[RESENHA] A vida sabe o que faz - Zibia Gasparetto




Sinopse: Isabel já pretendia se casar com Gilberto quando foi surpreendida: Carlos, seu ex-noivo, que foi lutar na Itália e dado como morto, voltou depois de cinco anos, cheio de amor, cobrando o compromisso. Mas Isabel não quis. Carlos sofreu e se revoltou, mas não desistiu. No decorer desta história, você vai descobrir que, dependendo das atitudes de cada um, tudo pode mudar, mas sempre, em todos os casos, a vida sabe o que faz.

Quando você escreve uma carta para Deus pedindo ajuda para seus problemas, formaliza uma atitude, reconhecendo que Deus é a fonte de todo os suprimento. Ao entregar a Ele coisas que você não sabe como resolver, está dando uma demonstração de confiança e fé. Depois, evite voltar a preocupar-se com o assunto, porque, se o fizer, tirará a força do seu pedido. Confie. Se ficar firme, mudanças significativas podem começar a acontecer logo trazendo respostas as suas indagações.


Que eu amo os livros da Zibia todos sabem, com esse já li 18 livros dela. Mas não é por isso que vivo elogiando seu trabalho. Seus livros são verdadeiras lições de vida, independente de sua crença ou religião. 
Para quem não sabe ou não conhece, os livros espíritas, não são livros religiosos, são livros de relatos, todas as histórias neles são fatos reais, que aconteceram a muito tempo e em outros casos recentemente. Tem um texto do espírito Lúcios onde ele comenta que os nomes dos personagens e os lugares onde a história se passa são trocados porque muitos dos personagens ainda estão encarnados (vivos). Mas porquê eles nos contam essas histórias por meio de médios? Porquê eles inspiram, ensinam e nos permite evoluir espiritualmente se colocarmos em prática as lições ali contidas. Como eu vivo dizendo: Não precisa cair no buraco para saber que ele machuca, de ver o outro cair da para se evitar a queda...
Nos livros da Zibia como em tantos outros, são nos passadas histórias simples do cotidiano, casos de pessoas ciumentas, vingativas, malvadas, muito sofridas e boas,  que apesar disso tudo da errado e no caso desse livro pessoas com grandes problemas com relacionamentos, familiares e que tem que aprender a confiar na perfeição da vida.
Nesse livro nos deparamos com a história de Isabel e Carlos, dois jovens apaixonados separados pela guerra. Carlos volta para casa depois de 5 anos, sua antiga noiva agora diz não ama-lo mais e esta noiva de outro, sua família acha que ele não é capaz, e por estar tanto tempo ausente tem de começar do zero e provavelmente nunca será ninguém. Mas ele revoltado, desiludido e disposto a recuperar Isabel quem ele considera sua propriedade, ele viaja e tenta com os conhecimentos adquiridos na guerra formar fortuna e reconquistar Isabel. Mas a vida é perfeita e mesmo quando pensamos que tudo esta dando errado e que Deus se esqueceu de nós, é porque ainda não era para ser, e que deste modo coisas melhores e mais adequadas a cada um vão acontecer. Ele nem poderia imaginar que esta viagem mudaria sua vida e que Isabel se tornaria apenas um boa lembrança da juventude, e que o amor da sua vida, um amor do passado estava a sua espera.

Temos também várias histórias secundarias no livro, uma que gostei muito foi a de Dona Glória, mãe de Gilberto noivo de Isabel. Ela esta separada do marido mas só no que diz respeito a quarto, mesmo depois de descobrir a traição, ela continua com ele por medo do que as pessoas vão pensar de uma desquitada, mas ao fazer isso, ela esta se infelicitando, tornando a vida dela, do marido, e de todos ao redor triste, pois ao assumir o papel de vitima ela só reclama, pousa de coitada e não faz nada para mudar a vida bela que Deus lhe deu.

As atitudes das pessoas revelam como elas vêem a vida. Aos interessarmos por alguém, é bom prestar atenção á forma como essa pessoa pensa e avaliar se nos convém manter um relacionamento. É ilusão pensar que mais tarde ela possa mudar. Essa forma de pensar custa muito caro. As pessoas só mudam quando querem.

De uma forma leve e envolvente as lições desse maravilhoso livro nos envolve tanto na história, como nos fundamentos do espiritismo. Neste trecho que vou escrever aqui, é dado uma linda lição a dona Glória.

