Eu Vi, Li, e Detestei! Livro: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte




Olá galera! Olha eu aqui de novo :D em mais um dia do quadro novo. Hoje eu que vou falar sobre meu Detestável! hehe
Mas calma galera, que semana que vem coloco o de vocês :D E como recordar também é viver...
Todos podem continuar mandando suas resenhas sobre seus livros/filmes detestáveis para ser publicada. Quem quiser participar do quadro, e enviar seu texto para ser publicado, basta preencher este Formulário, e para se informar direitinho de como tudo funciona veja o post  explicativo AQUI
E sem mais delongas vamos ao Detestável do dia!


Eu Vi, Li, e Detestei! Livro: O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte



Que livro doido! Juro que não entendi metade dele rs. Confesso que minha curiosidade em ler este livro foi graças as menções que Bela e Edward dos livros da Saga Crepúsculo fizeram a ele. Heathcliff  é um cara muito estranho! Ama Cathy desde a infância, mas ta mais para um amor doentio, morreria por ela tanto quanto é capaz de matar aqueles que ela ama. Por não te-la e para se vingar, decide fazer um inferno da vida da filha dela. Que amor é esse? Cathy por sua vez, diz ser totalmente apaixonada por ele, mas o acha indigno de sua atenção, uma vez que ele não é instruído e não tem o mesmo berço que ela. Nesse livro estranho, com demasiadas descrições do ambiente e das pessoas, vemos uma família totalmente desequilibrada. O senhor Earnshaw em uma de suas viagens adota Heathcliff , um jovem estranho e selvagem que seu filho detesta. Hindley irmão de Cathy, que como homem, acaba por herdar as terras do pai é um desmiolado bêbado, que detesta tudo e todos. Cathy é mimada e desequilibrada, chegando a se tornar uma louca cheia de crises fúteis. O livro todo gira em torno desse amor insano que Heathcliff  e Cathy nutrem um por outro. Vemos muita violência, futilidades, ignorância mas amor, declarações,  demonstrações de carinho, esperadas de  romances clássicos, eu mesma vi poucas. Não tem romantismo, não sei por que chamam de grande clássico romântico, eu detestei, cada página foi um tormento, acho que levei duas semanas lendo. Não recomendo a ninguém. Ainda quero voltar a ler ele, pois não me conformo em como tem gente que ama esse livro.  Preciso descobrir, afinal o que ele tem que possa agradar? :/


Quem quiser ver a resenha que fiz do livro, veja AQUI

E ai galera o que acharam desse livro? Concordam ou não comigo?


                                                   Esta aberto o debate! Comentem :D 



                                                                                                                   Beijos
                                                                                                                              Nita...

14 comentários

  1. Eu não tenho a minima curiosidade de ler esse livro, parece mesmo ser bem chato! Sua resenha só reforçou a minha suspeita contra ele!

    ResponderExcluir
  2. hahaha eu ri, eu nunca tive a oportunidade de ler ele, mas tenho muita vontade graças ás menções, mas não dos vampiros, eu nunca terminei nada no que se refere à saga (simplesmente porque, sei lá rs).
    Enfim, ainda quero ler, pra saber mesmo o motivo de tanta fama do livro e do filme, até ^^

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh eu não posso falar... nunca li... então sou imparcial.. hehehe

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Male male vi o filme. kkkk. Mas, sempre ouvi bons comentários sobre o livro.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou chocada por você não ter gostado.
    Eu li esse livro há anos, antes mesmo de ter um blog (pretendo lê-lo novamente só para resenhar), mas juro que ameih.
    É intenso, é dramático, é a prova de que amor e ódio têm uma linha bem tênue que pode a qualquer e a todo instante ser ultrapassada.
    A história ainda retrata bem os interesses e a predisposição das pessoa trocarem o amor por riquezas, mas nada-ninguém pode substituir o verdadeiro amor. Que, por sinal, é incapaz de morrer, e quando o amor permanece vivo e não é realizado ele só traz sofrimento.
    Não estar com quem se ama é uma maldição. E maldições geralmente afetam outras pessoas, outras gerações.
    Sério, preciso Reler o quanto antes O Morro dos Ventos Uivantes.

    Agora, tenho apenas uma observação a respeito da leitura, acredito que esse livro deva ser uma leitura exclusiva (nada de ficar lendo outro livro e este) e deve ocorrer em um curto periodo de tempo, porque se demorar semanas para ler pode ficar complicado lembrar de todos os detalhes.

