[RESENHA] A Última Música - Nicholas Sparks


                                   

"O amor é frágil, Ronnie. E nem sempre cuidamos dele muito bem. A gente se vira e faz o melhor que pode, e torcemos para que esta coisa frágil, sobreviva apesar de tudo"
Sinopse:
Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo- se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão - o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.
*Galera essa resenha contem alguns Spoliers 

Nicholas  Sparks é o mestre! Não duvidem disso jamais. Contar um lindo romance, que ao mesmo tempo é um conto de fadas e a mais pura realidade, não é para qualquer um, pois suas histórias poderiam existir sim! E quem sabe não exista, não é mesmo? Ele te envolve de uma maneira que te deixa atordoado, num momento estou rindo, no outro me acabando de chorar (lembre: Livros de Sparks + um leitor sensível = Lenços urgente!).




"Às vezes é preciso se afastar das pessoas que você ama, mas isso não quer dizer que você os ama menos, às vezes, você os ama ainda mais..."

Nesta história conhecemos Ronnie, uma jovem garota muito perturbada com a separação dos pais, cheia de rancor e raiva, que é obrigada pela mãe a passar o verão com irmão mais novo na casa do pai, que a três anos ela não conversa.
Para ela esse é um momento de provocar e perturbar seu pai para mostrar toda sua raiva, nem tocar piano (que é um dom herdado por seu pai) ela toca mais, e se recusa a ir para ''Juilliard'' a mais famosa escola de música, onde ela ganhou uma bolsa.
Seu pai é uma figura, um homem muito inteligente, que faz muitas piadas, cheio de sensor de humor e com uma paciência que eu nunca vi na vida! Ele tenta de todas as formas se aproximar dos filhos. Mas seu pai guarda um grande segredo que vai fazer esse livro dar uma reviravolta.

 Mas com toda a rebeldia adolescente feminina termina quando tem um ''garoto'' envolvido, Ronnie ao tentar salvar um ninho de tartarugas (sim, porque mesmo num estilo gótico e rebelde, ela ainda se preocupa com tartaruguinhas marinhas) conhece o Will o mecânico/funcionário do aquário/jogador de vólei muito lindo  é praticamente amor a primeira vista, e com um  jeitinho todo sedutor ele vai derretendo o coração durão de Ronnie. 
Com problemas envolvendo outros personagens como o valentão do Marcos, que quer Ronnie de qualquer modo e com a família complicada e muito rica de Will, ela vai tendo de superar  os problemas e encarar de frente antigos fantasmas do passado.

O Verão que tinha tudo para ser terrível vai se tornando muito agradável, ela finalmente começa a se dar bem e perdoar o pai, conhece um amor verdadeiro e começa a sorrir a toa, mas quando você começa a esquecer que é um livro de Sparks e finais lindos e felizes não existem... Sparks faz de novo! O pai de Ronnie, Steve tem uma grave doença terminal, e é acusado pela cidade de ser o autor da queima da Igreja da cidade,  que Will esta envolvido também.
E de uma forma linda e comovente presenciamos o amadurecimento de uma jovem rebelde para uma mulher, uma filha que cuida do pai com todo amor e carinho e faz por ele tudo aquilo que uma filha amorosa faria por seu pai.
''A última música'' nome do livro, se refere a última música feita pela pelo pai de Ronnie, música que ela terminou quando ele já não conseguia mais tocar piano, ela chaga a tocar essa música na missa em memória dele, mas mais que uma canção, essa música representa uma jornada de amadurecimento e aprendizado, onde personagens adquiriram respeito, amor e acima de tudo aprenderam a perdoar em nome desse amor.

O Livro é em terceira pessoa, com capítulos tendo narrativas alternadas entre os personagens, temos a chance de ter uma visão de toda a história por vários ângulos, os capítulos que mais me comoveram foram os narrados pelo pai dela. Depois de ler alguns livros de Sparks começo a perceber como ele usa seus personagens, muitos deles são as vozes da razão, são usados para dizer tudo aquilo que (na minha opinião) o autor gostaria de dizer para as pessoas sobre a vida, o amor, a morte, amizade...etc. O pai de Ronnie, Steve em muitos momentos nos da grandes lições, tem momentos em que parece que ele fala, mas não é ele, é algo muito maior, e ai percebo a voz de Sparks envolto no livro, não sei se estou conseguindo me expressar bem, isso tudo pode ser muito confuso, mas é assim que o sinto, seus livros são grandes lições sobre a vida, que através das lindas histórias de amor, que envolvem os leitores, temos acesso as suas lições.

O filme baseado no livro, ''The Last Song'' é simplesmente muito lindo! Claro que como adaptação literária, muitos cortes foram feitos, cenas mudadas ...e blá blá blá. Mas num geral eu achei muito fiel e assim como o livro, me emocionou muito. Chorei de mais, e achei o ''Steve'' do filme muito idêntico ao do livro, tão fiel que vi nele o mesmo jeitão tranquilo e profundo, cheio de piadas de duplo sentido, e muito amoroso que tanto me encantou no livro

E aqui vai o trailer e o clip da música do filme que entra na sua cabeça e nunca mais sai!

                         


                        

Para quem nunca leu um livro do Sparks, não critique, essa é a lição número um do universo dos livros, a segunda é nunca julgue pela capa :D


Para definir em uma palavra eu uso: TOCANTE




                                                  Título: A Última Música/The Last Song                                                                                                          
                                                          Autor: Nicholas Sparks

                                                             Editora: Novo Conceito

                                                           Número de Páginas: 400

                                                             



                                                                                                                                     Beijos
                                                                                                                                                 Nita...



