[RESENHA] Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons

 



''A Bíblia diz que os pecados dos pais são carregados pelos filhos até a décima geração. Mas eu acredito que são as filhas que suportam o peso dos pecados da maioria das famílias. Pelo menos é assim na minha família.''



Bethany é uma garota muito boa, inocente, ingênua e que ama muito seus familiares e Deus. Sua mãe Helen, mais parece uma santa, ela é uma mulher que guarda muitos segredos, muitos sofrimentos da juventude, e que tenta criar as filhas para amarem Deus, com muitos cuidados ela tenta protege-las do mundo triste e trágico que as rodeia. Jimmy, o pai de Bethany, tem um trabalho que lhe exige algumas viagens de verão, por isso Helen vai ainda que contra a vontade, para West Virginia´s lugar que guarda tristes recordações do seu passado durante esse período. Lá elas ficam em uma casinha, parecida com um chalé, próximas a adorável Tia Belle, tia que criou pai das meninas. E também dos estranhos e exntricos parentes Bobby Lee, um Bad Boy muito bonito, maluco e que vive viajando, e de sua mulher Jolene Colvin, a que poderíamos chamar de ''piriguete'', uma mulher formosa que adora exibir o corpo, e agir de forma escandalosa. A filha deles, prima de Bethany é, Reana Mae, uma garota muito estranha, que tem uma vida de descaso e muito abandono pelos pais.

Bethany tem três irmãs, as mais velhas Nancy e Melinda são mais passiveis, de convivência fácil, mas sua irmã do meio Tracy é a maldade em pessoa, ela tem um temperamento terrível que só vai agravando no decorrer do livro, totalmente cruel ela inferniza a vida das grandes amigas Bethany e Reana Mae.

 ''Reana Mae apenas olhou fixamente para o rosto lindo e detestável de Tracy e finalmente sussurrou:
–  Acho que você é a menina mais malvada que já existiu.
Tracy parou de rir  de repente e atirou com violência o conteúdo de seu baldinho em nós duas, deixando-nos cobertas de areia molhada e lama.
Vocês duas são iguaizinhasdisse ela por entre os dentes enquanto se levantava vocês são as gêmeas da lata de lixo...
Nos ficamos ali sem falar nada por um momento, pingando lama, infelizes. Então, Reana me disse, sorrindo timidamente.
Bom, eu sempre quis ter uma irmã gêmea mesmo.''   


Nesse livro a história nos é contada pelos olhos de Bethany, a vida dessa complexa família. Todos tem muitos segredos guardados, muitas mentiras, e por conta delas coisas horríveis acontecem. Reana Mae e Bethany são as principais da história, o foco é na sua forte amizade que vai enfrentar muitas barreiras, elas precisam uma da outra para sobreviver nessa rede de mentiras e sofrimentos, Tracy também tem um papel muito importante, pois ela representa o grande mau da família de Helen, no decorrer do livro, vamos vendo sua maldade e no fim, nos é mostrado o porque dela ser assim. Em um momento você a odeia, e no outro se vê chorando muito pelo seu destino e sua história. 

Reana Mae é uma garota que sofre muito durante toda a história, e acaba por fazer algo terrível influenciada por uma pessoa muito próxima a ela. Sua vida muda drasticamente, e somente a amizade de Bethany e sua Mãe, poderão tentar salvá-la.

''Minha vida inteira, tive três irmãs três estranhas com as quais convivi, mas que nunca realmente conheci. Sentada na lama, naquele dia quente e úmido, encontrei minha irmã verdadeira. Eu tinha 7 anos, e Reana Mae 6, e eu jamais poderia saber como nossas vidas ficariam entrelaçadas no futuro. Mas daquele dia em diante, Reana e eu ficamos ligadas de uma maneira única.''

A história toda é muito forte, não se engane pelo fato de ser contada inicialmente por uma Bethany de 7 anos de idade, pois em momento algum ela se é infantil ou enfadonha. No começo enquanto somos apresentados aos personagens, algumas pessoas podem achar um pouco tediosa, mas é apenas o primeiro capitulo, logo você se vê preso nessa família, rezando com eles para que tudo de certo.

As ''Preces'' estão a todo momento no enredo, pois exatamente como fazemos, Bethany e sua Mãe Helen, se apegam a oração, quando nada mais podem fazer para salvar as pessoas que amam.

''Reana Mae estava rezando. Eu não a tinha visto rezar em anos, não desde que ela tinha vindo morar conosco....
Então, eu me virei de costas para ela e chorei. Chorei com mais força e por mais tempo que qualquer outra vez na vida. Chorei até ter que sair da cama e ir até o banheiro vomitar.''


Eu li o livro todo muito tensa, pois você fica na expectativa de descobrir os segredos, que pouco a pouco vamos descobrindo junto de Bethany, eu chorei em alguns momentos, pois temos passagens bem tristes. Mas o final em nada decepciona, tudo é revelado, e você acaba por perdoar alguns personagens e rezar pela felicidade de outros. É muito fácil se apegar a toda essa família.


''As vezes eu sentia como se estivesse assistindo tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo minha vida. Às vezes eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo eu a amava.''

No final do livro temos ainda surpresas maravilhosas, como uma entrevista com a autora, e um guia para grupos de leituras, com os principais temas da história para serem debatidos. Eu adorei isso, o  único problema vai ser eu achar alguém para debater o livro :(

 Candidatos ao debate? *__*
 

Título: Preces e Mentiras
Autor: Sherri Wood Emmons
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368


                                Beijos
                                         Nita

3 comentários

  1. Uau, é a primeira resenha que leio desse livro e estou louca para ler.

    Bj.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. Oi Nita, tudo bem?
    É a primeira resenha que leio deste livro, e fiquei curiosíssima.
    Apesar de parecer um livro dramático, que toca bastante o leitor, achei o enredo bem interessante.
    Estou querendo saber já os segredos desta família complexa.. :)
    O que achei mais legal, é que como você falou, a história é contada por uma menina de 7 anos, e mesmo assim, ela não é infantil. Achei isso muito bom!
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa agora fiquei super hiper curiosa pela leitura desse livro. Espero que logo eu possa conhece_lo. Bela resenha.

    Beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com.vr/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...