Acorde Glória! É hora de largar as ilusões e aceitar a realidade. Você é um espírito eterno criado a semelhança de Deus, poderoso e lindo, e precisa enxergar a beleza da vida e a grandeza da oportunidade que esta tendo de viver neste mundo. Você tem um projeto divino para sua vida e precisa executá-lo. A natureza trabalha em favor da sua evolução, mas respeita suas escolhas. Quero que pense nisso: você pode escolher continuar nessa postura infeliz, mas se reagir e colocar sua força interior na conquista de uma vida melhor, receberá todo o apoio do universo.

Esse livro não é apenas ensinamentos e belas frases, ele é um lindo romance como qualquer outro, cheio de tramas, reviravoltas, dramas. A diferença é que ele se aprofunda, vemos o que nos é ocultado, o porque de tal pessoa ser malvada, porque aquele casal que tanto se ama não fica junto...

Sem falar que a Editora Vida e Consciência se superou! A capa é linda, ele todo é trabalhado no tom rosa (ou violeta? rs) cheio de lindas fotos e com um texto sobre o espírito Lucios (quem dita a história) ele é um livro muito completo, até tem no final uma lista dos livros da Zibia. Com letras grandes, apesar de as páginas serem brancas, é muito fácil de se ler. E juro que é o livro de material mais lindo da Zibia (e de muitos outros) que eu vi! :D

O espiritismo não é mais nenhuma novidade, nenhum dogma oculto. Os ensinamentos de Allan Kardec hoje são vistos e conhecidos em todo o mundo, e vemos cada dia mais e mais pessoas aderindo a suas lições. Para aqueles que não conhecem o espiritismo não é uma religião, uma vez que você pode frequentar a igreja que quiser independente de crer nele. Ser espirita é ser um eterno estudioso da vida, um apreciador da beleza pura das  coisas do mundo, um crente em Deus e no amor divino, e que não aceita sem questionar os dogmas das igrejas, um crente na vida eterna, na reencarnação e no fato de que todos temos um propósito nessa vida, e que um Deus tão bom ,puro, santo, justo e bondoso como todos os descrevem, nunca condenaria um filho seu as trevas, e que tudo de ruim que nos acomete tem uma causa justa e não vem sem uma lição para nosso bem. Isso meus amigos é ser espírita, isso é ter o alivio e a paz que só sabendo que a vida não acaba com a morte, e que todos um dia vão se reencontrar pois a morte é só o principio e a vida sabe o que faz.




                                               Editora: Vida e Consciência
                                                Gênero: Romance Espírita
                                                          Páginas: 320



      



                                                                                                                             Beijos
                                                                                                                                      Nita...
                                                  

6 comentários

  1. Adorei a resenha!! Muito boa!

    Fico triste em saber que nas resenhas de livros espíritas não há muitos comentários, nas que fiz para o blog no qual sou postadora, os números também são reduzidos... E poxa, esses livros são tão bons. Melhores que muitos best-sellers americanos que vemos por aí.

    Sucesso e luz!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu terminei ontem de ler esse livro, adorei, até pq algumas pra não dizer que a maioria dos recados lá deixado estão batendo com o que estou passando nesses últimos dias .

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Vivian Pitanga!!São livros maravilhosos!e melhores que muitos por ai,tenho uma coleção de Zibia,amo esses romances dela!

    ResponderExcluir
  4. Oi. Meu nome é José Silva e estou querendo descobrir se a Zíbia escreveu um livro que fala

    sobre uma empregada que foi demitida por suspeita de roubo de jóias de sua patroa, mas, na verdade quem roubou foi seu filho para compra de drogas. Mais tarde esse filho vai para as ruas e é acolhido pela família dessa empregada que foi demitida anteriormente.
    Se alguém souber alguma informação sobre o nome desse livro, me passe por favor.

    meu e-mail é

    josesilva8@gmail.com

    Grato!

    ResponderExcluir
  5. Nossa,aqui está eu dando uma fuçadinha no bendito GOOGLE:)e me deparei com esse blog maravilhoso<3 Amei! Realmente nada é por acaso...encontrei aqui palavras que me tocaram profundamente.Obrigada<3


    Super beijo!
    Att:shirley lemes


    Obs:Amo a doutrina ESPIRITA<3


    Amor e caridade,esse é o caminho para a nossa tão sonhada PAZ<3

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...