[RESENHA] Água para elefantes - Sara Gruen



Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Este livro, assim como On the road do Jack Kerouac, foi uma das boas influências da Saga Crepúsculo em minha vida. O li, pois o Robert Pattinson, ator que interpreta Edward Cullen nos cinemas, iria fazer este filme e eu queria conhecer a história antes.
O livro conta a história de Jacob Jancowski, um homem que desiste da faculdade de veterinária e embarca em um circo ambulante, e lá ele se apaixona pela mulher do tratador, Marlena, e pela meiga elefanta, Rosie.

O livro tem umas das características mais fascinantes em um livro, o fato de o protagonista, já idoso em um asilo contar sua história. Poucos livros que eu li e conheço tem essa característica que a meu ver é fascinante.
E em meio a velhas loucas, ele sendo um homem lucido, ele vê que próximo ao seu asilo chega um circo e ele logo, em meio a lembranças e nostalgias, deseja ingressar novamente nesse mundo. E dai se inicia realmente a história.

Não costumo contar muitos das histórias, por isso eu vou aos pontos positivos direto.

Jacob é um personagem incrível, que mescla uma fusão de sentimentos que te guiam para uma melhor absorção da história. Ele é apaixonado, meigo, belo, inocente, e é um dos meus protagonistas masculinos favoritos.

Marlena não foi uma personagem encantadora, embora bela, acredito que apesar de toda a situação ela deveria ter lutado pelos seus sentimentos por Jacob. Não gostei dela, nem um pouco! Além de vermos ela como uma mulher perfeita pelos olhos apaixonados de Jacob.
E então temos Rosie, a elefante mais inteligente e perfeita que existe, tornando-se uma das personagens mais importantes do livro.

Apesar de todos os bons personagens, enredos amarrados e todos os detalhes para um bom livro, o grande protagonista dessa história é a narração. Sara Gruen te guia por um mundo de cenas, e detalhes, realidade e veracidade que te faz apaixonar. Eu odiava circos até ler este livro, a narração junto às imagens, faz com que você navegue pelo circo dos Irmãos Benzini.

Com toda certeza, um dos meus livros favoritos!                




"Embora haja ocasiões em que eu daria tudo para tê-la de volta, foi bom ela ter ido primeiro. Perdê-la foi como ter sido partido ao meio. Naquele momento tudo acabou para mim, e eu não gostaria que ela passasse por isso. Ser sobrevivente é uma droga."



Título: Água para elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 272




Um comentário

  1. oi!! comecei a ler este livro tem umas semana, mas estranhamente por mais que as resenhas q tenho lido, inclusive a sua heheeh falem bem eu não consigo desenvolver a leitura...prova disso é fazer uma semana ja q iniciei a leitura espero que isso mude nas próximas paginas, pq realmente o enredo é ótimo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.