabalhava.

A narrativa do livro flui rapidamente, com capítulos curtos que alternam entre os personagens. É uma boa leitura, mas no final ficou devendo um pouco da emoção prometida. O casal principal convence, é bonitinho e a história vale a leitura.

Título: O Guardião
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
 Páginas: 344


20 comentários

  1. Adorei a resenha! Nicholas é demais! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha Aline, e sou fa do Nicholas, realmente esses homens tinham que ler mais os livros dele!!!!
    bjs kk

    ResponderExcluir
  3. Né?kkkkk
    O Mike é mais humano...mas não acredito que tenha um homem tão bondoso assim.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo e odeio o Sparks! Amo o romance dos livros, e odeio que ele adora matar alguém rs Muito boa resenha flor ^^

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, não tenho mais paciência para ler os livros do autor rs É sempre a mesma coisa! Como você disse "os aspectos sparkianos" haha
    Achei a sinopse diferente de tudo que ele já escreveu, mas mesmo assim não me interessei muito :/
    Porém, adorei a resenha!


    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a resenha! Primeira vez que visito o site!

    Estou na metade desse livro e estou adorando! Tenho todos os livros dele e estou achando um melhor do que outro! Vale muito a pena passar horas e horas lendo os romances dele!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei de sua resenha, estava a ponto de fazer o pedido desse livro e resolvi vir atrás de resenhas antes.
    Leio maravilhas sobre os escritos Nicholas Sparks.
    Nunca o li, mas sempre tem uma primeira vez, creio que será de muitas.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. amei *-* vou começar a ler *-*

    ResponderExcluir
  9. Amo todos os livros dele... Esse da uma certa agonia, medo e nervosismo...a cada página fica com o ar de suspense. Parece estar vendo o filme... Bom, eu viajo lendo... Me bejo olhando a cena. Amoooo

    ResponderExcluir
  10. Estou no começo do livro e já estou apaixonada pelo Mike! Meu primeiro livro do Sparks, estou mt empolgada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo eu tbm mana comprei ontem o livro e a história ja me chamou atenção e principalmente mike e julie❤

      Excluir
  11. se eu pudesse descrever minhas emoções quando terminei de ler o livro seria como se fosse facil explicar o real significado da vida,do amor e do medo mais já que nao consigo so fico imaginando como foi para a Julie sentir essas emoções de uma so vez

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro quando tio Nick se aventura em livros assim! Ainda estou no começo do livro, mas vim ler essa resenha para eu saber o que me espera hahaha
    Depois de Um Porto Seguro e No Seu Olhar, quero ver se meu coração ainda aguenta tanta emoção. Uma outra autora que estou apaixonada é a Nora Roberts, dizem que ela é a versão feminina do Nicholas e eu acredito. Ambos possuem uma imaginação grande e uma escrita deliciosa. Muito obrigada pela resenha, me ajudou a perceber o que vem pela frente hahaha

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro, uma história muito bem contada...dá um certo medo, nervosismo ao ler, pq ficamos apreensivos com o pode acontecer no final!! Confesso que o final me surpreendeu bastante..

    ResponderExcluir
  14. Queria saber o motivo de onde ele tirou a história o guardião,se foi em fatos reais como de "um amor para recordar" e "diario de uma paixão".
    Queria saber de onde ou de que nicolas sparck se inspirou ao escrever "o guardião".
    Pesquisei varias vezes e não acho nada.💔

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.