18 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nita! Já li A Última Música e amei! Chorei litros com esse livro! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou apaixonada pelos livros do Nicholas, mas ainda não li esse, gostei muito da resenha e espero poder comprar e ler em breve, se for ter promo dele aqui no blog me avisa *-*
    Parabéns pela resenha, fiquei mais curiosa.

    Bru
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei da minha mãe esse livro no meu aniversário em dezembro, na verdade ganhei (A Última Música, Querido John, Diários de uma Paixão e O Milagre) mais ainda não consegui um tempinho para lê-los, mas confesso que a cada resenha fico com mais e mais vontade!!!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    http://delivroemlivro.blogspot.com/
    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O Blog da Encalhada está comemorando 3 anos! Mas como o seu Blog também é MARA, quem ganha o presente é você! Tem um selo especial para o seu Blog te esperando: http://blogdaencalhada.blogspot.com.br/2012/05/blogdaencalhada3anos-3-anos-de-blog-da.html

    ResponderExcluir
  5. Realmente esta livro é o máximo, assim como todos os livro do Nicholas Sparks, sempre me emociono muito.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas obrigada pelos comentários! Adoro ver a galera lendo e comentando no blog *___ *
    Camila meu anjo, como conseguiu ganhar esses livros maravilhosos e ainda não leu??
    As garotas vão concordar comigo que ver um livro dele e conseguir não ler é um teste de força muito difícil rs
    E jefferson, eu acho incrível quando um garoto fala sobre os livros do Spark, fico curiosa para ver oq acham, pq esses livroS são mais lidos pelas mulheres, por ser bem romântico e dramático. Acredito que para um homem aprecia-los ele deve ser uma pessoa que saiba apreciar as belezas da vida, uma pessoa sensível e culta tb
    Bjokas galera e mais uma vez OBRIGADA :D

    ResponderExcluir
  7. nossa eu adorei
    sabe eu adoro os livros do nicholas
    e eu choro toda vez q eu leio eles
    tenho 2 livros e qro ter todos dele
    nao pelo fato q ele escreve bem ou porq msm pra ter
    qro todos oq eu adoro ler e entro na historia digamos
    q eu sou a personagen principal da histori
    o NICHOLAS é um escritor muito talentoso
    ele nao escreve historias pra der lucro mais sim
    pra q as pessoas possam imaginar como o AMOR pode ser
    escrito de varias formas,de cada movimento
    PS:nao tenho o livo a ultima musica aindo depois q eu vi essa
    resenha eu nao so qro ler,qro viver a historia
    obrigada bjos

    ResponderExcluir
  8. Nicholas Sparks é demais...seus romances me fazem suspirar, chorar, rir e devorar os livros como uma louca. Gostei muito de ''A última música'', apesar de ser um livro grandinho, eu o li bem rápido, pelo fato de não conseguir parar! Muito boa resenha!

    http://garotasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu adorei o livro pois er uma hisstoria perfeita i tambem tenho varios livros de nicholas sparks:a escolha,uma carta de amor,querido jhon,o melhor de mim,o diario de nossa paixao i claro a ultima musica i eu quero mais

    ResponderExcluir
  10. Parabéns resenha maravilhosa.. sou suspeita de falar qualquer coisa pois sou fã dos livros que o sparks escreve. li querido jhon, diario de uma paixão ... e estou terminando de ler e ultima música. nossa que livro mais perfeito foi esse? não terminei ainda mais consigo saber quando uma história é realmente boa pelo começo , estou pra terminar e já derramei muitas lágrimas e sei que no final irei me desmanchar em lágrimas esse livro me deixei simplismente sem palavras perfeito perfeito perfeito perfeito... mais uma vez o sparks está de parabéns vale super apena ler !!♥

    ResponderExcluir
  11. Este livro e incrível, me emocionei varias vezes enquanto o lia, já li varias obras do Nicholas Sparks, e em todas elas chorei, pois as historias dos livros dele são muito reais, nos fazem refletir sobre a vida, para mim, Sparks e um dos melhores autores que existe.

    ResponderExcluir
  12. O meu chegou ontem! Quero muito ler.. Sinto que é Lindíssimo! Já li 'Um Homem de Sorte' (perfeito!), 'A Escolha' (mais perfeito ainda!) e agora 'A Ultima Musica'.. #ansiosa!

    ResponderExcluir
  13. parabéns pois suas palavras simplesmente me comoverão já vi o filme e ainda estou juntando dinheiro para poder comprar o livro pois que simplesmente todas as histórias de nicholas sparks pois para mim ele e o melhor escrutor que já vi bom trabalho

    ResponderExcluir
  14. parabéns amei esse livro i acho ki vo amar o filme tambem :)

    ResponderExcluir
  15. Perfeito o filme e o livro deve ser tbm :)

    ResponderExcluir
  16. Eu não li o livro ainda, mas adorei o filme... e pretendo em breve ler o livro.

    ResponderExcluir
  17. o livro é um milhão de vezes melhor que o livro é bem mais emocionante e marca bastante chorei com o livro...
    amo todos os livros do Nicholas Sparks.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e se houver necessidade responderemos pelo seu e-mail ou aqui mesmo. Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...