    Mas Nita, flor, respeito sua opinião: nem todos as pessoas podem gostar dos mesmos livros e isso é normal! É até bom...mas isso é uma outra história.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li o livro, mas acabei assistindo ao filme (por curiosidade tb, por causa das menções feitas em Crepúsculo), mas ñ gostei nadinha, entretanto achava q tinha sido uma adaptação ruim para as telinhas... tô vendo q ñ era isso rsrs (vontade nenhuma de lê-lo!)

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não consegui passar da metade, de tão chato. Já vi o filme, e também achei bem monótono. E o final do filme é muito sem sentido.

    ResponderExcluir
  8. amei o livro, e essa foi a primeira crítica ruim que já ouvi dele. No começo foi meio chato, mas depois com a história de Cathy fica mais legal

    ResponderExcluir
  9. É que quem o lê em busca daquele romance se decepciona mesmo. Ele é perfeito pela morbidez dele, mas cada um com seu gosto. Muito legal ouvir um ponto de vista diferente!

    ResponderExcluir
  10. Eu também odiei esse livro, esperava muito dele, criei muita expectativa e ... nada. Achei muito sem noção, sem uma história que cativa a gente, porque os personagens são muito maus e egoístas, e o que romance esse livro tem? Eu também esperava muito dele pelo fato de ser o preferido da Bella e o do Edward, que eu achei que tivessem um gosto melhor pra literatura, na minha opinião. Quando terminei de ler fiquei indignada olhando pro nada e falando: não acredito que acabou assim, que ridiculo! EU só li até o final porque tive esperanças de que melhorasse mesmo que na ultima folha, mas isso não aconteceu :(

    ResponderExcluir
  11. Eu costumo gostar dos livros clássicos, tanto os brasileiros quanto os de outros países. Já li muitos e sou fã incondicional de vários. Também gosto de vários tipos de livros, não preciso que tenha romance pro livro ser bom. Mas, realmente, "O Morro dos Ventos Uivantes" não me conquistou. Adorei tua crítica, pois sempre vejo críticas positivas e fico me perguntando o que esse livro tem que só eu não enxergo, rsrsrsrs.
    Bom, gosto é gosto, respeito quem é fã, mas pra mim também não rolou.

    ResponderExcluir
  12. Concordo totalmente com seu comentário, está muito longe de todos os elogios que ouvi a respeito. Não vi todo esse amor entre Cathy e Heathcliff, vi algo bem doentio, quando teve oportunidade de escolher, ela optou pelo que tinha melhores condições materiais, e depois o psicopata vai se "vingar" do marido??? Ele não a obrigou a se casar com ele, a escolha foi DELA, o cara exala ódio o livro todo, e ela é mimada e depois também horroriza, como se a responsabilidade pela escolha não fosse dela. Sinceramente, acho que li outro livro, DETESTEI, pior livro que já li, superestimado com certeza. É minha opinião.

    ResponderExcluir
  13. Concordo totalmente com seu comentário, está muito longe de todos os elogios que ouvi a respeito. Não vi todo esse amor entre Cathy e Heathcliff, vi algo bem doentio, quando teve oportunidade de escolher, ela optou pelo que tinha melhores condições materiais, e depois o psicopata vai se "vingar" do marido??? Ele não a obrigou a se casar com ele, a escolha foi DELA, o cara exala ódio o livro todo, e ela é mimada e depois também horroriza, como se a responsabilidade pela escolha não fosse dela. Sinceramente, acho que li outro livro, DETESTEI, pior livro que já li, superestimado com certeza. É minha opinião.

    ResponderExcluir
  14. Bom, vamos lá: respeito a opinião de todos aqui, mas não vamos esquecer que são apenas opiniões e a leitura é uma experiência individual e íntima. Porém, certas críticas e afirmações aqui carecem de certo conhecimento em literatura e isso é compreensível, mas deve ser levado em consideração quando as interpretamos. A maioria aqui não gostou porque talvez esperasse uma história típica do romantismo de folhetim, que no meu ver é piegas e tinha o intuito de entreter as famílias como as novelas e sempre tinham o final feliz. É aí que mora o mérito da autora e da obra que são consideradas uma das melhores em toda a literatura inglesa. Emily, uma das irmãs Bronte, todas escritoras, consegue fugir do final feliz clichê e criar uma obra densa e sombria, com personagens marcantes e um final tenebroso. Apesar do descrito acima, também não gostei da obra, justamente pelo motivo contrário ao que li aqui: ainda observei no livro muita pieguice em relação aos amores fáceis e a maneira como vários personagens morrem de amor e paixão. Também destacaria como piegas o final feliz entre Hareton e Catho (filha), mas achei legal a lenda de que os fantasmas de Heathcliff e Cathy assombrarem o local.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.